Celular

26/09/2012 11h02 - Atualizado em 26/09/2012 11h02

Conheça a péssima experiência de um operário na fábrica do iPhone 5

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma agência de notícias chinesa infiltrou um de seus jornalistas em uma fábrica da Foxconn com a missão de conhecer o processo de fabricação do iPhone 5, lançado no último dia 12. Ele fingiu ser um operário novato por 10 dias e conseguiu reunir imagens e informações valiosas sobre como funciona a fábrica, a rotina de trabalho e o processo de produção do smartphone.

A Foxconn é conhecida por fazer a montagem de eletrônicos como o iPhone, o iPad e o Xbox 360. Além disso, também fez fama por oferecer péssimas condições de trabalho aos operários, que obedecem à meta de fabricação de 57 milhões de unidades de iPhones por ano e os rígidos prazos impostos pela Apple - o que, para o jornalista, foi o aspecto mais impactante de sua experiência.

Dormitórios da Foxconn são fedidos, sujos e bagunçados (Foto: Reprodução) (Foto: Dormitórios da Foxconn são fedidos, sujos e bagunçados (Foto: Reprodução))Dormitórios da Foxconn são fedidos, sujos e bagunçados (Foto: Reprodução)

No primeiro dia o repórter participou de um curto processo de seleção, após responder a um questionário sobre suas faculdades mentais. Em seguida foi levado à fábrica para iniciar o período de treinamento. E sua primeira impressão não poderia ter sido pior: os dormitórios eram sujos, fediam e não ofereciam condições mínimas de conforto aos trabalhadores.

No segundo dia, todos os novos operários precisaram assinar os contratos logo após de tomar café da manhã em um refeitório lotado. Os documentos continham cláusulas específicas sobre a confidencialidade das informações adquiridas na fábrica, porém deixava de abordar questões importantes como horas extras, acidentes de trabalho ou salubridade do ambiente.

Refeitório da Foxconn lotado de trabalhadores (Foto: Reprodução)Refeitório da Foxconn lotado de trabalhadores (Foto: Reprodução)

Nos dias seguintes, o jornalista infiltrado participou de treinamentos e ficou impressionado com a naturalidade com que os superiores tratavam mal seus empregados. Segundo o diário, era comum os supervisores dizerem que, embora os funcionários não gostassem do que ouviam, o tratamento era assim pelo bem de todos. Para aliviar o estresse, os operários se reuniam em uma área livre da fábrica para “gritarem tudo o que não podiam gritar no centro de produção”.

No oitavo dia, os novatos finalmente foram levados à linha de produção do iPhone 5. Ao entrar na área, considerada de segurança máxima, todos foram revistados e passaram por detectores de metais. No local não eram permitidos quaisquer materiais metálicos, sejam eles fivelas de cintos, brincos, e muitos menos aparelhos eletrônicos como câmeras e celulares. O diário do jornalista, inclusive, descreve que, certa vez, um operário foi demitido pois levara consigo um cabo USB para dentro da linha de produção.

Operários são revistados antes de entrar na área de produção (Foto: Reprodução)Operários são revistados antes de entrar na área de produção (Foto: Reprodução)

Com a costumeira truculência, os supervisores alertavam a todos que, ao sentar em seus lugares, não poderiam fazer nada além de obedecer ordens. A linha de produção para onde o jornalista foi levado era responsável por colocar películas protetoras na entrada do fone de ouvido e do conector do iPhone 5. Assim, no processo de pintura a tinta não entraria nos orifícios. Segundo o relato, todos paravam às 23h para jantar e voltavam para trabalhar novamente à meia-noite.

Em um dos dias, o funcionário disfarçado e seus colegas foram obrigados a passar a madrugada marcando pontos de encaixe em placas de iPhone, usando uma espécie de tinta à base de óleo, tudo muito rápido para que nada desse errado na esteira onde passava o material. Era comum, nesse processo, os supervisores gritarem com os operários que colocavam muita tinta nos pequenos pontos, ou com os que eram lentos demais. Essa tarefa era normalmente dada a mulheres, por serem mais delicadas e terem mãos e dedos menores. Como muitas haviam pedido demissão, os operários homens ficaram com a incumbência.

