23/09/2012 10h21 - Atualizado em 23/09/2012 10h21

Como funcionam as urnas eletrônicas?

Mauro Amaral
por
Da Contém Conteúdo

Nem é preciso ser ano de eleições para lembrar que o Brasil possui um sistema eleitoral considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo. E isso se deve, em grande parte, à tecnologia das urnas eletrônicas brasileiras. Mas você sabe como funciona?

Urna_Fonte_divulgacaoUrna eletrônica brasileira: uma das mais
avançadas do mundo (Foto: Divulgação)

Utilizada no Brasil desde 1996, a urna eletrônica apresentou aos eleitores uma forma mais simples de escolher seus candidatos. Além disso, ela possibilitou rapidez na apuração dos votos e segurança contra possíveis fraudes.

Mas a urna eletrônica é bem mais do que aquele terminal em que o eleitor digita o número de seu candidato. Além dele, a urna é composta por mais um outro microterminal.

Ao entregar seu documento para o mesário, você já deve ter reparado em um pequeno aparelho ao lado dele, parecido com uma calculadora antiga. Esse é o microterminal, a máquina que controla os dados do eleitor. Ali o mesário digita o número do título eleitoral e libera a urna eletrônica para a votação. O microterminal também indica se o eleitor já terminou de votar.

Microterminal_Foto_Wôlmer EzequielMicroterminal faz o controle de todo o processo (Foto: Wölmer Ezequiel)

Diante da tela de cristal líquido do terminal, tudo que o eleitor precisa fazer é digitar o número de seus candidatos. O programa de votação, desde 2008 desenvolvido em Linux, um sistema operacional livre, já determina a sequência dos cargos e a tabela dos partidos e candidatos designados para cada município.

Essas informações, assim como a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, estão dentro de um pequeno dispositivo, o flash card. Ele é inserido nas urnas eletrônicas, permitindo que os dados de cada uma, referentes tanto aos eleitores quanto aos candidatos, sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.

TRE PREPARA AS MIDIAS QUE SERAO UTILIZADAS NA ELEIÇAO EM CURITIBA (Foto: TRE PREPARA AS MIDIAS QUE SERAO UTILIZADAS NA ELEIÇAO EM CURITIBA)Cartão de memória armazena os resultados
(Foto: Franklin de Freitas)

Os votos são armazenados em um dispositivo parecido com um pendrive chamado “memória de resultado”, e que possui uma capacidade de 512mb. Parece pouco para tanto eleitor, mas cada voto ocupa apenas 4 bytes desse espaço.

O que garante a segurança desses votos é que toda a informação é criptografada e as urnas são programadas para funcionar apenas em determinados dias e horários, dificultando o trabalho dos hackers que tentarem fraudar as eleições. Além disso, é impossível saber em que candidato votou um eleitor, pois esses dados são desvinculados. Até hoje não se conseguiu adulterar o resultado de uma eleição.

Quando as votações são encerradas, o presidente da mesa insere a senha de encerramento e o terminal do eleitor imprime o Boletim de Urna. Os dispositivos com os votos são enviados para os tribunais regionais eleitorais ou, no caso de eleição presidencial, vão para o TSE.

Um programa transfere os dados para o computador dotado de um conjunto de aplicativos que processa esses dados e contabiliza os votos. A máquina chega a contar até 300 mil votos por minuto. No mesmo dia já é possível saber o resultado das eleições.

Agora você já pode votar consciente – não apenas de seu voto, mas do funcionamento de uma tecnologia que se tornou um dos símbolos da democracia no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosane Araujo
    2012-09-23T15:18:24

    Por que que essa urna não dar o recibo em quem você votou?

  • Bruno Silva
    2012-09-25T09:24:03

    Tao seguro quanto a mega sena!!!

  • Sebastião Neto
    2012-09-25T09:22:02

    Trabalhei como técnico de urna, e sim elas são seguras. Elas são lacradas na presença de policias, juiz, promotor e fiscais. No dia da eleição além dos mesários também ficam presentes os fiscais de partido, impossibilitando qualquer técnico em TI de mexer na urna.

  • Davson Machado
    2012-09-23T20:58:48

    ....símbolos da democracia no Brasil. fala serio democracia onde seu voto e obrigatório.

  • Francisco Leitão
    2012-09-23T16:40:21

    Bela democracia que te OBRIGA a votar... a democracia não democrática....

  • Sérgio Salgado
    2012-09-23T15:54:01

    Não há sistema eletrônico infalível, ao não fornecer recibo do voto evidente que não há como conferir fraudes. O STE fez um teste há pouco tempo e um dos participantes furou o bloqueio. Porque será que nossos jornais não informaram isso ao público? De mais a mais, porque será que países de primeiro mundo não usam o sistema de urna eletrônica em suas eleições. Será que são bobos ou será que sabem suas consequências?

  • Antonio Cesar
    2012-09-23T15:05:23

    Na verdade eu preferiria que além de tudo isso imprimissem o voto, como acontece em países desenvolvidos e que não utilizam as urnas que o Brasil tentou convencê-los a usar, até mesmo a própria Argentina e Paraguai não quiseram essa urna..

  • Mateus Bernardes
    2012-09-23T14:38:40

    Sei não, por tudo o que já ouvi e li sobre o sistema eleitoral é fato que ele não é 100% seguro.

