Internet

16/09/2012 13h00 - Atualizado em 16/09/2012 13h00

Facebook é plagiado por rede social chinesa

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Enquanto o Facebook é bloqueado na China, as redes sociais do país tentam se inspirar no rede do Mark Zuckerberg para atraiar usuários. O site RenRen, por exemplo, está lançando um novo layout de perfil claramente inspirado, para não dizer copiado na cara de pau, no Facebook. O design das novas páginas da rede social asiática é idêntico ao da Timeline da maior rede social do mundo.

Plágio fica evidente nas imagens do site chinês (Foto: Reprodução)Plágio fica evidente nas imagens da rede social chinesa (Foto: Reprodução)

Aliás, manter-se mais parecido possível com o Facebook é um objetivo do Renren desde que ele foi lançado, em 2005. Tanto o feed de notícias quanto os perfis e aplicativos móveis são iguaizinhos aos do seu “concorrente ocidental”. O caso chamou a atenção até mesmo de um engenheiro que trabalha na área de interface visual do Facebook, Stefan Parker. Em seu perfil na rede social, ele fez um comentário sobre a funcionalidade da página chinesa.

“Ele faz exatamente igual, flutua, tem o equilíbrio igual ao nosso, tudo. Até a questão da barra de rolagem para expandir o perfil quando se carrega um determinado número de assuntos é igual”, disse, visivelmente insatisfeito com o plágio.

Mas a Renren não está nem aí para isso e está fazendo uma divulgação pesada de seus novos atrativos, com fotos promocionais que mostram vários itens visivelmente copiados do Facebook, como a foto de capa e os eventos de vida. Recentemente, a empresa ainda lançou uma cópia do Pinterest, o J.RenRen, com o mesmo objetivo e interface semelhante ao do original – trocando apenas o esquema de cores.

Anúncios destacam novo layout na rede social (Foto: Reprodução)Anúncios destacam novo layout na rede social (Foto: Reprodução)

Vale ressaltar que o Facebook é bloqueado na China e, segundo o diretor da empresa na parte norte da Ásia, Jayne Leung, vai continuar assim por um tempo. Segundo ele, Mark Zuckerberg não tem qualquer intenção de ampliar o investimento na região. Melhor para o RenRen, que tem mais de 160 milhões de usuários cadastrados.

Via Inside Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Carvalho
    2012-09-17T22:04:51

    Para mim oque estraga o Facebook é ter aquela maldita Linha do Tempo. Só voltei a usar depois que descobri a extensão para removê-la (chamada Remove Timeline).