Internet

07/09/2012 07h40 - Atualizado em 10/09/2012 20h15

'Hipster do Brega' é a nova mania do Facebook no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma nova mania chegou ao Facebook no Brasil: o Hipster do Brega. Com um tom bem humorado e “homenageando” alguns clássicos “bregas” da música brasileira com uma cara “hipster”, usando montagens "à la Instagram" e versões em inglês dos versos das músicas. Criada no fim de junho, a página é um sucesso e já soma quase 30 mil curtidas.

Página tem quase 30 mil curtidas no Facebook (Foto: Reprodução)Página tem quase 30 mil curtidas no Facebook (Foto: Reprodução)

Entre os memes mais famosos estão “I’m ugly but I’m trendy”, ou “Eu sou feia, mas tô na moda”, em referência ao bordão da funkeira Taty Quebra-Barraco, “Wave Wave Look The Wave”, da música “Onda, Onda, Olha a Onda” do Tchakabum, e “I’ll Pass Cerol In Hand Like This, Like This”, mais conhecido como “Vou passar cerol na mão, assim, assim”, do Bonde do Tigrão. Tudo com elementos hipsters decorando as imagens.

O TechTudo entrevistou o criador do projeto, o humorista Daniel Pinheiro, que explica que não desenvolveu o Hipster do Brega pensando na audiência. Segundo ele, tudo começou com uma brincadeira entre amigos. Apesar de já trabalhar com humor em seu site, Daniel garante que sequer sonhava com tanta repercussão nesta página.

“A ideia saiu de uma conversa de boteco. Eu, meu parceiro de comédia Nil Agra e nosso amigo Tomas Kenedi, da banda Libera O Badaró, estávamos conversando sobre os Hipsters. Fiz umas montagens para enviar para eles, só como brincadeira, e de repente o compartilhamento foi maior do que eu pensei e nasceu o Hipster do Brega. Não vou pagar de ‘Gina’ e dizer que foi um super-projeto, nunca planejei muito o Hipster. Sempre foi na brincadeira, na piada e no clima de nostalgia”, revelou.

Hipster do Brega reúne montagens ironizando músicas "bregas" (Foto: Reprodução)Hipster do Brega reúne montagens ironizando músicas "bregas" (Foto: Reprodução)

No entanto, com o crescimento constante dos compartilhamentos das imagens pelas redes sociais, foi criada até uma equipe para administrar de melhor forma a página. Segundo ele, este ramo do humor na Internet não para de crescer. Por isso, não há dúvida de que é preciso investir.

“Eu faço as montagens e as vezes só de achar uma foto medonha de um artista brega na Internet já vale uma figurinha do Hipster. Acho que o alcance que a Internet dá ao humorista é algo maravilhoso, desde encontrar o público-alvo até encostar em novos públicos. Agora, temos que tomar cuidado com o plágio. Piada tem dono”, observou.

O hipster é brega?

Até Nissim Ourfali entrou na brincadeira (Foto: Reprodução)Até Nissim Ourfali entrou na brincadeira
(Foto: Reprodução)

Mas afinal: o que há de brega no hipster e de hipster no brega? De onde saiu de unir estas duas vertentes? Segundo Daniel, apesar de parecerem dois ramos diferentes, ambos têm muitas características em comum.

“Acho que o nosso oldies brasileiro é o brega, fez muito sucesso, passou, e hoje é brega, é trash. Muitas vezes por ser uma vertente tão pequena, nada mainstream, é vintage, e vintage é hipster! Quase tudo no hipster é brega! Roupa de brechó, combinações enfadonhas, escrever em inglês, “só gosto do que ninguém gosta”. É muito brega! Quer coisa mais brega que o termo fashionista?”, brincou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clenio Alves
    2012-09-07T18:51:48

    cada lixo de matéria que vejo nesse site...ôoooo decadência !!!!

  • Diane
    2012-09-07T16:31:37

    E qual a novidade? Já esta mais do que provado que a grande maioria dos brasileiros adoram futilidade.

  • Joao Santos
    2012-09-07T12:38:45

    Hahaha, Julio Medeiros pensou exatamente o que eu pensei. Jabazão feio aqui no TechTudo. Promovendo sites, páginas de amigos e tal, que ridículo.

  • Nívea
    2012-09-07T20:38:46

    To chegando a conclusão que a maioria dos que comentam no G1, são pessoas da terceira idade,recém chegados á internet que não veem sentido em nada que é publicado...a matéria não foi criada para vcs..é pra galera jovem do "feice", que adora se divertir com bobagens.Problem?!

  • Itagiba Neto
    2012-09-07T12:49:58  

    Não bastam errar em português... o erro tem que ser poliglota agora... IN hand não seria: DENTRO da mão???

    recentes

    populares

    • Itagiba Neto
      2012-09-07T12:49:58  

      Obvio que...não!!! "In" não quer dizer sempre "dentro" mas também para indicar localização, dependendo do contexto.

    recentes

    populares

    • Itagiba Neto
      2012-09-07T12:49:58  

      kkkkk.. Dá zero pra ele!!