  • Edson Botaro
    2012-09-23T14:18:30

    Poxa....o sistema deve ser mesmo uma porcaria. Pra vocês da globo que nem sabem escrever direito terem desvendado...

  • RENATO PINHÃO
    2012-09-23T12:57:22

    Se fosse tao boa como falam, o Paraguai não teria devolvido 17.000 urnas eletrônicas ao Brasil. Na votação por cédula a margem de erro eh pequena se comparada com a das urnas (que alem de alterar o voto, nao deixa rastro). Vejam no youtube -> Urna Eletrônica - Estudo da Princeton University

  • Breno Ferreira
    2012-09-23T12:40:14

    A afirmação de que é impossivel descobrir quem votou em quem é incorreta. O setor de TI da UnB já conseguiu provar que é possivel descobrir quem votou em quem. O algoritmo de embaralhamento dos votos é falho...

  • Alan Durães
    2012-09-23T12:39:01

    Esse ano sou Presidente da mesa de mesários em minha seção. Vamos usar a urna modelo 2011, as mais novas. basta um programador que conhece os softwares e aplicativos da urna para alterar os resultados, na questão de segurança o modelo antigo era mais seguro. Mas de qualquer maneira vou ter que ficar o dia todo com o Microterminal no dia da votação.

  • Marcone Pereira
    2012-09-23T12:27:30

    "O Brasil possui um sistema eleitoral considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo".Esta urna é totalmente segura e à prova de fraudes. Eu acredito, pois quem me garantiu isso foi o PAPAI NOEL em pessoa!!!

  • Danilo Lima
    2012-09-23T12:12:14

    Báh! Símbolo da democracia do país... Que democracia é essa?!

  • Leonardo Oliveira
    2012-09-23T16:51:49  

    Kkkkkkkkkkk, Matéria comprada duka. Sei que vcs nunca publicaram meu comentário. Mas aí, vai. Se até o sistema de lançamento de missieis dos EUA, da Casa Branca e da Cia, já foram furados por Hackers, essa porcaria então Kkkkkkkkkkkkkkk, engana o otário do brasileiro que ele gosta.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2012-09-23T16:51:49  

      Sabemos que não existe equipamento invioláveis por hackers, porém, eu como profissional formado em Ciência da Computação, tenho orgulho de dizer, que no Brasil temos os melhores sistemas anti-hacker do mundo(não raro vender para os US), a começar pelos internet banking, que são exemplos internacionais. O Brasil sempre foi o berço de grandes hackers, tão bons que é de uma dificuldade incalculável pega-los, por isso os nosso sistemas precisam sempre ser muito bons, para evitar isso.

  • Veronica Soares
    2012-09-23T12:50:32  

    O mais incrível é saber que países de primeiro mundo não utilizam esta "maravilhosa" tecnologia!! Alguém entende?

    recentes

    populares

    • Veronica Soares
      2012-09-23T12:50:32  

      Cadê os americanos nessa? Kkkkkkkkkkk ficaram no "chinelo" com nossa tecnologia #orgulhobrasil

  • Felipe Silva
    2012-09-23T12:46:11  

    Impossível saber em quem cada um votou não é não.Se alguém da Justiça Eleitoral com acesso quiser é totalmente possível saber, já que necessita-se da digitação do seu título eleitoral pelo mesário para abrir para você uma sessão exclusiva. Se fosse para ser totalmente a prova de identificação do voto, não seria necessário digitar o seu titulo de eleitor na urna. seria necessário o título so para o mesário te dar o comprovante de votação.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2012-09-23T12:46:11  

      A digitação serve apenas para abrir UMA votação para vc votar mas não relaciona o seu voto com seu nome! Apenas soma mais um ao candidato que vc escolheu.

  • Jonathan Fernandes
    2012-09-23T12:41:22  

    o que adiante ter o melhor sistema de votação se temos os piores políticos??? do que adianta uma urna eletrônica a prova de fraude se depois de eleitos é que acontece as fraudes e roubos do nosso dinheiro??? ter o melhor sistema não adianta nada, se temos os piores políticos e piores candidatos????

    recentes

    populares

    • Jonathan Fernandes
      2012-09-23T12:41:22  

      Boa Lucas. Lembre Jonathan que somos nós que colocamos eles lá. E a forma que os colocamos é totalmente segura. Apenas isso.

    recentes

    populares

    • Jonathan Fernandes
      2012-09-23T12:41:22  

      pior que os políticos são os eleitores que os elegem.

  • Radames Silva
    2012-09-24T10:37:33  

    Mentira, eu já fui mesário presidente, a urna é liberada apenas uma vez pra cada titulo! Da pra saber sim em quem cada titulo voltou é só eles puxarem o log do número dp titulo que acha sim.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2012-09-24T10:37:33  

      E como você vai puxar os logs? Ta achando que é pc de lan house que qualquer um coloca a mão? O sistema é seguro, agora se os candidatos eleitos não responde as expectativas de quem o elegeu já é outro problema.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2012-09-24T10:37:33  

      pelos logs da para saber sim, mas pelo que eu entendi, é criptografado, ai tem que puxar a mente um pouco mais para descobrir a origem correta, é claro que da para manipular os votos via programação, do tipo a cada 1 voto para um certo candidato o numero do candidato "tal" recebe mais 2 e assim por diante, então não é 100% seguro pois quem programa pode adulterar. =P