Internet

11/09/2012 19h58 - Atualizado em 12/09/2012 09h50

Zuckerberg admite erros após venda de ações do Facebook

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Mark Zuckerberg , CEO do Facebook, falou nessa terça-feira (11) para o público da TechCrunch Disrupt, sobre os erros estratégicos cometidos após o IPO da empresa. No primeiro comentário, a confissão: "O desempenho das ações foi obviamente decepcionante".

Mark Zuckerberg responde perguntas na TechCrunch Disrupt (Foto: Reprodução/The Next Web)Mark Zuckerberg responde perguntas na TechCrunch Disrupt (Foto: Reprodução/The Next Web)

Zuckerberg afirma que, desde o lançamento da oferta pública de ações do Facebook, o sucesso da empresa em dispositivos móveis tem sido subestimado. O CEO admite que ter acreditado que aplicativos criados em HTML5 seriam superiores aos nativos pode ter sido um grande erro estratégico.

Dois anos atrás, o Facebook decidiu construir todos os aplicativos móveis em HTML5, um esforço conhecido como “FaceWeb”. Mas depois de seis a oito meses de construção e quatro meses monitorando o desempenho, a empresa relutantemente concluiu que aplicativos em HTML 5 não tinham a performance necessária. A empresa, então, relançou o programa como uma aplicação nativa para iOS. Zuckerberg afirmou ainda que um novo app para Android estaria sendo desenvolvido.

Sem maiores detalhes, o CEO afirmou que a equipe está construindo novas formas de rentabilizar o uso móvel. E completou: anúncios para mobile estão se saindo melhor do que os de desktop.

Risco para os investidores

Perguntas sobre a estratégia mobile do Facebook têm perseguido a empresa, desde que o prospecto de sua oferta pública inicial revelou que a empresa não geraria “receita significativa” em publicidade móvel. Isso deixou muitos investidores desconfiados diante do fato de que mais de metade dos 900 milhões de usuários do Facebook acessam o site através de um dispositivo móvel diariamente.

A empresa, no entanto, diz que os esforços no mercado mobile estão ganhando força. No mês passado, o Facebook lançou uma  atualização para o app, tornando-o significativamente mais rápido no carregamento do feed de notícias. A empresa também tem inserido “posts patrocinados” no feed de modo mais agressivo que anteriormente, permitindo que anunciantes promovam páginas e aplicativos usem conexões sociais. O Facebook informou que até o final de julho, “posts patrocinados” geraram US$ 1 milhão por dia e cerca de metade das receitas foram provenientes de dispositivos móveis.

As afirmações de Zuckerberg mostram que a empresa tem se esforçado para ganhar a confiança do mercado. Com essas medidas, é possível que o Facebook possa se redimir dos erros e novamente recuperar a simpatia dos investidores.

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Martins
    2012-09-12T11:42:19

    Esses post patrocinados mataram o face... Já não basta as pessoas sem noção compartilhando um monte de imbecilidades por minuto ainda tem essas propagandas do guaraná antártica e outros produtos entupindo o feed.. Por isso Instagram vai de vento em popa até decidirem ganhar dinheiro com ele... aí acaba o insta tb...

  • Raphael
    2012-09-12T09:01:03

    O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando?

  • C4rioc4
    2012-09-11T21:52:50  

    Mark, não basta ter sorte e roubar a idéia dos outros...tem que ser muito competente amigo...... Continua rico mas como é burro perdeu um belo pedaço de fortuna !

    recentes

    populares

    • C4rioc4
      2012-09-11T21:52:50  

      Se vc falar pra Nasa que tem uma ideia de abrir uma pizzaria na Lua, a Nasa vai lá e abre sozinha e não dá nada pra vc, vc realmente acha q era pai da ideia? Fala serio, 3 playboys queriam fazer um site de relacionamento mas não tinham a menor ideia de como o Zuckerberg foi lá fez sozinho e hj é pobrinho pobrinho... Tá muito preocupado de ter perdido um trocado... O cara se quiser compra a Universidade inteira de Harvard hj e continua de chinelinho por lá pro resto da vida...

    recentes

    populares

    • C4rioc4
      2012-09-11T21:52:50  

      Cara, o criador é o criador... Ninguem pode julgar ele por ter roubado ou não a idéia dos caras... Você acha que eles conseguiriam chegar onde o facebook chegou até hoje se estivesse na mão "do idealizadores" do próprio hoje em dia? Os caras não saberiam nem por onde começar... e outra, o valor $ que eles receberam depois pela "idéia" foi significante o bastante e sem ter feito esforço nenhum!