Linha de produção do iPhone 5 na Foxconn (Foto: Reprodução)Linha de produção do iPhone 5 na Foxconn (Foto: Reprodução)

As horas de trabalho eram extenuante, e os operários ganhavam somente cerca de 8 reais a cada duas horas extras, mesmo nas madrugadas. O estresse e a raiva eram tão grandes que, na ausência dos supervisores, os trabalhadores socavam as partes de iPhone contra as esteiras e xingavam.

Segundo o diário, somente 2 dos 36 operários que entraram na Foxconn junto com o jornalista conseguiram obter condições melhores de trabalho, pois foram designados ao departamento de inspeção de controle de qualidade. Nesse setor eram permitidos 10 minutos de descanso a cada 2 horas trabalhadas. O jornalista não aguentou a rotina e abandonou a fábrica no 10º dia.

Via Mic Gadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Rossi
    2012-10-01T09:51:30

    Caro Paulo Alves, se não tem o que falar ou escrever fica quieto, pois todas as fabricas na CHINA são assim, este é o motivo de todos os fabricantes e desenvolvedores mundias fabricarem seus equipamentos na CHINA, prazos e preços devido a mão de obra praticamente escrava da CHINA, não é só com as empresas citadas e sim todas as empresas que estão instaladas na CHINA.

  • Suane Castro
    2012-09-30T23:05:52

    Engracado, nao pode levar cameras e celulares pra sala, e como tiraram essas fotos??? Cada besteira!!!

  • Marcio Martins
    2012-09-30T15:53:05

    Ainda bem que sou ocidental..mas se não fosse eu me mudaria pra cá. :-| o terrinha abençoada esse meu Brasil.

  • Marcio Martins
    2012-09-30T15:56:56

    Essas fabricas são verdadeiras bombas relógio..

  • Leandro Leonardo
    2012-09-30T05:17:59

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cade quem tanto pucha o sako da empresa? os produltos são bem feitos? sim mais nem numa das maiores empresas do mundo os funcionarios são tratados bem....

  • Leandro Leonardo
    2012-09-30T05:15:53

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cade quem tanto pucha o sako da empresa? os produltos são bem feitos? sim mais nem numa das maiores empresas do mundo os funcionarios são tratados bem....

  • Fernanda Leite
    2012-09-27T17:48:19  

    Eu acho o seguinte, é da cultura deles mesmo, sei que choca e até revolta mas a cultura deles é assim, ninguém foi trabalhar lá obrigado e quem continua é por que quer, não leram que as mulheres se demitiram? então e outra, Samsung também não é do Brasil se me lembro é da China ou Japão também, a Nokia idem, Motorola também, que celular afinal é feito aqui no Brasil?o Iphone é sinônimo de status por isso todos querem, é idiotice mesmo mas brasileiro não pensa muito se não, não teríamos Kassab como prefeito de SP e nem greve de alunos da USP.

    recentes

    populares

    • Fernanda Leite
      2012-09-27T17:48:19  

      A SamSung é sul coreana, a Nokia é finlandesa e a Motorola é americana. Existem montadoras no Brasil sim. Nas condições da China e com a super população de lá, emprego é luxo. Por isso eles acabam se submetendo a essas condições.

    recentes

    populares

    • Fernanda Leite
      2012-09-27T17:48:19  

      Fernando. ninguem foi...eles estão obrigados ou você acha que eles se alimentam e alimentam suas familias como. você acredita mesmo que são "turistas" que estão lá porque acham legal trabalhar para fabricação da iphone. me admira muito a ignorancia do povo.

  • Savio Barros
    2012-09-27T14:23:54  

    Acho que os amarelos não foram obrigados a trabalhar. A cultura deles é diferente da nossa. Eles também acham absurdo brasileiro trabalhar "só" 8 horas por dia. Diferença de cultura. Só isso.

    recentes

    populares

    • Savio Barros
      2012-09-27T14:23:54  

      E tb devem achar um absurdo leis trabalhistas, a hora extra ser o dobro da hora normal e etc...

