Antispywares

27/09/2012 15h18 - Atualizado em 27/09/2012 15h18

Computadores alugados são usados para espionar clientes nos EUA

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Investigações da Federal Trade Comission (FTC), órgão dos Estados Unidos que "protege" o consumidor contra monopólios, revelaram que computadores alugados de algumas empresas estão sendo utilizados para espionar diversos clientes no país. Vários equipamentos saem destas lojas com programas spyware, que têm o intuito de monitorar as ações de quem os aluga, além de coletar dados pessoais importantes dos usuários.

 Federal Trade Comission (FTC)  investiga computadores alugados estão espionando clientes nos Estados Unidos (Foto: Reprodução) Federal Trade Comission (FTC) investiga computadores alugados estão espionando clientes nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

O FTC explica que o software responsável pela espionagem foi desenvolvido pela empresa DesignerWare e já encontra-se em aproximadamente 1.617 lojas nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Estima-se que em agosto de 2011, por exemplo, cerca de 420 mil computadores tiveram o programa instalado. Chamado de Rental Agent, ele tem um Modo Detetive, que permite que as lojas rastreiem logins dos usuários, capturem as telas e até registrem fotos de webcam.

Além disso, em alguns casos, os programas sugeriam registros de software falsos que induziam os usuários a preencherem suas informações pessoais sem saber que estavam dando os dados para empresas com más intenções. Agora, depois da investigação, todas as empresas consideradas culpadas vão ter que parar essas atividades e mostrar provas de isenção ao governo americano durante os próximos 20 anos.

“Um acordo de aluguel de PC não dá a companhia o direito de acessar e-mails, informações de banco, relatórios médicos, ou pior, fotos de webcam das pessoas em suas próprias casas. As ordens do FTC hoje irão por um fim à espionagem virtual”, disse o presidente da organização, Jon Leibowitz.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares