27/09/2012 08h00 - Atualizado em 27/09/2012 08h00

Samsung lança correção para código que apaga memória dos smartphones

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

A Samsung iniciou na última quarta-feira (26) a distribuição da correção para uma falha recém-descoberta que estaria presente em vários modelos da empresa. O bug permitia que um código malicioso apagasse, contra a vontade do usuário, os dados de dispositivos Android com a interface TouchWiz - desenvolvido pela própria companhia sul-coreana.

O Galaxy S3 é também vulnerável a falha (Foto: Reprodução)O Galaxy S3 é um dos aparelhos vulneráveis à falha (Foto: Reprodução)

A Samsung estará enviando a correção via OTA ("Over The Air", de comunicação à distância) aos dispositivos nos próximos dias, mas por enquanto somente o Galaxy S3 está sendo atualizado. Embora o site Android Central tenha garantido que o S3 era imune ao problema, parece que a Samsung não quis arriscar que seu principal produto sofra com este tipo de erro.

Outros aparelhos populares da companhia que também estão vulneráveis ao bug, como o Galaxy S2, devem receber a correção em breve.

O especialista em segurança online Ravi Borgaonkar demonstrou a falha no evento Ekopart Security Conference, e apontou que alguns aparelhos da Samsung já foram atingidos por ela. O erro se aproveita da combinação de um código remoto (USSD) com uma brecha no navegador de Internet dos Androids com interface TouchWiz.

Assim, é recomendado que os usuários de aparelhos da companhia utilizem o navegador Google Chrome, que é imune ao problema, pelo menos por enquanto.

Via PhoneArena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilderson Garcia
    2012-09-27T14:57:28

    Conforme a informação da propria publicação, o erro é no touchwiz da Samsung e não no Android!!! "os dados de dispositivos Android com a interface TouchWiz - desenvolvido pela própria companhia sul-coreana."

  • Marcio Borde
    2012-10-01T17:38:32

    Android é tosco d+ Sistema de pobre é isso, cheio de furos.

  • Facubr
    2012-09-30T08:45:04

    Realmente quem tem medo deve usar Iphone. Quem conhece o mínimo, usa Android tranquilo e sem riscos. É como comparar um carro com um trem. Os riscos de acidente no trem são menores. Mas prefiro o carro mesmo com maiores riscos.

  • Ralphy Rett
    2012-09-27T15:36:45

    Samsung e' lider, voces da Apple e' que tem inveja!! Claro que os smartphones da Samsung dao pau dia sim dia nao, mas a tela enorme compensa isso. E tambem os problemas de malware, e' so' apagar tudo e iniciar de novo, faço isso toda semana e nao e' ruim nao!! E tambem, quando ele pifar de vez, da' para usar como leque para abanar no calor ou mesmo como remo de bote, coisa que o iPhone atrasado nao faz. E o meu Samsung ja' e' remo desde 2009!! E isso tudo so' por R$ 2.000,00!!

  • Ronei Melo
    2012-09-27T11:23:12  

    "Eu quero liberdade"; "Quero um sistema operacional que não me deixe preso"; "Gosto de personalização"... Gosta de Android, AGORA AGUENTA !!!!!! E nem adianta dizer que iOS também tem falhas. Lógico, nenhum sistema é infalível, mas a comparação chega a ser covardia.

    recentes

    populares

    • Ronei Melo
      2012-09-27T11:23:12  

      Rafael Malta: Amigo, muitas da falhas encontrados no sistema da apple também são encontradas em windows/linux/unix/o cara*** a quatro. MAS como a reportagem é feita pra atrair o público, ele escrevem como se a apple fosse a única vunerável. A exemplo disso foi o "antenagate" do iphone 4, sendo q outros 200 aparelhos sofriam do mesmo problema. Mas imagina você publicando uma notícia "Celular da Nextel tem problema na antena" e outra "Novo smart da apple apresenta um problema na antena", obviu que a imprensa cai matando no q está na "moda", pois chama mais atenção.

    recentes

    populares

    • Ronei Melo
      2012-09-27T11:23:12  

      Conforme a informação da propria publicação, o erro é no touchwiz da Samsung e não no Andriod!!!

  • Marcelo Guerra
    2012-09-27T10:39:00  

    Basta ir nas configurações de SMS e desabilitar a opção "Carregar serviço". Fazendo isso e ainda usando o Chrome, você está seguro (ao contrário da Apple, que não corrige falha de segurança no SMS dos iphones...)

    recentes

    populares

    • Marcelo Guerra
      2012-09-27T10:39:00  

      A falha no SMS é muito menos danosa q essa ai. E mais para o codigo ter sucesso ira precisar de uma interação do usuario, ou seja, ele tera q abrir o link dentro do SMS caso contrario se apenas receber o SMS a falha não é esplorada. Falha essa ja corrigida no iOS 6 q serve para todos os smathphones apartir do 3GS da Apple corrigindo a falha para todos de uma unica vez, diferente da Samsung q vc so tera "proteção" no S3 isso pq a falha foi detectada no S2 e outros, mas a Samsung com uma ideia brilhante corrigiu no S3! PQP! Abre a mente amigo e veja a verdade!

    recentes

    populares

    • Marcelo Guerra
      2012-09-27T10:39:00  

      Jeferson Santos Aprende chapa, IOS já era. E "esplorar" com s ficou feio viu. Depois compra um Android para sair melhor na fita. IOS, estou fora há tempos. Aprendi.