16/09/2012 13h17 - Atualizado em 16/09/2012 13h17

Top 10: fotografias para restaurar a fé na humanidade

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Com tanta crueldade no mundo, é inevitável que, às vezes, percamos um pouco de fé na humanidade. Mas, se procurarmos bem, é possível ver, em pequenos e grandes gestos, que todos nós ainda temos jeito. É dessas belas atitudes que as fotos abaixo tratam. Aqui estão registros fotográficos das mais variadas manifestações – incluindo cartas, bilhetes, placas e reportagens – de solidariedade, respeito, compaixão e amor pelo próximo.

10. Esta foto, tirada durante uma passeata do orgulho gay em Chicago, Estados Unidos, mostra um grupo de cristãos pedindo desculpas pela homofobia praticada pela Igreja.

Durante passeata gay, cristãos pedem perdão por homofobia (Foto: Reprodução)Durante passeata gay, cristãos pedem perdão por homofobia (Foto: Reprodução)

Nos cartazes, lê-se (da esquerda para a direita): “Desculpem-nos por como cristãos julgam vocês”; “Desculpas por como a Igreja tratou vocês”; “Eu costumava ser um homofóbico que agredia com a Bíblia. Desculpas!”. Nas blusas, todos carregam pedidos de desculpas.

A reação dos manifestantes não poderia ter sido melhor:

Participante da passeata abraça membro da Igreja (Foto: Reprodução)Participante da passeata abraça membro da Igreja (Foto: Reprodução)

9. Uma atleta de Ohio, nos Estados Unidos, estava na última posição de uma prova de atletismo quando se deparou com uma competidora machucada. Em vez de ultrapassar a rival para galgar uma posição, a jovem Meghan Voge, de 17 anos, ajudou Arden McMath a percorrer os 30 metros restantes de prova, e permitiu que ela atravessasse a linha de chegada antes.

Atleta ajuda competidora a cruzar a linha de chegada (Foto: Reprodução)Atleta ajuda competidora a cruzar a linha de chegada (Foto: Reprodução)

8. Nesta fotografia, feita na Noruega, dois jovens lutam contra a força do mar para resgatar uma ovelha que está se afogando. Felizmente, o trabalho em equipe deu certo e o animal foi salvo.

Rapazes resgatam ovelha do mar (Foto: Reprodução)Rapazes resgatam ovelha do mar (Foto: Reprodução)

7. O dono desta livraria certamente ama o que faz. Em vez do lucro, seu objetivo maior é que todos tenham acesso aos livros, mesmo que não possuam dinheiro.

Cartaz diz que todos podem pegar livros para ler à vontade (Foto: Reprodução)Cartaz diz que todos podem pegar livros para ler à vontade (Foto: Reprodução)

Tradução livre: "Durante o horário comercial, os livros no balcão são US$ 0,50 cada ou cinco por US$ 2. Quando a loja estiver fechada, por favor sinta-se livre para pegá-los emprestado ou comprá-los e me pagar depois. A qualquer momento: se você não tem dinheiro para comprar livros e precisa ou quer ler, sinta-se à vontade. Aceitamos doações."

6. Lily Robinson, uma menina de apenas três anos e meio, mandou uma cartinha à Sainsbury’s, uma das maiores cadeias de supermercado do Reino Unido, questionando, de maneira completamente fofa, o nome de um pão.

Carta enviada pela criança de três anos e meio (Foto: Reprodução)Carta enviada pela criança de três anos e meio (Foto: Reprodução)

"Querido Sainsssssssssssssssbbbbbbbbbbbbbbbbbbburyyys,

Por que o pão tigre é chamado de pão tigre?
Ele deveria ser chamado de pão girafa.

Com amor, Lily Robinson, 3 anos e meio de idade"

Mais apaixonante que isso, só a resposta do estabelecimento:

Resposta do gerente da Sainsbury's, Chris King (Foto: Reprodução)Resposta do gerente da Sainsbury's, Chris King (Foto: Reprodução)

"Lily,

Muito obrigado pela sua carta. Eu acho que renomear o pão tigre para pão girafa é uma ideia brilhante – ele parece muito mais com as manchas de uma girafa do que com as listras de um tigre, não é?