  • TERCIO BAMONTE
    2012-09-27T10:55:11

    Meus aparelhos são todos nacionais, MADE IN BRASIL. Aqui as leis são mais rígidas e é muito mais caro fabricar um dispositivo aqui por conta disto. Não tenho 100% de certeza que a coisa aqui é melhor, mas acredito que sim. Se algum dia souber que é igual ou pior, não vou consumir mais...simples assim. Agora não sejamos hipócirtas a ponto de nos surpreender com a matéria, pois todo mundo sabe que o trabalho na China é análogo ao da escravidão.

  • Andre Macea
    2012-09-27T08:38:23

    pior é um monte de retardado aí embaixo colocando a culpa disso tudo em quem compra e consume esses itens no mundo. as pessoas ouvem boatos, mas só agora aparecem provas doq realmente acontece. a fábrica q quer vender tem q dar condições aos funcionários e os governos têm q fiscalizar. cabe ao consumidor escolher se compra ou não de empresas q poluem o meio ambiente, q maltratam funcionários, etc. com esse tipo de matéria se multiplicando por aí, pode ter certeza q os consumidores farão sua parte. (claro, exceto os fanboys da apple q acham q os fins justificam os meios...rs)

  • Eduardo Sobrinho
    2012-09-27T08:35:12

    INTERESSANTE O ANUNCIO NO RODAPÉ DESTA PAGINA...RSRSRSRSRS...

  • Marcio Souza
    2012-09-27T08:42:06

    Nossa que novidade...

  • André Fonseca
    2012-09-27T08:40:00  

    concordo com aqueles que dizem que em outras fábricas ou industrias a coisa não é muito diferente, mas minha pergunta é a seguinte: vale a pena mesmo todo esse sacrifício por um produto que não muda a vida de ninguém? que importância tão grande tem afinal esse iPhone5? Peço desculpa pela minha ignorância!!!

    recentes

    populares

    • André Fonseca
      2012-09-27T08:40:00  

      pensa que vc tem um computador na mao, e esta ali conectado com o mundo a qualquer hora em qualquer lugar, tem mais barato? tem, mas faze oq cada um gasta o dinheiro com o que quer, agora que a tecnologia ta ai, todo ano ou menos vai existir alguma coisa nova, é o futuro ta ai mermao....

  • Carlos Silva
    2012-09-27T09:16:46

    acho que o dinheiro vai para o EUA enquanto o resto do mundo fica com as esmolas e os trabalhos crueis por isso que os EUA vai ser o SHOPPING do MUNDO onde as pessoas vivem no esgoto sem dinheiro

  • Thiago Riaes
    2012-09-26T14:33:28  

    parabens apple e campeã tambem na exploração de trabalho que ridiculo com esse valor absurdo que voces cobram nesse aparelho que pra min e ridiculo paguem e tratem melhor os seus funcionarios...

    recentes

    populares

    • Thiago Riaes
      2012-09-26T14:33:28  

      Ricardo A apple não sabe das condições de trabalho da Foxcon, é isso mesmo que você pensa? Ou você é muito retardado, ou acredita que qualquer empresa pode escolher outra para produzir seus produtos de forma desumana e tá tudo certo. É o mesmo que pedir ao seu filho para atirar em alguém e depois dizer que quem matou foi ele. A ordem foi sua, você sempre soube das consequências. Não viaja. Essa exploração não é exclusividade da apple. O que me deixa assustado é a forma como as pessoas levam isso com naturalidade e ainda defendem as empresas. Lamentável.

    recentes

    populares

    • Thiago Riaes
      2012-09-26T14:33:28  

      Jobs, queime no inferno!!! O importante é que um safado já sei foi e não vai aproveitar o $$ sujo que conseguiu! os demais vão em sequencia!

  • Fernanda Silva
    2012-09-26T17:59:51  

    Mas o povo não sabe ou não quer saber mesmo heim...caramba, essa matéria foi pra falar mal da Apple e pelo que sei o patrão desse povo sofrido aí é a Foxconn e não a Apple!!!!!

    recentes

    populares

    • Fernanda Silva
      2012-09-26T17:59:51  

      Mas vc não acha q a Apple é boazinha e inocente p não saber de td isso né? Os prazos são dela. E a escolha pela Foxconn tbm.

