Robótica

17/09/2012 20h06 - Atualizado em 17/09/2012 20h09

Robô em forma de mula de carga aguenta mais de 180 Kg

André Fogaça
por
Para o TechTudo

A Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas em Defesa dos Estados Unidos, a DARPA, acaba de apresentar uma nova versão do robô criado para o transporte de cargas. No formato de uma mula, o LS3 (sigla para "Sistema com Pernas de Suporte para Equipes", em português) é capaz de carregar mais de 180 Kg de suprimentos para tropas em campos de batalha.

LS3FieldTestingLS3 vai ser usado pelos fuzileiros navais
norte-americanos (Foto: Reprodução)

O LS3 realiza um movimento de patas muito similar a do animal que serviu de inspiração. Além do gesto, o robô recebe comandos de voz e de gestos para controlar a direção ou realizar outras tarefas. A velocidade máxima da máquina é de 4,8 Km/h, tanto em terreno irregular, quanto em locais planos. Pode parecer lento, mas esta é velocidade média em que um ser humano caminha.

A mula robótica está em desenvolvimento junto com o Cheetah, que carrega muito menos carga, mas consegue atingir até 45,5 Km/h, velocidade superior ao maior recorde que o homem pode alcançar. Por questões de segurança, não foram divulgadas as informações de autonomia de ambos, sabendo-se apenas que os dois são movidos a energia elétrica.


De acordo com a Agência, o LS3 será testado durante os próximos dois anos e os fuzileiros navais norte-americanos foram os escolhidos para contar com este auxílio. O robô deve levar equipamentos, suprimentos, armas, munição ou qualquer carga de um ponto a outro.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares