Fabricantes

19/09/2012 08h48 - Atualizado em 19/09/2012 08h48

Os piores jogos da série Street Fighter

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

A consagrada série de luta Street Fighter comemorou 25 anos no último mês. Mas, como toda grande saga que se preze, deixou algumas pedras pelo caminho. Apesar de não ser nada suficiente para “queimar o filme” dos personagens queridos pelos fãs, a franquia conta com alguns jogos muito ruins que são também pouco conhecidos. Saiba agora quais são eles e passe longe dessas verdadeiras bombas.

Jogos ruins também fazem parte da série Street Fighter (Foto: Reprodução)Jogos ruins também fazem parte da série Street Fighter (Foto: Reprodução)

- Street Fighter 2010

O primeiro jogo dessa pequena lista nem pode ser considerado um Street Fighter de verdade. Mas, ainda assim, leva o nome da saga no título, na caixa, no menu e por aí vai. Esse é o típico caso de jogo picareta, que vem apenas para chamar a atenção e não adiciona nada à famosa série e nem a seus fãs. Principalmente por um rápido motivo: ele não é de luta.

Street Fighter 2010 foi lançado em 1990 e apresenta uma interpretação exagerada do futuro, com carros voadores, alienígenas invadindo a Terra, cenários apocalípticos e muito mais. O que era para ser uma mera referência ao game de luta virou coisa mais “séria”, porque os produtores resolveram dar o nome do personagem principal deste game de Ken (ao menos na versão ocidental do game), dando a entender que ele seria o mesmo Ken dos outros jogos - aquele de roupas vermelhas e que tem o golpe “Shoryuken”.

Além da jogabilidade não ser boa e dos gráficos horríveis, a história do game era um desastre: Ken se aposentou dos campeonatos de “luta de rua” e virou um cientista, inventando uma substância que dá superforça aos humanos. Infelizmente, seu parceiro de laboratório é assassinado e sua fórmula é roubada, e é aí que o herói precisa agir novamente. Tudo a ver com Street Fighter, não?

Em Street Fighter 2010, Ken deixou de ser lutador para virar um cientista bombado! (Foto: Reprodução) (Foto: Em Street Fighter 2010, Ken deixou de ser lutador para virar um cientista bombado! (Foto: Reprodução))Em Street Fighter 2010, Ken deixou de ser lutador para virar um cientista bombado! (Foto: Reprodução)

- Street Fighter: The Movie

Inspirado em um filme ruim, o game Street Fighter: The Movie não tinha como ser bom, certo? É mais ou menos por aí mesmo! O game foi lançado na mesma época do primeiro filme baseado na série, lançado nos anos 1990 e que contava com o astro Jean-Claude Van Damme no papel de Guile. O game segue de perto o estilo visto em Mortal Kombat, que usa imagens de atores reais para os personagens do jogo. Mas, mesmo assim, o game não conseguiu ser divertido.

Os movimentos dos personagens até que tentavam imitar bem o que era visto nos outros jogos, como golpes especiais, Hadouken, Shoryuken, entre outros. No entanto, os efeitos tentavam ser mais “realistas” para casar com o clima dos personagens que eram vistos na telinha. O resultado foi um verdadeiro desastre visual.

Street Fighter: The Movie (Foto: Divulgação)Visual de Street Fighter: The Movie era decepcionante (Foto: Divulgação)

 

O jogo foi lançado para fliperamas e para os consoles da época (PSOne e SEGA Saturn), nos quais fez um trabalho pior ainda ao apresentar gráficos muito inferiores e uma jogabilidade mais travada. Ainda bem que as gerações mais recentes de jogadores não tiveram muito contato com essa pequena bomba e que hoje ela anda esquecida.

- Street Fighter Online: Mouse Generation

Este pode ser considerado tão ruim que nem existe mais! Mouse Generation foi uma versão bizarra de Street Fighter que foi lançada 2009 e desligada um ano depois. Exclusivamente online, o jogo permitia controlar personagens da série apenas com o mouse, sem a necessidade de teclado ou um controle normal de videogame.

Ryu com cabeça de peixe é só uma das bizarrices de Mouse Generation (Foto: Reprodução)Ryu com cabeça de peixe é só uma das bizarrices de Mouse Generation (Foto: Reprodução)

Não precisa pensar tanto para imaginar que a jogabilidade só com o mouse era bizarra de tão ruim. Você não sabia o que controlava direito e os bonecos mais pareciam feitos de pano. Isso até tinha um motivo especial, pois era possível trocar pedaços dos bonecos com outros personagens famosos – até mesmo personagens que não fazem parte do universo de Street Fighter, como heróis da cultura japonesa. Sem falar que era possível misturar até mesmo o sexo de alguns lutadores! Já imaginou o Ryu com o corpo da Chun-Li?

