Internet

17/09/2012 12h04 - Atualizado em 15/07/2013 11h11

Brasil é o quinto país que mais baixa música pirata, revela estudo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O site Musicmetric desenvolveu um estudo chamado "The Digital Music Index", no qual aponta os dados sobre downloads de canções na Internet em diversos países. E, segundo o relatório, o Brasil é o quinto país com mais usuários baixando arquivos de música de maneira ilegal na rede. São mais de 19 milhões de downloads de arquivos em formato BitTorrent.

MusicMetric revelou números de downloads ilegais no mundo (Foto: Reprodução)Mapa com os números de downloads ilegais no mundo (Foto: Reprodução)

A pesquisa, que analisou os dados dos seis primeiros meses deste ano, identificou 405 milhões de downloads de músicas de um total de 750 mil artistas. Entre eles, muitos foram legais por meio de serviços como Spotify, iTunes e Deezer, porém a grande maioria é ilegal. Estima-se que cerca de 97 milhões de faixas foram baixadas em torrent nos Estados Unidos, país líder do ranking.

Em segundo lugar, vem o Reino Unido, com 43 milhões, seguido da Itália, com 33 milhões, Canadá, com 24 milhões, e o Brasil, com quase 20 milhões. De acordo com este relatório do Musicmetric, o rapper Drake é o mais “popular” nas buscas por arquivos ilegais de músicas nos Estados Unidos, enquanto Ed Sheeran é o mais procurado no Reino Unido, Laura Pausini fica no topo na Itália, Kanye West lidera no Canadá e Billy Van ocupa a primeira colocação no Brasil.

Vale lembrar que no Brasil não há tantas alternativas legais para se realizar streaming ou download de música pela web. Serviços como o Spotify, por exemplo, muito popular nos Estados Unidos, ainda não funcionam em terras brasileiras.

Via TorrentFreak

Quer saber se o seu software tem o codec certo para assistir filmes e séries em seu PC? Instale K-Lite Codec Pack e descubra!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Carvalho
    2012-09-17T19:56:10

    VENDER UMA MÚSICA É QUE É UM ABSURDO!

  • Orang Ut
    2012-09-17T12:39:23

    Fico feliz que os grandes acusadores americanos sejam justamente aqueles que mais tem de olhar para o próprio rabo. Fico feliz também que países com população bem menor, como Reino Unido e Itália também estejam na frente, inclusive em termos de relação pirataria x habitantes. Alguém já comentou em algum lugar que para preencher um iPod com músicas, teria de gastar cerca de R$ 15 mil. Quem é que faz isso de verdade????

  • Yuzo Tashiro
    2012-09-17T12:16:17

    Brasil Rumo ao Primeiro Lugar lol