Internet

03/10/2012 17h53 - Atualizado em 03/10/2012 18h19

Brasileiros usam smartphones mais no ônibus e no metrô, diz estudo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa realizada pela revista Time em parceria com a fabricante Qualcomm revelou dados curiosos sobre a relação do internauta brasileiro com seus smartphones. De acordo com o estudo, alguns dos locais onde os brasileiros mais utilizam seus dispositivos móveis são os transportes públicos, principalmente ônibus e metrô.

Uso de celular no metrô é cada vez mais comum (Foto: Reprodução)Uso de celular no metrô é cada vez mais comum
(Foto: Reprodução)

O relatório foi elaborado para estudar o comportamento de usuários de Internet móvel em oito países – Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, China, Índia, Indonésia, Coréia do Sul e África do Sul –, e entrevistou 4,7 mil pessoas.

Em relação ao Brasil, um dos dados mais interessantes é que os usuários são “viciados” em verificar as notificações nos seus smartphones. Entre os entrevistados, 58% revelaram que conferem as atualizações no mínimo uma vez a cada meia hora, enquanto outros 35% garantem que não passam 10 minutos sem dar uma olhadinha no celular. Além disso, metade diz que acessa a Internet móvel pelo menos uma vez por dia.

E o momento preferido para usar a Internet no telefone é, sem dúvida, o transporte público, favorito de 68% dos entevistados, enquanto 67% utilizam enquanto assistem televisão. Ainda segundo o estudo, os recursos dos celulares preferidos dos brasileiros, além da Internet, são as mensagens e a câmera fotográfica.

No entanto, engana-se quem acha que entretenimento é a única preocupação dos usuários. A maior parte dos brasileiros afirma que o uso da tecnologia móvel pode melhorar serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, além de ser uma ferramenta importante na área de negócios. Além disso, 66% dos brasileiros garantem que os dispositivos móveis têm melhorado sua vida de uma maneira geral.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Tavares
    2012-10-15T17:24:16

    Particularmente evito usar o meu na rua. Sempre que vou atender o telefone ou ligar, entro em um lugar fechado, como por ex, portaria de um prédio, bar, etc.Não uso fone de ouvido na rua, por dois motivos: 1º para poder ouvir o barulho externo (buzinas, alguém gritando, etc), 2º: quando vc usa o fone de ouvido, o fio mostra exatamente onde está seu smartphone, então vira um endereço certo para ladrões,mas mtos aparelhos, como por ex. o meu tem localizador, caso roubem, a probabilidade de encontrá-lo aumentame os ladrões são burros em roubar aparelhos modernos, extamente por esse motivo....

  • Usuários Sp
    2012-10-14T10:26:35

    De fato o uso do Smartphone no Metrô de São Paulo nem sempre é pensando no entretenimento, atualmente nosso perfil @UsuariosMetroSP no Twitter possui mais de 4.000 seguidores, compartilhando diariamente informações in loco de todas as linhas. Participe de nosso perfil. []´s

  • Elias Silva
    2012-10-13T15:47:15

    infelizmente,ainda não tenho um smartphone,gostaria de ter,alguém aí me daria um de presente?ops!minha esposa me lembrou que tenho sim:ela o esmarte(de umha) e eu o fone(de linha).mas quem tiver um sobrando,eu aceito.

  • Hamilton Ramos
    2012-10-04T20:35:14

    Bom seria ter mais lugares com rede wi fi "dispoível", no metro seria uma boa, a viagem ficaria muito mais agradavel.

  • Fernando Silva
    2012-10-03T22:43:42

    Eu uso o meu direto no metrô e na rua. É curioso que vc tá dentro do metrô ou no ônibus e olha para os lados e tá todo mundo usando seja para ouvir música, conversar com alguém em um bate-papo, jogar, navegar e ler noticias. Muito bom. Gosto muito e não abro mão dele.

  • Reynald Oliveira
    2012-10-03T18:01:58

    é muito prático... em tudo... todos usam em conduções, trabalho (no horário do almoço, rsrsrs) e depois do expediente qdo estão voltando pra casa, meu caso é exatamente o mesmo!!!

  • Filipe Capela
    2012-10-03T21:07:22  

    Quando eu for ao Brasil tá maluco que vou usar meu telefone na rua, está tão seguro a esse ponto?

    recentes

    populares

    • Filipe Capela
      2012-10-03T21:07:22  

      Sempre tem alguém pra falar mal, pelo menos no Metrô daqui de SP não tem roubos vai andar no de Nova York com um iPhone 5 pra ver ser roubado rapidinho só esse ano teve quase 14 mil roubos de produtos da Apple em Nova York! O pessoal critica achando que é so no Brasil que tem roubos e violência. Espero que vc nunca venha pro Brasil, não precisamos de gente como vc!

    recentes

    populares

    • Filipe Capela
      2012-10-03T21:07:22  

      Adriano Viana Mas lá (Nova York)...eles são chique... eles roubam iPhone5.....aqui, eles roubam até rádio de pilha ou até aqueles celulares tijolão estão roubando....