  • Olavo Siqueira
    2012-09-26T14:09:47  

    Não precisa ser um gênio pra saber que isso é uma matéria encomendada. Desafio entrarem em qualquer fabrica na china e encontrar um bom ambiente de trabalho. Fiquem sabendo que esse mouse na sua mão, por exemplo, foi feito por um chinês que é explorado 16h por dia! Em resumo, é imoral o que se passa numa fabrica dessa, mas infelizmente são um mal necessário para a economia moderna.

    recentes

    populares

    • Olavo Siqueira
      2012-09-26T14:09:47  

      Olavo, considerar que é matéria encomendada e dizer que é característica comum nas fábricas chinesas tudo bem. Agora, para dizer que é um "mal necessário para a economia moderna", você deve estar de brincadeira, vacilou nas suas palavras ou é realmente um v.!

    recentes

    populares

    • Olavo Siqueira
      2012-09-26T14:09:47  

      Fernando Ribeiro 1 funcionário feliz e bem treinado vale 10 desses chineses escravizados!

  • Eduardo Vieira
    2012-09-27T08:27:40

    Estou na dúvida entre o Iphone5 e o Galaxy SIII. Gostaria de saber como é a rotina na fabricação do SIII. Muito se fala do Iphone, será que com o Galaxy não é a mesma coisa?!

  • Jose Batista
    2012-09-27T08:02:58

    Tudo isso para alimentar a insanidade da geração dos tecnobobos que passam dias em uma fila só para terem o prazer de comprar a porcaria de um celular de última geração que, no dia seguinte, já está ultrapassado.

  • Elis Carmona
    2012-09-27T06:15:33

    meu parem de ser dramaticos. eu trabalho na fabrica da sanyo em linha !!! moro no japao . eles tao ali por que precisao trabalhar . nao tao por obrigacao nao. cada um tem seu sustendo . aqui onde moro isso e normal . cada uma mesmo

  • Rejane Silva
    2012-09-27T04:34:15  

    E depois um bando de playboy fica babando no iphone, fruto da exploração do trabalho e maus tratos de chineses. E eles ainda tem coragem de vender um produto com um custo de mão de obra tao baixo por preços absurdos... Se depender de mim, a Apple morre de fome, pq eu não pago tudo isso num celular. E pra mim eles são safados e coniventes, pois sabem muito bem como e onde são fabricados. Isso devia ser crime!

    recentes

    populares

    • Rejane Silva
      2012-09-27T04:34:15  

      São os mesmos playboys que reclamam de ser assaltados na Paulista mas toda semana compram sua maconhazinha pra fumar com os amigos... Bando de ignorante!

  • Dani Nakamura
    2012-09-27T03:48:29

    Procurem saber sobra a fábrica da Nokia em Manaus ou as da Sony no Japão, não tem gente apertando parafuso igual às fabricas da China, as máquinas fazem o serviço e os humanos vistoriam a produção e programam os procedimentos... A diferença? Escolaridade e treinamento, pois enquanto Nokia e Sony investem em máquinas, acadêmicos e treinamento intelectual, Apple investe em mão de obra escrava, sabendo muito bem quem contrata pelo simples fato de benefícios tributários (não manejam os escravos, mas preferem pagar barato por alguém que faça isso por eles, ou seja, são cúmplices da miséria humana).

  • Felipe Santos
    2012-09-27T03:14:36

    ESCRAVOS DO SECULO 21.

  • Daniel Silva
    2012-09-27T01:48:05

    O comentario do Paulo Furtado ai é meio infeliz e leviana não tem nada haver com aquele partido ou outro acredito que não tem melhores politicos, mais sim os "Menos Ruins" isso mesmo menos ruins ninguem se salva sobre a questão do trabalho citado ai em cima é questão de ponto de vista , se os trabalhadores fizessem um boicote exigindo melhores salarios e outras solicitações e parassem a linha de produção tenho certeza iriam melhorar a situação tudo é questão de querer mudar

  • José Santos