Fabricantes

11/09/2012 08h54 - Atualizado em 08/07/2013 09h36

Nasa financia projeto de aeronave que rotaciona em 90 graus em pleno voo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A NASA está financiando o projeto de um avião com uma proposta inovadora. Para atingir velocidades que atravessem a barreira da propagação do som, o SBiDir-FW, criado por técnicos da Universidade de Miami, gira horizontalmente em 90 graus. A ideia é mudar sua relação de largura versus comprimento. Isso altera o comportamento aerodinâmico da nave, reduzindo o atrito e permitindo que um mesmo motor possa levar o avião às velocidades subsônicas e supersônicas.

Foto mostra configuração supersônica do avião, onde comprimento supera largura (Foto: Reprodução)Foto mostra configuração supersônica do avião, onde comprimento supera largura (Foto: Reprodução)

O conceito se explica a partir da compreensão de que o voo de uma máquina precisa endereçar dois momentos diferentes: o pouso e a decolagem, que são facilitados com asas largas; e o processo do voo em si,  muito mais simples e econômico na medida em que a aeronave tenha menos largura e mais comprimento. O projeto visa acabar com o impasse de que aviões subsônicos e supersônicos necessitem de designs conflitantes.

Nessa posição, o avião tem melhor desempenho para velocidades de cruzeiro e para pouso e decolagem (Foto: Reprodução)Nessa posição, o avião tem melhor desempenho
para velocidades de cruzeiro (Foto: Reprodução)

É para resolver esta questão que o modelo proposto seria disposto na horizontal no momento da decolagem e para voar em velocidades subsônicas, e ficaria em posição vertical quando precisasse acelerar o suficiente para ultrapassar a barreira do som. Uma vez suspenso no ar, ele rotacionaria para uma posição onde comprimento superaria largura - a ideal para reduzir a resistência do ar. Toda essa manobra seria feita apenas acionando pequenas asas – elas causariam a pressão aerodinâmica, que alteraria o posicionamento da nave.

Conheça também o jogo que lembrou os 66 anos do incidente com OVNI em Roswell no Doodle do Google!

A NASA prometeu $100 mil para ajudar aos designers a levar o SBiDir-FW à fase de testes em túnel de vento. Se tudo correr bem, há chance de um outro prêmio, no valor de $500 mil, que ainda não seria o suficiente para a construção da aeronave.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • CARLOS
    2012-09-11T12:43:54  

    ALESSANDRO, A FORMA DE DISCO ( OVNI), É A MAIS PERFEITA ! ESTAMOS CHEGANDO QUASE LÁ ! A PROPULSÃO É QUE O PROBLEMA ! PARA VIAGENS INTER-ESTELARES , SÓ VIAJANDO A VELOCIDADE DA LUZ E COM OS TRIPULANTES HIBERNANDO ATÉ CHEGAREM AO DESTINO !

    recentes

    populares

    • CARLOS
      2012-09-11T12:43:54  

      Viajar na velocidade da luz é fisicamente impossível.

  • Tiago
    2012-12-07T14:52:43

    na verdade isso projeto aí já existe e olha lá se não está pronto, eles apenas soltaram uma " dica" na imprensa daqui alguns dias ele já tá voando por aí,

  • Dani Nakamura
    2012-09-11T20:34:00

    Prevejo saquinhos de vômito cheios (cinética wins). xD

  • Idenir Carneiro
    2012-09-11T14:20:40

    Estamos chegando lá, se é verdade ou mentira sobre os OVNs estamos chegando perto de descobrir, isso só o tempo nos mostrará!

  • Alessandro Quintanilha
    2012-09-11T12:32:07

    Prevejo fanáticos por OVNIS vendo no céu e jurando que é alienígena.