Ele é chamado pão tigre porque o primeiro padeiro que fez o pão há muuuito tempo atrás achou que parecesse listrado como se fosse um tigre. Talvez eles fossem um pouco bobos.

Realmente gostei de ter lido sua carta, então achei que deveria te mandar um pequeno presente. Coloquei um vale de £ 3 com essa carta, se você pedir pra sua mamãe ou seu papai te levar ao Sainsbury’s você poderia usá-lo para comprar alguns dos seus próprios pães tigre (e talvez se sua mamãe e seu papai disserem que tudo bem você pode comprar uns doces também!). Por favor, diga a um adulto para esperar 48 horas antes de usar este vale.

Fico satisfeito que você tenha escrito para nós e espero que você goste de gastar seu vale. Vejo você na loja em breve.

Chris King (27 anos e um terço de idade)"

E eles realmente mudaram o nome do pão (procure por "giraffe" no campo de buscas do site)

5. Uma senhora deixou uma gorjeta de 20 dólares a um garçom. Junto, este emocionante bilhete:

Bilhete deixado por senhora ao garçom (Foto: Reprodução)Bilhete deixado por senhora ao garçom (Foto: Reprodução)

"Luke,

A gorjeta para você foi dada porque você me lembra meu filho, Deron, que morreu há 15 anos. Talvez você pareça um pouco com ele, mas é seu jeito, sua gentileza, sua consciência, seu espírito educado que fez essa conexão. Obrigado pela lembrança agridoce. Deus te abençoe, querido!"

4. Aqui, o registro do momento em que um senhor dá suas sandálias a uma moradora de rua, no Rio de Janeiro.

Homem doa seu chinelo à moradora de rua, no Rio (Foto: Reprodução)Homem doa seu chinelo à moradora de rua, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

3. Esta foto apresenta uma grande lição de respeito à vida, independentemente de qual seja a espécie. O bombeiro que foi apagar as chamas de um incêndio domiciliar não só resgatou o gatinho como cuidou dele com uma máscara de oxigênio.

Bombeiro administra oxigênio para gato retirado de incêndio (Foto: Reprodução)Bombeiro administra oxigênio para gato retirado de incêndio (Foto: Reprodução)

2. Este retrato é de uma carta enviada por muçulmano a um vizinho, provavelmente não pertencente à religião. Nela, o gentil Mohammad convida o então desconhecido para um jantar, com direito a levar quantas pessoas quiser.

Convite de jantar enviado por Mohammad ao vizinho (Foto: Reprodução)Convite de jantar enviado por Mohammad ao vizinho (Foto: Reprodução)

"Olá, Vizinho,

Meu nome é Mohammad (riscado), um muçulmano morando em (riscado).

Estamos fazendo jejum pelo mês do Ramadan.

No domingo, 7 de agosto de 2011, às 8h da noite, eu gostaria convidar você e sua família para o momento da quebra do jejum. Um jantar será servido.

Por favor me ligue para confirmar, e também me diga quantos membros da sua família virão."

1. Durante a greve dos bombeiros na Bahia neste ano, o general Marco Edson Gonçalves disse: “Não lutem, por favor, não no meu aniversário…” Em resposta, os manifestantes voltaram com um bolo para comemorar a data junto ao militar.

Abraço entre manifestante e militar durante um protesto no Brasil (Foto: Reprodução)Abraço entre manifestante e militar durante um protesto no Brasil (Foto: Reprodução)

Via Buzzfeed

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fred Urso
    2012-10-13T23:28:01

    Droga... um cisco no meu olho!

  • Marcelo Insabralde
    2012-10-13T16:30:42

    Foto 1 e 2 sem comentários... Forçou d+

  • José Medeiros
    2012-10-13T08:42:10

    Vai ver que v era o traficante.

  • Fiama Alves
    2012-12-19T14:04:09

    Lagrimei...

  • Maria Moreno
    2012-12-19T12:27:51

    achei lindo o salvamento da ovelha, só que o terceiro participante limitou-se a registrar as fotos, caso desse algum erro o mundo não teria conhecimento desse grande 'prodígio'.

  • Joao Paulo
    2012-10-13T22:27:47

    MUITO BOM...........

