10/09/2012 14h16 - Atualizado em 10/09/2012 14h16

Grupo imprime carro elétrico que atinge 140 km/h

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Um grupo de engenheiros belgas resolveu unir duas tecnologias de ponta em um só projeto: os carros elétricos e as técnicas de impressão em 3D. O resultado foi um pequeno fórmula elétrico batizado de Aeiron. Impresso, o modelo foi desenhado para disputar uma competição que envolve estudantes de engenharia do mundo inteiro, a Formula Student Challenge.

Carro tem desempenho que assusta muito esportivo a gasolina (Foto: Reprodução)Carro tem desempenho que assusta muito esportivo a gasolina (Foto: Reprodução)

Os estudantes usaram recentes técnicas de impressão tridimensional que possibilitam a modelagem de objetos grandes o suficiente para compor um carro. Uma vez construído, o Aerion teve seu teste de fogo no asfalto do circuito de Hockenheim, na Alemanha – sede do GP de Fórmula 1 daquele país nesta temporada.

Por lá, as medições determinaram o rendimento interessante do carrinho. Destinado a ser mais rápido que os concorrentes, o Aerion tem chassi monocoque, como todo Fórmula, e foi desenhado com foco no desempenho e na redução de peso. O carro belga pode atingir até 140 km/h e vai da inércia a 100 km/h em apenas 3,2 segundos – espaço de tempo invejado por muito carro a combustão.

Poucas partes do carro não puderam ser impressas por conta das limitações da tecnologia de impressão 3D. De resto, toda a carenagem do Aerion foi impressa e usa compostos biológicos para reduzir peso e diminuir custos.

Via Autopia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Gontijo
    2012-09-14T00:10:42

    Indecente!!! Estão de parabéns, o Formula a combustão já é dificílimo de fazer, esse aí então...