O jogo foi lançado no ocidente, mas, justamente por sua jogabilidade estranha e gráficos que não eram muito bonitos, não fez tanto sucesso. O fato de ter que jogar somente online também não agradou aos fãs, que deixaram o game de lado após ver como ele funcionava por um tempo.

- Street Fighter EX

O próximo jogo dessa lista nem pode ser considerado um verdadeiro Street Fighter, ainda que, ao mesmo tempo, seja um dos principais jogos da série. Street Fighter EX é uma co-produção da Capcom com a empresa Arika. A Arika era uma produtora japonesa que na época resolveu juntar alguns de seus personagens originais em um jogo de luta 3D com os heróis de Street Fighter, e a Capcom bancou e publicou o tal projeto. Assim nasceu a série EX.

Street Fighter EX (Foto: Divulgação)Street Fighter EX nem parece fazer parte da franquia (Foto: Divulgação)

Street Fighter EX não é exatamente ruim, mas foi mal recebido pela maioria dos fãs. Primeiramente por apresentar muitos personagens que não tinham qualquer relação com Street Fighter, além de os heróis da série ficarem um pouco deslocados no meio da bagunça. A jogabilidade não era lá grande coisa, pois tentava colocar toda a ambientação 2D no mundo de lutas 3D, imitando Tekken e outros sucessos da época. O game até rendeu algumas continuações, inclusive no PS2, mas parece que a Capcom desistiu da série.

- Street Fighter

Ok, colocar o primeiríssimo Street Fighter aqui é golpe baixo (com o perdão do trocadilho!), mas verdade seja dita: ele não se parece em nada com os jogos mais recentes. Até mesmo em comparação com o Street Fighter 2, que veio anos depois, podemos considerá-lo fraco como jogo de luta. Na época, era até divertido, mas hoje o jogo pode ser classificado como tantos outros que “envelheceram mal”.

Street Fighter (Foto: Divulgação)Primeiro Street Fighter não foi um jogo notável (Foto: Divulgação)

O game possui jogabilidade bem travada e, mesmo no fliperama da época na qual foi lançado, ele não tinha um controle muito bom. Fazer os golpes era difícil e os controles eram muito duros. Imagina hoje, em que cada mínimo movimento no controle conta? Tudo bem, é um clássico e devemos respeitá-lo, por isso não vale esculhambar o primeiríssimo Street Fighter a ser lançado. Mas convenhamos que ele não é lá um jogo memorável como foi Street Fighter 2 e suas seguintes edições. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro
    2012-10-10T12:00:27

    Havia um Street de nintendinho que só possuia Ryu,Guile,Zangief e Chun Li.Piratex total.Ainda assim, muito bacana.ADORO jogos difícieis.Me cago para FFs e jogos que sejam só para assistir um monte de CGs e falar que é difícil. Saudades de quando Mortal não era ridículo e parecia um drink no inferno. Saudades quando os jogos eram mais do que bonequinhas e você podia ter o orgulho de dizer que zerou Alex Kidd (por exemplo) com todas as 17 vidas e passando pelas fincas do 3º castelo!

  • Marcio Halcsik
    2013-01-01T23:14:00

    Eu tb gostava da série EX. Tinha alguns personagens bem bacanas como o Doctrine Dark e o Vulcano Rosso. Era divertidíssimo na época do PSOne.. todo mundo jogava e curtia. Foi um bom jogo na época.

  • Vinicius Andrade
    2012-12-31T18:20:57

    A matéria deveria se chamar: "Os piores jogos da série Street Fighter NA OPINIÃO DA TECHTUDO". É muito uma questão de gosto isso daí. Principalmente se tratando do primeiro SF. Muito fã xiita antigo de SF vai chiar com essa matéria.

  • Bruno Bagetti
    2012-12-30T13:08:16

    Eu gostova do Street Fighter EX !

  • Rafael Mendonça
    2012-10-06T18:35:59

    Parei de ler quando vi o EX na lista.

  • Rasal Albuquerque
    2012-09-20T17:17:34

    Street Fighter EX não era de tudo ruim, foi o primeiro jogo 3D da série e tem seus atrativos. Já Street Fighter foi simplesmente o primeiro jogo de luta 'versus', e teve aceitação suficiente na época pra ganhar uma continuação. Matéria tosca...

  • Paulo Cesar
    2012-09-19T13:08:54

    Falar que Street Ex e ruim e opinião de pessoa que não entende nada dessa serie!

  • Luciano Lopes
    2012-09-19T13:00:55

    ...acho o SF Ex muito bom!!! Apesar de personagens que nem sei de onde vieram....a jogabilidade é muito boa!

  • Mike Paschoal
    2012-09-19T12:18:38

    Na minha opinião, a Capcom deveria fazer a mesma coisa que o Mortal Kombat fez. Voltar as origens. Sei que uma coisa não tem a ver com a outra, mas a idéia de voltar as origens e ouvir os fãs da série acredito que o game pode voltar com tudo!

  • Kleber Vilela
    2012-09-19T11:11:55

    na minha opinião a série alpha foi a melhor ,pena que não fazem mais jogos 2d ,pois gostaria mto de ver um street fighter alpha 04 ou zero 4 .

  • Marcus Sousa
    2012-09-19T09:51:40

    No meu caso, eu trocaria Street Fighter EX Plus por Street Fighter vs Tekken. Achei que esse último não teve nenhum atrativo.

  • Alan Salomão
    2012-09-19T09:41:32

    Eu prefiro a série EX ao "clássico" SF2, acho a gameplay dela mais definida, sei lá, depois de ter jogado HORAS de Street Fighter alpha 3, eu considero tanto SF1 quanto SF2 como jogos que perderam a graça. E se eu quero um SF simples que nem SF2, eu simplesmente vou atrás do SSFIV.

  • Joaquim José
    2012-09-19T09:39:17

    Street Fighter EX e Street Fighter "1" são "bombas"... que matéria...

  • Andre Carvalho
    2012-09-19T13:14:21  

    Faltou SF X Tekken, que é um lixo.

    recentes

    populares

    • Andre Carvalho
      2012-09-19T13:14:21  

      Carlos Ferreira só lembrando que tekken é o segundo melhor jogo de luta atrás apenas do mortal kombat

    recentes

    populares

    • Andre Carvalho
      2012-09-19T13:14:21  

      O Street Fighter Ex é muito legal, mas envelheceu mal. Street vs Tekken é muito bom, o pessoal manja muito nos comentários...

  • Aldrey Pires
    2012-09-19T12:42:05  

    Desde quando Street Fighter Ex é ruim????? Fã que é fã gosta, tenho certeza.

    recentes

    populares

    • Aldrey Pires
      2012-09-19T12:42:05  

      Eu gostava de Street Fighter Ex.

  • Daniel Ferreira
    2012-09-23T19:26:15  

    Discordo que Street Fighter 2010 seja uma bomba, ele apenas não tem nada a ver com a séria de luta Street Fighter. Tanto que quando joguei ele no início da década de 1990 achei ele divertido e fui até a última fase, creio que não cheguei no final porque ele era daqueles jogos com dificuldade elevada da época (Nintendo 8-bits, Battletoads, etc.). Portanto o jogo não é uma "bomba" se for analisado separadamente da série Street Fighter. Mas gosto é gosto.

    recentes

    populares

    • Daniel Ferreira
      2012-09-23T19:26:15  

      Parte dos jogos difíceis mesmo Daniel!E Battletoads era absurdo!ahshauhhshahhasSaudade dos 8 bits.rs

  • Fernando Chaves
    2012-09-19T15:42:06  

    O 1º SF não é ruim e nem era. Foi um dos pioneiros de lutas de round numa época que os jogos estilo Double Dragon eram mania. Eu gostava muito do 1º SF eheheh era difícil conseguir acertar um hadouken.

    recentes

    populares

    • Fernando Chaves
      2012-09-19T15:42:06  

      Concordo contigo,Fernando,até o próprio articulista passou mais tempo se justificando da colocação do primeiro SF do que analisando o porquê dele estar ali. Julgar jogos que começam franquia como o próprio articulista colocou é" golpe baixo",pois também reconheço a dificuldade de encaixar um hadouken, um shoryuken ou o mais difícil, o tatsumaki senpuu kyaku até hoje nos emuladores, como o MAME,como todo mundo no fliperama ficava com os olhos esbugalhados quando eles entravam...e aí logo depois fomos brindados com o excelente Street Fighter II. Boa matéria,porém discordo da colocação do SF1.

    recentes

    populares

    • Fernando Chaves
      2012-09-19T15:42:06  

      concordo com os dois!Street 1 é o grande precurssor.E é bem interessante.Não justifica estar nesta lista.