Jogos de esporte

13/09/2012 08h30 - Atualizado em 20/09/2012 10h53

Demo de Fifa 13 tem domínio de bola real e jogadores mais inteligentes

Diego Borges
por
Da redação

A Eletronic Arts disponibilizou a versão demo de Fifa 13 para Playstation 3, Xbox 360 e PCs. Nela, o jogador opta entre cinco times europeus em amistoso com três minutos em casa tempo. Uma versão limitada, mas o suficiente para mostrar que a franquia tem tudo para se manter como a melhor no gênero. O TechTudo testou e conta os detalhes e novidades do jogo:

FIFA 13 (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 13 (Foto: Divulgação))FIFA 13 (Foto: Divulgação)

Poucas mudanças no visual

Para quem acompanha a franquia nesta geração de consoles, ao começar uma partida em Fifa 13, tem a sensação de que poucos itens sofreram mudanças. A começar pelos menus, que além estarem totalmente em português, receberam novos gráficos e opções. E como a versão demo não possui todas elas, pelo menos você pode se familiarizar com o conteúdo, uma vez que todas as opções exibem textos explicativos.

Já nas partidas, os gráficos ficaram mais nítidos e com um sistema de sombra e luz que proporciona um belo visual. Tudo isso para propiciar a sensação de estar assistindo a uma partida de verdade. Os replays também mostram que os atletas virtuais ficaram mais bem detalhados que em Fifa 12. Resta saber se esse capricho também estará em jogadores menos conhecidos, como os atletas da liga brasileira.

FIFA 13 (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 13 (Foto: Divulgação))FIFA 13 (Foto: Divulgação)

A jogabilidade e suas novidades

Se os gráficos não mostram muitas evoluções entre as versões, depois de alguns minutos de bola rolando, podemos perceber que a jogabilidade de Fifa 13 tem nítidas mudanças que agradam bastante. O destaque fica para o domínio de bola. É um grande mistério saber como seu atleta vai dominar aquele passe mais forte. A bola pode simplesmente cair como uma luva em seus pés, ou quicar e sair completamente do seu domínio. Recomendamos escalar como titulares jogadores de menor expressão para que esse domínio de bola mais real fique mais claro, já que as equipes que estão na versão demo são todas repletas de grandes craques.

Outra mudança considerável é o comportamento de seu atleta na questão tática. Quando você está defendendo, é possível notar a movimentação da marcação evitando espaços com o time adversário. Mas isso não significa que seu time possui uma verdadeira muralha, afinal, os atacantes também ficaram mais inteligentes e respeitam muito a linha de impedimento, além de buscarem esses espaços vazios deixados pela marcação.

Já o sistema de finalização é praticamente o mesmo. Graças ao domínio de bola mais real, não é difícil deparar-se com seu atacante isolando a bola mesmo que a força do chute imposta pelo botão do joystick tenha sido mínima. Mas uma vez a qualidade do jogador em dominar a bola e bater para o gol vai prevalecer.

A conclusão é de que Fifa continua mantendo os elementos que funcionam, corrigindo seus problemas e inovando timidamente. Alguns deslizes antigos, como a falha dos goleiros, ainda persistem, mas passam batidos pelos jogadores que preferem admirar as boas novidades.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luisfelipe Galdino
    2012-10-09T19:01:45

    comprei o fifa eo pes eu gosto mais do fifa mais o pes nao tem jogabilidade melhor doque o fifa entao quem nao gosta do fifa nao fais comentario

  • Luan Leite
    2012-09-28T02:00:09

    Enquanto vocês ficam ai brigando pra ver qual é o melhor eu vou comprar e jogar os 2!!!!!!!

  • Fernando Santos
    2012-09-20T17:11:37

    Não sei quem é pior , os que vem criticar ou os que aceitam criticas. Dane -se todos comprarei e jogarei os Dois jogos , mais ñ nego minha preferencia que é o FIFA , sou fanático por futebol e o que trás mais realismo é o FIFA .

  • Bruno Almeida
    2012-09-20T14:51:18

    Calem a boca vcs que criticam FIFA. Não sabem nada de futebol e além do mais não analisam que é uma DEMO, ou seja, é obvio que vai ter bug. Povo ignorante senhor

  • Vini Elendil
    2012-09-14T02:12:45

    Eu gosto tando do PES como do FIFA, jogo os dois.

  • Pablo Condé
    2012-09-13T23:46:56

    se continuar do jeito que esta o fifa ganhara do PES como na versao passada

  • Leandro Maia
    2012-09-13T23:43:23

    Assim como os desenvolvedores desse jogo,devem ser os jogadores tambem.. Broxas!! Os jogadores dessa porcaria beijam na boca do outro,quando tem falta,um jogador fica sentado em cima do outro. Jogo pra bichinhas mesmo.

