Impressora 3D

19/09/2012 06h00 - Atualizado em 26/06/2014 14h37

Cientistas usam impressora 3D para recriar bico de águia

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Técnicos da Kinectic Engineering Group foram capazes de, através de moldes e impressoras 3D, fabricar um bico biônico para uma águia ferida. Batizado de Beauty, o pássaro tinha levado um tiro em 2005 e perdera quase a totalidade do bico. Para especialistas, alimentar-se com a lesão era para Beauty o mesmo que você tentar comer yakissoba com apenas um pauzinho.

À esquerda, o antes. À direita o depois de Beauty (Foto: Reprodução)À esquerda, o antes. À direita, o depois de Beauty (Foto: Reprodução)

Interessados em resolver o problema, os engenheiros chefiados por Nate Calvin procuraram a mulher que resgatara a ave para entender melhor a situação e buscar uma solução tecnológica, que evitasse a eutanásia de Beauty.

Daí nasceu a ideia de modelagem tridimensional de um bico que pudesse ser produzido em impressoras 3D. Para chegar à prótese, feita de polímeros baseados em nylon, os técnicos tiraram um molde do bico lesionado e aplicaram softwares específicos para projetos 3D.

Com o auxílio de biólogos, pesquisadores, engenheiros e especialistas médicos, o bico protético foi implantado junto a uma base de titânio na águia. Graças à ajuda de vários voluntários, o animal pôde voltar a beber água, por exemplo, por seus próprios meios depois de anos.

A grande limitação da prótese é que ela não é firme o suficiente para permitir que a ave seja devolvida à vida selvagem. Entretanto, ela é sólida o bastante para que o bichinho possa se alimentar por seus próprios esforços em cativeiro, além de poder limpar suas penas sozinho.

Via The Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares