11/09/2012 07h40 - Atualizado em 11/09/2012 07h40

Nokia investiga o porquê do 'fail' no comercial do Lumia 920

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os erros na produção dos vídeos da campanha de marketing do Lumia 920, pelo visto, tiraram a Nokia do sério. Depois da enorme repercussão dos "fails" nas filmagens, a cúpula da empresa emitiu uma nota pedindo desculpas e, posteriormente, garantiu que já abriu uma investigação interna para apurar “o que aconteceu” no caso.

Fail no vídeo virou polêmica na web (Foto: Reprodução)Fail no vídeo virou polêmica na web (Foto: Reprodução)

Em uma análise minuciosa nos vídeos demonstrativos do Lumia 920, diversos internautas notaram que as imagens da função de estabilização de imagem não foram captadas com o celular, como o comercial deixava a entender. Nem mesmo as fotografias estáticas, supostamente produtos da câmera com tecnologia Pureview, teriam sido tiradas com o novo smartphone. A polêmica foi grande e gerou uma repercussão muito negativa para a Nokia em pleno dia do lançamento do aparelho.

Susan Sheehan, representante da empresa, conversou com o Bloomberg sobre o ocorrido e garantiu que providências serão tomadas. Ela lembrou que a Nokia não ludibriou os clientes, já que em nenhum momento afirmou que os arquivos teriam sido feitos – porém reconheceu que a companhia finlandesa errou ao também não avisar que os vídeos não foram feitos com o telefone.

“Entendemos que não foi intenção de ninguém enganar as pessoas, mas houve um péssimo julgamento na decisão de não explicar como foi feito o conteúdo”, disse ela.

Comparativo feito pelo site The Verge (Foto: Reprodução)Comparativo feito pelo site The Verge (Foto: Reprodução)

Posteriormente, inclusive, blogs internacionais chegaram a testar o Lumia 920 e constataram que o recurso funciona como deveria e entrega o que promete. Ninguém entendeu porque a Nokia, então, resolveu forjar as imagens.

Resta saber se este posicionamento será o bastante para que os consumidores não deixem a má impressão afetar a sua postura com relação à empresa neste momento. Afinal, se alguma coisa não ficou nada bem na foto – ou no vídeo – após tudo isso foi apenas a credibilidade da Nokia.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Oliveira
    2012-09-11T10:57:53

    O que importa é que o resultado real das fotos do Lumia 920 tem a mesma qualidade das fotos dos videos promocionais e o video também (ja mostraram a estabilização de imagem funcionando). É inegável que a câmera do Lumia 920 é espetacular!!!

  • Paulo Moreira
    2012-09-22T04:19:00

    Isso acontece pq pagam uma empresa de publicidade pra fazer a campanha, e ela muitas vezes nem conhece ou tem acesso ao produto por ele ainda não estar pronto. Todas fazem isso, a diferença é q desta vez deixaram furo. E em câmera, a Sammy apanha feio, nem as cameras digitais são boas, as dos celulares muito menos. A sorte da Samsung foi a Nokia ter feito a burrada de não usar Android, senão... Eu e muita gente usamos smartphone da Samsung só p causa do Google, pq em hardware a Nokia é melhor. Gosto da Samsung, mas meu sonho é Nokia com Android

  • Marcos Rodrigues
    2012-09-16T23:07:08

    Quase toda publicidade faz isso, ou dá para acreditar em propaganda de lanchonete ou e TV 3D? (Ou do "Points", rsrs). Outro exemplo são os e-reades com Glowlight (Kobo, Kindle e Nook). Nunca que a tela fica iluminada igual a tela da propaganda.

  • Cláudio Ozório
    2012-09-11T15:18:46

    É muito comum em publicidade simularem o resultado apenas, exemplo os comerciais do macdonalds, alguém já comeu lá um sanduíche tão organizado e "grande" como o dos comerciais? a idéia era mostrar o que o cel faz e em momento algum ali diz que foi com o próprio aparelho, diferente da propaganda do pureview que informa que as cenas são com o aparelho, tá na cara que pecaram no acabamento, mas o certo é que apple e cia devem ter feito o alarde porque estão com medo da nokia, ninguém mais acreditava neles e olha ai os lumia ganhando premios de design e o windows phone batendo recordes.

  • Carlos Araujo
    2012-09-11T14:50:16

    Empresa grande é 'qui nêm qui' empresa pequena. Só que é grande! Isso acontece em 99% das empresas, ou seja, muito cacique pra pouco índio, e daí o índio não sabe pra qual cacique q ele tem que responder... daí o próprio índio vai lá e faz as 'coisas' de qualquer jeito e joga pra frente. Daí quando dá a mer... é que vão perguntar 'quem é que fez isso?'. Alguém acha que não foi isso que aconteceu?!?!

  • Leila Supplizi
    2012-09-11T13:55:05

    Sem contar que os aparelhos da Nokia não suportam nada. Só dá MEMÓRIA CHEIA. Uma porcaria, me arrependi de comprar.

  • Daniel Silva
    2012-09-11T12:44:58

    cel pode ser bom, mao uma camera digital é bem melhor.

  • Olavo Morett
    2012-09-11T11:44:35

    42 mer das pixels para ser colocado no lixo ,marketing reverso a nokia e coisa de louco.

  • Carlos Gomes
    2012-09-11T11:41:26

    por que não fala mal do samsung ou apple? publica a história o "PIMPIM" Video game da maçazinha!!! não interessa o que falam, vou comprar no lançamento o lumia 920!!

  • Adan Scaramelo
    2012-09-11T11:19:52

    Parabéns NOKIA!! Já começou mal... muito mal!!

  • Dilson Silva
    2012-09-11T11:02:10

    E la vai a techtudo/globo metendo o pau só por não ser iPhone

  • Fernando Gobbato
    2012-09-11T14:41:37  

    Puro FAKE, falar que o SIII É A PIOR DESTES BOMBINHAS TODOS AI... O SIII É O MELHOR QUE HÁ NO MERCADO. Tive o SII E agora tenho SIII, e posso garantir que a matéria é FAKE...

    recentes

    populares

    • Fernando Gobbato
      2012-09-11T14:41:37  

      A imagem é uma comparação apenas entre as CÂMERAS dos celulares, energumeno

    recentes

    populares

    • Fernando Gobbato
      2012-09-11T14:41:37  

      A camera do S3 é realemnte muito boa mas nao da pra comparar com as cameras da Nokia nao tanto o S3 quanto Iphone 4S tem cameras muito inferiores aos modelos Lumia ate mesmo ao N8 tenho em casa o S3 o 4S e um Lumia 900 sem comparaçao os outros podem ganhar em tudo mas em camera a Nokia humilia.

  • Carlos Reis
    2012-09-11T12:48:39  

    Na minha opiniao isso nao prejudicou a Nokia e sim valorizou o produto ja que afirmam que a a camera tem a mesma qualidade entao quer dizer que a camera e a melhor mesmo . Vou comprar esse Nokia assim que sair , enjuei do iPhone e iPhone e iPhone tem que comrar muitos app . Olha que trabalho na Apple aqui na Inglaterra hein

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2012-09-11T12:48:39  

      somos dois meu amigo!!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2012-09-11T12:48:39  

      Somos três!!!

  • Victor Cunha
    2012-09-11T09:00:46  

    Provavelmente o pessoal da publicidade não tinha um protótipo pronto e funcional, ou montou as imagens durante a produção da campanha, mas não atualizou com fotos reais do aparelho antes do seu lançamento oficial... rsrsr...

    recentes

    populares

    • Victor Cunha
      2012-09-11T09:00:46  

      exatamente!

    recentes

    populares

    • Victor Cunha
      2012-09-11T09:00:46  

      Leonardo Oliveira, Exatamente.

  • Paulo Rogério
    2012-09-11T08:49:49  

    Se a camera da Nokia é superior, pra que fazer isso?

    recentes

    populares

    • Paulo Rogério
      2012-09-11T08:49:49  

      Vou responder com uma pergunta: como fazer um comercial sem ter um produto final pronto? Como mostrar algo que ainda nem existe, mas conceitualmente e praticamente já é viável?

    recentes

    populares

    • Paulo Rogério
      2012-09-11T08:49:49  

      Na verdade foi a agência de publicidade quem fez isso. Vender "simulações" do produto é muito comum, vide o McDonalds ou as TVs 3D.