  • Lucas Pereira
    2012-09-13T22:06:16

    tem uns ignorante aqui que fala q o pes e bom e tom bom entaõ que agente quase nao ve fala.fifa 13 esta de mais e muito real por isso que todos jogadores jogam fifa

  • Marco Oliveira
    2012-09-14T17:57:19

    humilhou o PES LIXO esse ano,mais uma vez kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,FIFA >>>>> all

  • Elson Jeronimo
    2012-09-14T15:46:11

    o dominio de bola é fenomenal !

  • Obm Gunner
    2012-09-14T15:26:36

    joguei uma vez a versão demo, e é excepcional, a cada versão você fica com mais vontade de jogar, a cada golaço, a cada bola enfiada... o PES tbm evoluiu pra caralh*, mas na minha opinião, não consegue chegar ao nível do FIFA. MUITO BOM

  • Denis Igor
    2012-09-14T15:18:21

    Para não perder o costume, #CHUPAPES

  • Alexandre Perboni
    2012-09-14T15:06:56

    no pc os gráficos tiveram grande mudança... pro xbox achei qse a mesma coisa... mas a jogabilidade evoluiu demais... bug todo jogo tem... ainda mais demo... versão incompleta... mas enfim... top de novo, só perde a parte do become a legend do pes pela camera e sistema de evolução... de resto... FIFA de novo!! KONAMI por favor... volte a jogar o W11 e lembre doq nos deixou tão felizes...

  • Lucas Silva
    2012-09-14T15:01:58

    Ta com bugs porque é uma versão demo, ou seja, não representa a qualidade do produto final. O Fifa 13 pra mim foi o melhor jogo de futebol que ja lançaram. Os jogadores tem uma movimentação bem suave, os passes fluem melhor. No PES os jogadores são todos duros, parecem uns robozinhos se mexendo, sem contar o sistema de passe todo estranho.

  • Bruno Correia
    2012-09-14T10:44:23

    Fifa futebol para adultos, Pes futebol para crianças, é simples assim.

  • Sérgio Costa
    2012-09-14T10:34:51

    PLAYER ID*

  • Ricardo Dim
    2012-09-14T09:03:54

    FIFA = cheio de bugs e jogadas surreais. PES = sem inovação e a mesma coisa desde 2009. É ta difícil, mas para jogar com os amigos vamos de FIFA e para jogar em modo liga vamos de PES.

  • João Gauer
    2012-09-14T09:03:47

    Melhor jogo do mundo

  • Adalmilson Neto
    2012-09-14T02:44:11

    se o pes fosse tao bom assim, pq ele nao ganha como melhor jogo de futebol do ano TODA VEZ????? eh uma pena que alguns jogadores nao entendem de jogos como outros, e protegem o pes so pq tem o neymar bonitinho e dois estadios brasileiros. quem entende e nao eh cego pelo orgulho eh capaz de ver q no ps3 o FIFA ganha de longe do pes

  • Leonel Soares
    2012-09-14T10:39:56  

    Tenho uma pergunta... Moro nos EUA se eu comprar o jogo aqui tem como por a narracao do Tiago? valeu

    recentes

    populares

    • Leonel Soares
      2012-09-14T10:39:56  

      Leonel. Não, a versão com o Tiago será vendida exclusivamente no Brasil. Pelo menos é a noticia que temos aqui.

  • Thiago Moura
    2012-09-14T10:26:58  

    FIFA 13 tá cheio de bugs hein... aqui no site da globo mesmo já tem os caras se beijando de novo? Um carrinho ultrassônico kkkk E esse gol do Pato aí? Como o cara comemora o gol dando uma estrelinha dentro do gol? Aff...

    recentes

    populares

    • Thiago Moura
      2012-09-14T10:26:58  

      cara tenta conhecer um pouco do jogo antes de comentar ... 1 isso é a demo , na versão final ñ tera tanto bug / 2 no FIFA vc controla o jogador depois do gol , podendo comemorar aonde vc quiser . ENTÃO ANTES DE FALAR ALGUMA COISA TENTA SABER PELO MENOS UM POUCO DO QUE VC ESTA FALANDO !!!

  • Leonardo Almeida
    2012-09-14T09:47:12  

    pes um lixo abaixei o demo pqp jogador robo e o chute ridiculo prefiro winng elevem japones play 1 muito melhor q esse lixo q lançou...!!! fifa13 o melhor de todos !! tem nem comparaçao sempre gostei e viciado me pes e winng elevem campenato japones velho cara depois 2010 so tama surra de fifa.. hoje quem nao joga fifa nao sabe o q e futebol virtual a bera da perfeicao !! esta perdendo tempo !!

    recentes

    populares

    • Leonardo Almeida
      2012-09-14T09:47:12  

      FALOU TUDO !

    recentes

    populares

    • Leonardo Almeida