Video game

28/09/2012 11h50 - Atualizado em 28/09/2012 11h50

Estudo revela que assoprar cartuchos era prejudicial ao equipamento

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Qualquer jogador que viveu os anos 80 e 90, com videogames que usavam jogos em cartuchos, já deve ter passado pela experiência de assoprá-los para remover poeira e fazer com que funcionassem. Porém, um estudo mostrou que isso danificava o equipamento a longo prazo e talvez nem mesmo fosse tão eficiente.

Estudo revela que assoprar cartuchos era prejudicial ao equipamento (Foto: Eurogamer)Estudo revela que assoprar cartuchos era prejudicial ao equipamento (Foto: Eurogamer)

O estudo foi conduzido por Frankie Viturello, apresentador do Digital Press Webcast, que trabalhou em uma loja de jogos por um longo período. Durante um mês, ele testou dois cartuchos do Nintendo 8 Bits, mais precisamente do título Gyromite, um com uso regular e o outro sendo assoprado diariamente. A diferença mostrada na foto é gritante.

Viturello questiona a eficiência de assoprar o cartucho, dizendo que poderia ser apenas um placebo. Quando um jogo não funciona, normalmente é um problema de conexão entre os pinos do videogame e do cartucho. Ou seja, removê-lo e recolocá-lo dá outra chance para a conexão acontecer, assoprando-o ou não.

Ele não descarta a possibilidade de que ao assoprar, a umidade aplicada ao cartucho possa fazer com que as conexões elétricas funcionem melhor, mas avisa que isso abre a porta para danos a longo prazo. O estudo não é inteiramente conclusivo, mas é o primeiro do tipo, contando com evidências bem convincentes.

Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erick Machado
    2012-10-13T14:30:54

    Passar cuspe era mais eficiente.

  • Tampinha
    2012-09-28T13:39:31

    a catarrada nos cotatos nunca falha!!!!

  • Charles Santana
    2012-10-18T12:10:53

    meu não importa se era prejudicial, o importante era que funcionava e fazia a alegria da gente...kkkk

  • Aldo Santos
    2012-10-13T18:27:13

    Esse roronoa não teve infância ,bela matéria ,q agrega a todos apaixonados por games antigos

  • Rafael Macedo
    2012-10-13T14:34:27

    Além de soprar, dava muita porrada no meu atari...

  • Robson Santos
    2012-10-01T12:06:57

    Era tipo uma "quizumba"...e funcionava! Mas concordo com os comentários daqui....meio atrasada essa matéria não? GENIUS!

  • Cristiano Reis
    2012-10-01T02:52:26

    Estudo Fail. Assoprar sempre funcionou, e funciona até hj com meus jogos do SNES

  • Ricardo Bespalhuk
    2012-09-30T10:57:49

    Prejudicial, mas funcional.

  • Samuel Franco
    2012-09-30T08:38:23

    Funcionava comigo.

  • Victor
    2012-09-29T22:56:48

    sempre assoprei e sempre funcionou.... Globo ta sem materia?

  • Cristiano Palmer
    2012-09-29T22:29:30

    Eu não assopro cartucho desde o SNES, faz muito tempo isso! E sempre funcionou!

  • Fabio Perrotta
    2012-09-29T15:56:58

    Matéria com 20 anos de atraso...

  • Roberto Plettes
    2012-09-29T15:56:50

    Nada a vê, que matéria desnecessária

  • HERINGTON MAULAZ
    2012-09-29T08:25:43

    O problema em soprar, é que quando fazemos isso, as vezes(quase sempre) sai um sopro "molhado" e é a saliva que faz a desgraça toda.

  • Emerson Lima
    2012-09-28T21:58:05

    pqp, e agora que descobrem isso???

  • Airton Souza
    2012-09-28T17:29:33

    Um vento a soprar é um vento a curar ♫ Nunca estragou um cartucho lol nem disco lol

  • Marcello Braz
    2012-09-28T15:04:43

    matéria com, no mínimo, 14 anos de atraso.

  • Marcio Borde
    2012-09-29T23:43:19  

    Mais uma matéria lixo com o padrão techtudo de qualidade. Vou entrar na minha máquina do tempo invisível e "me" avisar sobre isso.

    recentes

    populares

    • Marcio Borde
      2012-09-29T23:43:19  

      asuhashuhuahuauhhuahuhu Os comentaristas do techtudo sao melhores que as matérias, até pq nao precisa muito!!! To criando um face só com comentarios do TechTudo

    recentes

    populares

    • Marcio Borde
      2012-09-29T23:43:19  

      Compra uma "ficha" me telefona e me avisa também!!

  • Tiago Ribeiro
    2012-09-28T15:44:16  

    Tá. E quem concorda que esse estudo veio meio tardio, hein!? Falta do que fazer é complicada... tem gente precisando lavar uma louça! Hahaha!

    recentes

    populares

    • Tiago Ribeiro
      2012-09-28T15:44:16  

      Muito bom, muito bom... IUhaiouahioahiouahIOAUhiOA....

    recentes

    populares

    • Tiago Ribeiro
      2012-09-28T15:44:16  

      Na verdade, esse estudo já existe desde a era Mega Drive/SNES, o Techtudo que resolveu publicar agora...

  • João Rodrigues
    2012-12-15T17:06:46  

    E agora que eles avisam?

    recentes

    populares

    • João Rodrigues
      2012-12-15T17:06:46  

      kkkk

  • Roronoa Zoro
    2012-09-28T12:10:56  

    Nossa mudou minha vida essa matéria... Porque não fazem prévias de jogos, analisem os recentes lançamentos das plataformas, coloque curiosidades sobre games que interessam a todos, enfim, mudem um pouco o conceito das matérias postadas e a mentalidade de vocês lembre-se que agente vem aqui para lançar sobre GAMES! e não sobre coisas fúteis, isso não interessa para os leitores dessa página, queremos GAMES! fica o desabafo.

    recentes

    populares

    • Roronoa Zoro
      2012-09-28T12:10:56  

      Se isso que esse jovem falou fosse verdade, o Zeebo teria mais fãs do que o Atari, e isso jamais será verdade. Os clássicos são assunto interessante e sempre serão para quem os curtiu e curte até hoje!

    recentes

    populares

    • Roronoa Zoro
      2012-09-28T12:10:56  

      Ele não sabe o que escreve.