Internet

31/10/2012 09h15 - Atualizado em 03/11/2012 08h56

Android 4.2 fica sem multi-usuários nos celulares por 'culpa' da Nokia

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma das funções mais interessantes do recém-anunciado Android 4.2, o multi-usuários, estará disponível somente para tablets, e a culpa pode ser da Nokia. De acordo com o site TechCrunch, o recurso que possibilita a criação de diferentes contas de usuários em um mesmo smartphone foi patenteada pela empresa finlandesa, que mesmo sem utilizar a função em nenhum aparelho não quer liberá-la para o Google.

Novos widgets se adaptam automaticamente à tela (Foto: Reprodução)Android 4.2 não terá multi-usuários nos smartphones
(Foto: Reprodução)

A patente da Nokia é chamada de “telefone móvel com multi usuários" e foi desenvolvida por Tim Ocock, ex-empregado da divisão do sistema Symbian. O texto e as imagens do registro da patente descrevem bem claramente o recurso, tornando impossível a utilização da tecnologia em outros telefones – pelo menos sem que as empresas paguem alguma compensação financeira por isso.

No entanto, para tablets, não há nenhum impedimento, já que o registro da Nokia diz expressamente que o recurso registrado é somente para celulares. Por isso, todos os tablets que receberem o Android 4.2 vão passar a ter esta opção de acessar o sistema com diferentes contas.

“Com o suporte de múltiplos usuários, você pode dar a cada pessoa seu próprio espaço. Todos podem ter suas telas iniciais, planos de fundo, widgets, apps e jogos – até mesmo high scores e níveis. E como o Android foi construído com as multitarefas em seu núcleo, a modificação entre usuários será feita com facilidade”, diz nota do Google, que ressalta: “Disponível apenas para tablet”.

Ainda não há nenhuma confirmação oficial se a patente da Nokia teve algum tipo de relação com a utilização do recurso apenas nos tablets, mas o fato é que o multi-user não estará mesmo disponível para os smartphones com o novo Android 4.2, pelo menos por enquanto.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mc Finn
    2012-11-01T14:40:52

    Eu tb vejo mais utilidade justamente no tablet (que estará liberado), já que smartphone costuma ser um item pessoal.

  • Leonardo Lopes
    2012-11-01T10:58:35

    Não vejo problema nisso. Smartphone, na maioria das vezes, é de uso pessoal e não compartilhado. Já os tablets é comum mais de uma pessoa utilizar.

  • Henrique Silva
    2012-11-01T09:00:39

    Para quem não sabe a Microsoft detem parte do lucro com venda de produtos Android pois infringiu patentes da Microsoft, e em comum acordo a Microsoft não proibiu e sim cobra por produtos com android, a Nokia deveria fazer o mesmo com essa porcaria de android

  • Herbert B
    2012-11-01T03:24:22

    Eu tenho essa função no meu Nokia E71 desde 2009, e não serve para nada, não uso.

  • Mário Santos
    2012-11-01T00:09:41

    #ChupaAndroid

  • Raphael Barreiros
    2012-10-31T11:25:40

    Eu vejo que seria útil multiuser no celular para ter vários perfis e telas diferentes para Pessoal e Trabalho. Pra mim seria muito bom! Sorte que a Cyanogenmod é "fora da lei". hahahha

  • Jose Oliveira
    2012-10-31T10:06:09

    sinceramente, qual a utilidade de ter multiplos usuários e um dispositivo tão pessoal como o celular?! Pra mim uma tecnologia sem sentido nenhum.

  • Andre Candido
    2012-10-31T10:06:09

    Pra que multi usuarios no smartphone ? smartphone é um objeto pessoal e nao pra varias pessoas usarem. Se eu quiser isso eu compro um Tablet ou um PC nao é mesmo ? Imagina, alguem encher de porcaria meu celular.

  • G Marques
    2012-11-01T10:58:13

    é aquele tipo de função que eu não faço questão nenhuma de ter.. tão estúpida.. porque eu iria dividir um smartphone com outra pessoa? bizarro essa função..

  • Diego Bottega
    2012-11-01T09:58:37

    hahaha...... dividir o telefone? quem vai querer? não rola mesmo..

  • Filipe Leandro
    2012-11-01T09:09:15

    O mais legal é o título.. "Culpa da Nokia" kkkkkkkkkkkkkkk Parece até aquela brincadeira do facebook (Culpa da Rita)... Na boa o TechTudo é o site tecnológico mais tendencioso da internet. Se qualquer outra empresa estivesse usando alguma patente do google (quase difícil, porque o google plagiou até a fama de plagiador da microssoft) dai o título seria: "Noka ROUBA patentes do Google, e agora não quer pagar por elas, tadinho do google... #Chateado"

  • Pedro NEto
    2012-10-31T09:52:23

    O problema são as famigeradas patentes, por conta disto que realmente utiliza o serviço e paga por ele, não pode utilizar. No futuro os inventos devem ser de propriedade mundial, ou seja de todos, já que o beneficios vão ser de todos.

  • Blom Box
    2012-10-31T11:27:27  

    Meus amigos, não confundam múltiplos usuários com múltiplas pessoas. É sim muito interessante você ter um usuário pessoal e um usuário proficional no seu celular, podendo assim gerenciar de maneira isolada contatos, emails, mensagens e afins.

    recentes

    populares

    • Blom Box
      2012-10-31T11:27:27  

      concordo plenamente, seria mesmo uma alternativa muito interessante... mas também pode ser um pouco complicado para "trabalhar" com essas alternancias entre uma conta e outra... posso sugerir a criação de "grupos de contatos", é assim que faço no meu, não sei se é a melhor maneira pois obviamente nunca testei esta que foi noticiada, mas considero eficiente...

  • Luís Fernando
    2012-10-31T10:20:46  

    Não vejo utilidade nenhuma nisso, pois, o Smartphone é um aparelho de uso pessoal então não a necessidade dessa função!

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2012-10-31T10:20:46  

      É que vocês não deve ter filhos. Ao emprestar o celular e alterarem o que você já tinha deixado no lugar que você gosta, você fica perdido. Acho que vale sim a função.

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2012-10-31T10:20:46  

      Então, esse eh um cenário interessante, pra crianças.. O Windows Phone 8 vai vir com uma função chamada Kids Corner, que é justamente pra isso.. Uma área especial do aparelho somente para seus filhos.. Dá uma pesquisada Marcelo..