Sistemas Operacionais

19/09/2012 15h08 - Atualizado em 19/09/2012 16h09

Vale a pena atualizar para o iOS 6?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A expectativa em torno da chegada do iOS 6 era grande. Mas agora que ele chegou fica a pergunta: vale a pena atualizar o seu aparelho da Apple para a nova versão do sistema operacional? Se por um lado ele possui diversas novidades bem interessantes, de outro ele substitui alguns serviços e pode causar bugs em determinados aplicativos.

iOS 6 já pode ser baixado oficialmente (Foto: TechTudo)iOS 6 já pode ser baixado oficialmente (Foto:
TechTudo)

O TechTudo preparou esta lista com algumas mudanças que o seu dispositivo pode sofrer ao atualizar seu software. Confira os prós e contras e chegue à conclusão sobre o quanto vai valer este update. Vale ressaltar que o iOS 6 só é compatível com iPods Touch de quarta geração, iPad 2 e novo iPad, além dos modelos de iPhone 3GS, 4, 4S e o já anunciado iPhone 5.

Google Maps x “Apple Maps”

Uma mudança significativa do novo iOS é o seu sistema de mapas. Pela primeira vez desde o lançamento do primeiro iPhone, o sistema operacional móvel da Apple não terá mais o Google Maps embutido. A companhia resolveu lançar o seu próprio app para informações de navegação e localização.

O programa é até bem interessante, mas no Brasil algumas das principais funções, como imagens em três dimensões, comando de voz e detalhes de trânsito não irão funcionar. Alguns destes serviços já podem ser utilizados nos Mapas do Google. Ou seja, a instalação do novo iOS para os usuários brasileiros pode ser um grande prejuízo.

YouTube não está mais embutido

Além dos Mapas, outro aplicativo criado pelo Google que também vinha embutido no iOS e agora foi removido é o do YouTube. O site de vídeos mais famoso do mundo agora só pode ser usado por usuários do sistema operacional móvel da Apple pelo Safari ou por meio de um aplicativo gratuito.

Pouca coisa muda neste quesito, já que o funcionamento é mais ou menos o mesmo – e o novo app do YouTube é até melhor. A única diferença é que você vai ter que fazer o download dele após instalar o iOS 6.

Integração com o Facebook

Sincronizar contatos e eventos, curtir na App Store e compartilhar dados de produtos adquiridos pelos serviços da Apple no Facebook: tudo isso agora é possível com o iOS 6. Sem falar nos novos widgets na Central de Notificações. Para quem é viciado na rede social de Mark Zuckerberg, não há dúvida de que o novo sistema operacional móvel da Apple é uma ótima opção. Com ele, o Facebook está sempre a um pequeno toque de distância na maior parte das suas atividades diárias.

A rede social para os apaixonados por jogos, Game Center, também ganhou algumas mudanças em relação ao Facebook. Agora, é possível publicar suas pontuações no site, e até mesmo pelo Twitter, além de receber recomendações de acordo com seus amigos da maior rede social do mundo.

App Store redesenhada

Se você estava acostumado a navegar pela App Store do jeito que ela é hoje, pense bem antes de atualizar para o iOS 6. A loja online da Apple mudou bastante. Ela tem listas com o estilo Cover Flow, inspirado no iTunes, com imagens maiores, exibição de resultados de busca em fichas de informações e o fim da necessidade de utilização de autenticação de login e senha a cada download. Ficou até mais bonito, mas bem diferente.

Compatibilidade com Apps

Bugs, problemas de compatibilidade com aplicativos, travamentos e erros em geral são questões comuns em updates de sistemas operacionais, e no iOS 6 não deve ser diferente. O usuário que atualizar o software deve ter consciência disso. Sem falar na possível lentidão do download nos primeiros momentos em que o arquivo for disponibilizado.

Bloqueio de Chamadas

O recurso Não Perturbe é um dos que mais devem fazer sucesso no iOS 6. Agora, é possível bloquear chamadas e até mesmo enviar mensagens de texto automáticas para aquela pessoa que estiver lhe perturbando ou então ligando em um horário inadequado.

Siri

Recurso disponível somente no iPhone 4S e no novo iPad - e futuramente no iPhone 5 -, o Siri recebe um update de qualidade no iOS 6. No Brasil, a principal modificação é o fato de ele agora reconhecer estabelecimentos comerciais do nosso país. O Siri também passa a entender novos contextos e a compartilhar mensagens em redes sociais, podendo tuítar ou postar no Facebook diretamente. Além disso, agora é possível conferir pelo assistente notícias sobre esportes, como horário dos jogos, escalações dos times e resultados.

Porém, ainda fica faltando a questão da compatibilidade com o idioma em português. Para buscar lugares próximos, o usuário brasileiro deve conversar com o assistente virtual em inglês ou espanhol.

Melhorias na acessibilidade

O iOS 6 também traz novidades para os usuários que são deficientes físicos, e até mesmo para crianças. Agora, graças ao recurso Acesso Guiado, é possível escolher um aplicativo específico e aplicá-lo como o único a ser aberto pelo smartphone ou tablet. Além disso, existe a possibilidade de desabilitar algumas partes da tela touch, tornando possível utilizar o aparelho com poucos toques.

FaceTime, Safari, Mail e etc.

Há ainda novidades pequenas, porém interessantes em aplicativos nativos do iOS. O FaceTime, app de conversa por vídeo, por exemplo, agora pode ser utilizado via 3G e não somente por Wi-Fi, como era anteriormente.

Já o famoso navegador de Internet da Apple, o Safari, agora tem leitura offline, upload de imagens, modo tela cheia e sincronização via iCloud, além de integração direta com o Facebook. Enquanto isso, no Mail, há uma nova caixa de contatos VIP, lista de mensagens sinalizadas e também assinaturas separadas para cada conta.

O novo sistema inclui também o recurso Grupos de Fotos Compartilhadas. Com ele, fica mais fácil compartilhar fotos com contatos pré-estabelecidos em tempo real, em uma interface semelhante à do Instagram. Assim, os usuários que possuem aparelhos da Apple são avisados imediatamente quando as novas imagens chegam aos seus dispositivos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Jucá
    2012-09-19T20:32:10

    eu acabei de atualizar veio com o msm bug que o jayme falou, o rede Wi-fi quando vc tenta entrar em alguma ele abre o navegador no site da apple e diz q a pagina nao foi encontrada

  • The Rocketeer
    2012-09-25T10:31:26

    Atualiza pro Galaxy S3. Beeem melhor.

  • The Rocketeer
    2012-09-25T10:31:01

    Atualiza pro Galaxy S3. Bem melhor!

  • Guilherme Reis
    2012-09-23T13:20:01

    Quem tiver o serviço iTunes Match eu não sugiro atualizar, a Apple não divulgou mas existe um bug ridiculo no qual todas as suas músicas não ficam disponibilizadas no aparelho. Aguardem.

  • Leandro Soares
    2012-09-23T05:49:51

    Com certeza vale a pena, e ainda senti uma melhora considerável no consumo de bateria. E não tive o problema de conexão do Wi-Fi.

  • William Curbani
    2012-09-21T13:31:58

    Não consigo sincronizar o ios 6 com o meu facebook. coloco o e-mail e a senha vou em iniciar sessão e aparece a mensagem: Voce não pode iniciar uma sessão no iphone porque optou por não usar a plataforma do facebook. ME ajudeemm!!! Obrigado

  • Henrique Gomes
    2012-09-21T12:32:24

    Meu iPhone atualizei no mesmo dia da Liberação do ISO 6, não tive ate agora nenhum Problema... esta otimo... Gostei muito... esta TOP

  • José Ramalheira
    2012-09-20T18:33:38

    Não consigo atualizar nada no Appstore. de resto tudo ok

  • Suh Des
    2012-09-20T10:48:04  

    Já normalizaram o bug do wifi? Levei um susto, pensei que era do roteador ou do iPod!

    recentes

    populares

    • Suh Des
      2012-09-20T10:48:04  

      nao he nada de mais, aconteceu comigo he so apertar ''cancelar'' que a internet vai estar funcionando automaticamente

  • Guilherme Schults
    2012-09-19T15:56:41  

    Vou esperar sair o Jailbreak Untethered para o IOS 6. Enquanto isso fico no 5.1.1 .

    recentes

    populares

    • Guilherme Schults
      2012-09-19T15:56:41  

      saiu...vc ja fez, guilherme? hehe

  • Fernando Pinto
    2012-09-19T15:34:04  

    Com certeza vale a pena... em relação ao youtube, não assistia muito video por ele, já no app do youtube é realmente melhor, mais simples. em relação aos maps, nunca me deu trabalho, até mermo pq eu uso o google earth para o ihone, muito melhor, e não vejo problema nenhum em falar em ingles com a "siri"... tbem nunca uso mermo!! atualizando iphone aqui!!! vamo ver de qual é!!!

    recentes

    populares

    • Fernando Pinto
      2012-09-19T15:34:04  

      Caro Fernando,você disse que não tem o menor problema em falar inglês com a siri...sorte sua pois seu português é péssimo. Me desculpe ser assim tão franco.

    recentes

    populares

    • Fernando Pinto
      2012-09-19T15:34:04  

      Cristiano foi enfático. Atualizei o meu aparelho assim que o novo operacional foi disponibilizado, as funcionalidades básicas do dia a dia pouco mudaram, alguns recursos acabam deixando o sistema mais atraente do que já era, em suma não muda muito a atualização, contudo, por menor que seja as alterações, é sempre bom estar atualizado.

  • Eduardo Nunes
    2012-09-20T12:10:49  

    Algum usuário que tenha o TOM TOM BRASIL pode confirmar se o mesmo está funcionando perfeitamente com essa troca de Mapas do iOS6?

    recentes

    populares

    • Eduardo Nunes
      2012-09-20T12:10:49  

      O que tem a ver um com o outro? São dois aplicativos independentes.

    recentes

    populares

    • Eduardo Nunes
      2012-09-20T12:10:49  

      Ouvi dizer que o TomTom sofreria com a alteração dos mapas, mas já que não tem nada a ver um com o outro... Já esclarece minha dúvida!

  • Jayme Filho
    2012-09-19T20:23:32  

    Ja veio com bug, se vc sair da rede wifi, quando tenta voltar ele abre uma pagina da apple e se vc cancelar ele derruba a sua conexao wifi

    recentes

    populares

    • Jayme Filho
      2012-09-19T20:23:32  

      o meu não veio com esse problema não... tanto que já desliguei e liguei de novo várias vezes para testar o facetime pelo 3G

    recentes

    populares

    • Jayme Filho
      2012-09-19T20:23:32  

      comigo aconteceu o bug mais o wi-fi nao foi derrubado