  • Geraldo Pinto
    2012-10-13T12:52:16

    Se to

  • Elizio Silva
    2012-10-13T11:23:34

    Bacana gostei de todas, isto mostra q. ainda existe gente boa neste mundo. Abraços

  • Sheyla Bandeira
    2012-10-13T09:04:07

    Vocês não conhecem "DEUS".

  • Ana Araujo
    2012-10-12T23:58:11

    Me emocionei, principalmente com o senhor que deu o seu chinelo...faz a gente acreditar q ainda há esperança p a humanidade.

  • Carlos Silva
    2012-10-12T21:20:48

    A atitude foi muito legal.... e o que foi feito da sandália ? isso não importa.

  • Rosenval Xavier
    2012-10-12T19:37:05

    eu ainda perco meu tempo olhando isso

  • Paulo Pedrozo
    2012-10-12T18:04:43

    Ainda existem humanos que valem a pena! São poucos mas existem!

  • Igor Tupinambá
    2012-10-12T15:06:46

    O gesto bonito do general custou-lhe o comando...uma pena, pois esse homem evitou um derramamento de sangue sem precedentes entre forçãs miitares irmãs!!

  • Guilherme Carneiro
    2012-10-12T13:13:10

    Simplesmente fantástico. Todas as situações, mesmo as que parecem 'menores'. Só pra constar, os primeiros, sim, são cristãos. Fizeram-me, como tb creio que teriam feito a Nietzsche, engolir seco!

  • Gerson Amado
    2012-10-12T12:15:55

    é muito bom a gente saber que ainda tem muitas pessoas com o coração voltado para fazer o bem. e é muito ruim saber que alguns que sequer podem ser chamados de humanos insistem em fazer o mal é uma pena! mais graças a Deus o bem sempre vence !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Cássio Andrade
    2012-10-10T13:05:56

    a MUDANÇA DO MUNDO COMEÇA COM A MUDANÇA DA GENTE. cada um deve refletir diariamente nas atitudes cotidianas. Nós somos a mudança, cada grãozinho muda o todo...

  • Andrew Caetano
    2012-10-08T11:47:13

    Que matéria sensacional, gostei muito parabéns!! Sabemos que mesmo com tantas pessoas mesquinhas, há sim pessoas com corações enormes.

  • Weller Santos
    2012-09-16T16:09:36

    fé na humanidade restaurada 47%

  • Nicka
    2012-10-13T19:31:32  

    A foto q mais gostei foi quando salvaram a ovelha e a segunda foi a do gatinho. Realmente, preciamos d mas pessoas assim no mundo; eu faco a minha parte contribuindo c/ comida aos animais e voce faz a sua?

    recentes

    populares

    • Nicka
      2012-10-13T19:31:32  

      Tenho 4 gatos resgatados da rua, só não tenho mais porque não tenho posses. Essas fotos são sim as mais bonitas. Todos deviamos nos ajudar mutuamente, independete de qual espécie somos. Parábens Nicka.

  • Jim Morrison
    2012-10-14T01:29:20  

    A numero 6 da carta da menina ao supermercado não mudou o nome do pão não podem entrar e conferir ..... Ainda esta Tiger .......

    recentes

    populares

    • Jim Morrison
      2012-10-14T01:29:20  

      Mudou, sim! O Tiger está agora entre parenteses....

  • Luiz Andrade
    2012-10-13T09:19:55  

    Politicamente correto nojento! Ao invés daqueles cristãos fakes de deminação desconhecida, ou do muçulmano pretensamente gentil, eu gostaria de ver muçulmanos de verdade "pedindo desculpas" por atualmente enforcarem gays nos países em que predominam. Não rola né? Mas eles são bonzinhos e os cristãos peversos...

    recentes

    populares

    • Luiz Andrade
      2012-10-13T09:19:55  

      Há um clichê que diz mais ou menos assim "Seja (ou comece por) você a mudança que vc quer pro mundo." Talvez seja isso que esse muçulmano fez, assim como os cristãos. A eles não convém mudar de religião, então fazem o bem por si só. É só mais uma prova que religião na maioria das vezes não revela o caráter de uma pessoa.

    recentes

    populares

    • Luiz Andrade
      2012-10-13T09:19:55  

      Filipe, casa comigo?