O Google Street View , agora, se tornou objeto de arte. O artista Paolo Cirio criou um projeto de fotografia chamado Street Ghosts ("Fantasmas das Ruas", em tradução livre), que tem como objetivo pegar imagens capturadas pelas câmeras do serviço da gigante da web, aplicar efeitos e transformar em obras conceituadas. Segundo ele, a ideia de suas criações é “reintroduzir” estas pessoas, flagradas sem autorização, ao mundo real.

O que Cirio faz para isso é o seguinte: ele escolhe uma determinada foto de uma pessoa no Street View, depois imprime em tamanho real no papel, corta e então coloca os “pôsteres” na exata localidade onde elas apareceram no “mundo virtual”. A ideia é bem diferente e vem atraindo atenção.
O artista publicou, em seu site oficial, alguns detalhes sobre as obras. “Neste projeto, expus os espectros do domínio dos dados privados e mal apropriados pelo Google: os corpos capturados pelas câmeras do Street View, cuja presença marquei no Street Art Fashion em um mundo real, onde são fotografados. As imagens não oferecem detalhes, mas as corres borradas e linhas nos pôsteres dão um aspecto fantasmagórico às figuras humanas, revelando um tipo de sombra digital assombrando o mundo real”, escreveu.
O trabalho de Cirio já pode ser encontrado em cidades como Nova York, Berlim e Londres. O projeto possui um site oficial que tem até mesmo um mapa onde os “fantasmas” podem ser encontrados. O que você acharia de um projeto como esse no Brasil?



Via Peta Pixel