Sistemas Operacionais

18/09/2012 19h16 - Atualizado em 18/09/2012 19h18

Ubuntu 12.10 terá login remoto sem precisar de programas de terceiros

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Uma das novidades do Ubuntu 12.10, cuja versão final será liberada no dia 18 de outubro, é a possibilidade de fazer login remoto sem precisar instalar outros programas. Como se isso não fosse o bastante, a Canonical vai integrar o recurso ao Ubuntu Single Sign On (SSO), que permite ao usuário acessar diversos serviços Ubuntu, como Launchpad, Ubuntu One e Ubuntu Shop.

O resultado desta combinação é que não será mais necessário lembrar de inúmeros logins e senhas, nem a maneira de efetuá-los. Bastará entrar nos detalhes da conta do seu Ubuntu One para ter seus dados puxados de forma remota.

Tela do gerenciador de conexões remotas (Foto: Reprodução/ Ted Gould)Tela do gerenciador de conexões remotas (Foto: Reprodução/ Ted Gould)

Usando o login remoto

Pelo menos até a versão beta do Ubuntu 12.10, lançada no dia 6 deste mês, não é possível usar o login remoto sem o Ubuntu SSO. Não dá para configurar os detalhes diretamente – o usuário terá que se logar em uma sessão e usar um dos protocolos suportados pelo Remmina.

Por outro lado, se você já possui uma conta no Ubuntu One, não há com o que se preocupar. Neste caso, é só clicar no ícone “?”, no canto superior direito da caixa de login, que aparecerá um prompt de configuração.

Entrando na guia “Remote Desktops”, insira seus dados da conta Ubuntu One e, em seguida, pressione o botão “Add Remote Desktop”. Três tipos de conexões remotas são suportadas até o momento: ICA, RDP e VMWare View.

Depois que você tiver incluído uma delas, poderá sair da sessão de convidado e retornar à tela principal. Daí é só selecionar a opção “Remote Login” e entrar com os dados do seu Ubuntu SSO.

Tela de login remoto (Foto: Reprodução/ Ted Gould)Tela de login remoto (Foto: Reprodução/ Ted Gould)

Via OMG Ubuntu

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares