21/09/2012 06h00 - Atualizado em 21/09/2012 16h53

Veja cinco recursos para proteger suas fotos (e não acabar como a Nina)

Taysa Coelho
por
Da redação

Esta semana todos viram a personagem Nina (também conhecida como Rita, se preferirem), da novela Avenida Brasil, perder as fotos que incriminavam sua arqui-inimiga, Carminha. O TechTudo escolheu cinco recursos para você não passar pelo mesmo problema e proteger seus arquivos. São aplicações úteis para Windows, Mac, Linux e toda a sorte de sistemas operacionais para dispositivos móveis.

As opções de hospedagem de documentos na nuvem e defender pastas com senhas teriam permitido à mocinha dar continuidade ao plano de vingança. Caso você tenha alguma imagem da qual não possa abrir mão, assim como a cozinheira da novela, fique ligado nas dicas abaixo.

Dropbox

Dropbox é um serviço que armazena arquivos em servidores da nuvem, oferecendo funções como cópias de segurança, controle de versão, sincronização de documentos entre computadores e dispositivos móveis e muito mais. O programa está disponível para Windows, Linux e Mac e também apresenta aplicativos para Android, iOS e BlackBerry.

Dropbox (Foto: Dropbox)Dropbox (Foto: Dropbox)

O sistema funciona da seguinte forma: quando itens são copiados para a pasta do Dropbox em seu dispositivo, eles são enviados imediatamente para os servidores e para os demais aparelhos configurados. Se o registro tivesse sido feito com a câmera do celular ou do tablet da cozinheira, ela poderia ter aproveitado o recurso que envia fotos e vídeos feitos nos dispositivos móveis o mais rápido possível para a conta do usuário na Internet. E para evitar a perda de dados importantes, todas as versões dos arquivos são mantidas por um mês, mesmo depois de serem excluídos.

iCloud

Mas e se a cozinheira mais amada (e também odiada) do Brasil for uma fã dos gadgets da Apple? Nem assim haveria desculpas para perder as imagens. O iCloud é o serviço de armazenamento na nuvem da empresa americana para iPhone, iPad ou iPod touch. O serviço sincroniza todos os dispositivos da Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos.

iCloud (Foto: Reprodução)iCloud (Foto: Reprodução)

Outro ponto importante do iCloud é o backup de arquivos. A aplicação apresenta um sistema de segurança que, quando ativado, faz a sincronização entre todos os seus documentos, tanto dos dispositivos móveis, quanto os da nuvem. A cópia de segurança dos aparelhos com iOS é realizada via Wi-Fi, sempre que o aparelho é carregado. O conteúdo hospedado na web pode também ser visualizado ou editado pelo Mac ou PC através do site do programa.

Evernote

O Evernote é mais um ótimo exemplo de que a mocinha de Avenida Brasil deu mesmo bobeira. Ele é mais um recurso de hospedagem online que permite coletar, organizar e anotar qualquer informação contida no computador, celular, ou, até mesmo, através do website. Todo o conteúdo é sincronizado em um banco de dados virtual só do usuário. O aplicativo roda tanto em Windows quanto Mac, além de apresentar versões para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone, sendo, desta forma, acessível de qualquer lugar, sem deixar de ser seguro.

Evernote (Foto: Reprodução)Evernote (Foto: Reprodução)

Um dos diferenciais de Evernote é sua função organizadora. Além da atualização das notas via cloud computing , o programa dispõe de um recurso de reconhecimento de escrita que "magicamente" torna o texto impresso e manuscrito das suas imagens pesquisável. Se a Nina encontrasse algum bilhete que incriminasse a vilã e tirasse uma foto, não teria dificuldades em encontrar o registro no sistema. É possível achar notas depois por meio das palavras-chave, títulos, marcadores ou até mesmo da localização, inseridos no post.

Secretum

Caso a ex-moradora do lixão quisesse proteger também o seu celular ou tablet contra possíveis ataques de bisbilhoteiros, ela poderia baixar o aplicativo Secretum. Compatível com os sistemas operacionais Android e iOS, o programa permite guardar todas informações, como fotos, notas, sites e contatos em um mesmo local, protegidas por senha.

Secretum (Foto: Reprodução)Secretum (Foto: Reprodução)

E se fosse questionada pela fofoqueira da Zezé, outra empregada da família Tufão, do porquê do aplicativo, ela poderia "provar" que não havia nada a esconder. Afinal, para dar ainda mais segurança e privacidade, o app permite que seja criada uma senha falsa, para que o usuário possa “provar” a quem quer que seja que o baixou somente por curiosidade, por exemplo.

SysTools Folder Lock

Caso um dos personagens da novela resolvesse "fuxicar" o computador pessoal da moça, as provas contra a loira fatal  estariam seguras com o SysTools Folder Loc, um protetor de pastas e arquivos. O software para Windows permite ocultar o conteúdo desejado ou adicionar uma senha mestre para permitir o acesso a uma pasta ou arquivo.

SysTools Folder Lock  (Foto: Reprodução)SysTools Folder Lock (Foto: Reprodução)

A interface do software é bastante simples: os principais botões são o de bloquear e desbloquear conteúdo no seu disco rígido.  Durante todo o processo de criação da senha e seleção das pastas ou arquivos, você será acompanhado por um tutorial explicativo para que você tenha certeza do que está fazendo.

Se a Nina fosse leitora do TechTudo não teria perdido as fotos e a uma hora dessas estaria livre das armações de uma das maiores vilãs da telenovela brasileira. Não marque bobeira como a mocinha da história de João Emanuel Carneiro e proteja todos os seus arquivos confidenciais, de preferência das duas formas apresentadas: hospedando na nuvem e defendendo com senha.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Márcio Lessa
    2012-09-22T07:54:30

    Ninguém aguenta mais essa novela, a culpa é do autooooorrrr. Até eu conseguiria escrever uma história com mais lógica que ele. A Nina está alheia aos avanços tecnológicos, ela não conhece nenhum recurso e ninguém usa celular nessa novela mesmo, como disse o amigo. O pior é que o cara ganha muito acima da média dos brasileiros pra escrever uma porcaria dessa.

  • Guilherme Manso
    2012-09-21T20:38:05

    Onde está o Skydrive na matéria??? Boicote????

  • Julio Otaviani
    2012-09-21T19:13:54

    A Nina é muito antiga....rs....ela pega dinheiro em sacola....rs.....guarda fotos impressas (deve ser só ela no Brasil todo).....rs....e não tem nem um pen drive.......realmente essas besteiras novelisticas...foram demais....

  • Jairsimones
    2012-09-21T18:54:37

    que besteira!achei que tivesse outros meios,e nao so em celular, tablet e coisas assim, mas nem tudo esta perdido pois o velho nilo tem uma foto,so que a nina nao sabe!!!!!!!!!!!

  • Elenilson Rios
    2012-09-21T18:43:50

    Onde aquela burra guardou o memori card da maquina?

  • Kécholino Cabeçudas
    2012-09-21T17:29:11

    o Tufão não assiste a novela?? huAUHAUHHU

  • Antonio Pinto
    2012-09-21T17:02:32

    Passa para Boninho, Escritor, Diretor da novela que burrice novel[istica tem limite. Quando chegam neste ponto saio fora da TV. Anunciantes perdem pois deixam de ter mais telespectadores.

  • Diego Pereira
    2012-09-21T16:28:16

    um pen-drive ou até um e-mail já estava de bom tamanho..rsrs

  • Silvio Araujo
    2012-09-21T16:11:54

    gosto muito de avenida brasil , enquanto ao cerco tecnologico a gente imagina um faz-de-conta e fica tudo certo,,afinal é novela né?!

  • José Rando
    2012-09-21T20:51:25  

    Ninguém usa celular e atravessam a cidade para dar um recado. A Nina sempre conta para os vilões o que ela vai fazer. Não pode dar certo mesmo. ... hehehe. O burro da estória é o autor, que não tem competência para criar situações inteligentes para a trama. O vilões e os mocinhos da novela são todos burros na novela.

    recentes

    populares

    • José Rando
      2012-09-21T20:51:25  

      Fernando Guimaraes, doeu porque? Estória, embora em desuso atualmente, era muito usado para designar contos, fábulas, enquanto história para fatos e atos da humanidade.

    recentes

    populares

    • José Rando
      2012-09-21T20:51:25  

      ai fernando , se nao sabe n fala , hahahahahaha

  • Raphael Basso
    2012-09-21T13:38:23  

    Só cliquei por causa da gostosa na capa :/ boa estratégia estagiários...

    recentes

    populares

    • Raphael Basso
      2012-09-21T13:38:23  

      kkkkkkkkk eu tbm!!

    recentes

    populares

    • Raphael Basso
      2012-09-21T13:38:23  

      e eles cantando atrás da baia...21tátátá....21tátátá....e alguém mais olha o post e vira 22tátátá....22tátátá....