Gerenciadores

10/09/2012 11h59 - Atualizado em 16/07/2013 09h36

Valve deve lançar plataforma Steam para TVs

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Nesta segunda-feira (10), a Valve deve apresentar a versão beta do "Big Picture", uma versão do Steam desenhada para TVs. O hub de games, que ficou famoso nos computadores, agora está chegando à sala de estar da sua casa. O projeto foi testado pelo site Kotaku e, segundo a equipe responsável pela página, é um “passo crucial” para tornar os jogos de PCs mais acessíveis, convenientes e adaptados ao lazer da família.

Interface do suposto app Steam para tvs (Foto: Reprodução)Interface do suposto app Steam para TVs (Foto: Reprodução/Kotaku)

O Big Picture vai modificar a interface do Steam, deixando-a mais parecida com o dashboard do Xbox 360. Ele vai permitir que o usuário faça tudo o que poderia realizar na versão PC, como comprar jogos, navegar na web e até bater-papo com os amigos. Não há muitas diferenças, já que os elementos gráficos foram todos bem adaptados para a resolução grande de um televisor.

O serviço vai rodar em um computador normal, no entanto, segundo a Valve, o formato do novo hardware foi pensado para a “sala de estar”, onde os gamers preferem jogar. Os comandos são intuitivos e todos desenhados pensando em serem utilizados com um controle e não um teclado. A ideia de Greg Coomer, diretor do time que desenvolveu o modo Big Picture, acredita que isso pode mudar o mercado de games.

Layout parece bem bonito e moderno (Foto: Reprodução)Layout parece bem semelhante ao hub do PC (Foto: Reprodução/Kotaku)

“Acreditamos que os consumidores querem jogar em tela cheia, usar um controle de game e ter uma experiência social. Temos esta plataforma que nos permite criar boa parte disso. O que queremos é aprender com este lançamento e ver como as pessoas vão avaliar, então decidiremos se iremos utilizá-lo mais para frente ou não”, avaliou o executivo, que não descarta a criação de um hardware com o sistema para concorrer com os videogames.

“Faria sentido criar um hardware, mas ainda não temos um planejamento. Esperamos aprender muito com este primeiro release”, completou.

Será que o projeto dos criadores de Half-Life para o mundo dos consoles e dos apps pode dar certo? Somente o tempo irá dizer. No entanto, não há dúvida de que caso a resposta seja positiva, um grande concorrente para Xbox, Wii e Playstation pode nascer muito em breve. Com acesso às redes sociais, aplicativos, compra de produtos e muito mais. Quem mais ganha com isso, claro, é o apaixonado por games.

Vídeo do lançamento do Big Picture:

Via Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tampinha
    2012-09-10T15:49:18

    Tenho Steam deste quando surgiu e posso dizer que nunca tive problemas; pois a Valve tem se mostrado muito competente e coerente ao longo desses anos, acho que será muito bem vindo essa nova versão.