Jogos de esporte

09/10/2012 09h00 - Atualizado em 23/10/2012 13h46

'Está sendo um sonho!', diz Tiago Leifert sobre sua narração em Fifa 13

Cido Coelho
por
Para o TechTudo

No último sábado (06), o apresentador da TV Globo Tiago Leifert participou de uma sessão de fotos e autógrafos durante um torneio de Fifa 13. O campeonato foi organizado pela Electronic Arts e Warner Bros Games e contou com a participação de 60 jogadores. O TechTudo esteve lá e conversou com o apresentador para saber de que forma surgiu o convite e como foi ouvir sua voz narrando o jogo pela primeira vez.

Tiago Leifert no torneio de Fifa 13 em SP (Foto: Cido Coelho / TechTudo)Tiago Leifert no torneio de Fifa 13 em São Paulo (Foto: Cido Coelho / TechTudo)

TechTudo: Como você foi convidado para ser narrador de Fifa 13?

Tiago Leifert: Foi um acordo entre a Globo, a Warner e a EA, que estavam conversando sobre como o canal pode se colocar neste mercado de games, que é gigante e tem uma importância enorme para os jovens hoje. E eu tive o enorme privilégio de ser escolhido devido ao meu contato com o game. É um sonho, pois é o que eu amo e é o meu hobby preferido.

TT: Há quanto tempo você acompanha os videogames?

TL: Desde sempre. Começou com um Atari nos anos 80 - quanto tinha 5, 6 anos. Depois tive um Nintendo e até o MSX, quando jogava no cartuchinho. Tive tudo, só não tive o PlayStation One porque estava estudando bastante na época. Mas depois tive o PlayStation 2, o Wii, o Xbox 360, etc. E vou comprar o Wii U quando sair em novembro ou dezembro.

TT: Qual foi a sua reação ao ouvir a sua voz no jogo?

TL - Como a gente gravou 13 mil linhas, e lembro de tudo que eu narrei, a primeira vez que eu joguei senti falta de uma coisa ou outra. Na verdade foi mais um teste, então conversamos sobre o que estava faltando e o que estava errado. Além disso, eles (EA) estavam dando updates para fazer as correções. Mas quando fui jogar online eu me diverti pra caramba! Eu gostei de me ouvir e não tem como eu explicar isso, nunca aconteceu nada parecido. Porque se ver na televisão, com o que eu faço, é legal, mas narrar Fifa era um sonho que sabia que iria realizar, porque sempre batalhei por ele e estudei muito para chegar lá.

O videogame foi um presente mesmo. Foi uma coisa que jamais imaginei que iria acontecer. Era um mundo totalmente distante de mim. É o equivalente a um cara fazer sucesso em Hollywood. Para mim, é uma das maiores coisas que poderia ter acontecido. E adoro quando as pessoas falam para mim nas redes sociais de uma frase engraçada que ouviram, de um comentário engraçado do Caio ou que elas são cornetadas na narração. Eu estou gostando muito de tudo isso.

Público acompanha o torneio de Fifa 13 durante a distribuição de autógrafos (Foto: Cido Coelho / TechTudo)Público acompanha o torneio de Fifa 13 durante a distribuição de autógrafos (Foto: Cido Coelho / TechTudo)

TT: O que mais agradou você em Fifa 13?

TL: O domínio de bola, que agora está diferente. Quanto pior o jogador, mais ele erra o domínio de bola e isso dá uma imprevisibilidade muito característica do futebol de verdade. Às vezes você está em uma boa jogada, mas a bola acaba escapando e gerando um contra ataque para o time adversário. Isso ficou muito bom mesmo!

Quando a gente foi narrar o jogo ele estava praticamente pronto, daí não consegui opinar muito. Mas se eu puder contribuir ano que vem, eu mudaria algumas coisas no menu. Traduzimos tudo para o português, e como joguei a vida inteira em inglês, tive dificuldade de me localizar.

TT: Qual foi a recepção dos amigos e da família ao ouvir sua voz no jogo?

TL: Na minha casa foi engraçado! Minha mãe, minha irmã e minha namorada ouviram minha voz e surtaram: “Meu Deus o nome dele está no videogame!”. Elas ficam me ouvindo e acham que a narração está perfeita. Já os meus amigos, ninguém ainda pôde jogar. A EA prometeu entregar algumas cópias de presente para distribuir a eles, mas até agora não chegou.

E você, leitor, o que está achando da narração de Tiago Leifert em Fifa 13? Comente em nosso Fórum! E não deixe de conferir a página oficial do TechTudo no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Cardano
    2012-11-30T20:20:11

    "Como eu e meu pai dizemos, TCHAU" \o/

  • Kenny Silva
    2012-11-27T08:19:51

    Pó, a narração do Tiago ficou mto boa com os comentários do Caio... parabéns Tiago e Caio!

  • Marcos Drummond
    2012-11-27T03:20:32

    Queimei minha língua. Ficou muito bom! Despois da atualização os nomes dos jogadores brasileiros tbm são narrados.

  • Rodrigo Goncalves
    2012-10-11T12:15:14

    Pessima a narracao, unica coisa boa do jogo sao os menus em portugues

  • Gustavo Anna
    2012-10-10T18:58:31

    Sinceramente, eu achei que iria ficar horrivel, mas me enganei, ficou bom até, da pra se divertir. Mais ainda acho que na proxime poderia deixar o Caio e colocar outro narrador como Cleber Machado, Milton Leite acho que ficaria melhor. Mais da pra jogar numa boa e rir um pouco! hahahhaha

  • Wagner Molina
    2012-10-10T10:51:42

    Cara na boa! pessima a escolha desse thiago, parece que tá narrando um desenho animado p/ criança de 2 a 5 anos de idade... ele e esse tal do Caio são uma farsa na midia esportiva... a narração ficou sem emoção e está muito forçado... porque não chamaram o Milton Leite de novo?? esse sim sabe colocar emoção em uma partida de futebol.

  • Hebert Santos
    2012-10-10T09:49:43

    A narração ficou show de Bola... Me acabo de rir, agora notei que jogando off-line existem muitos vazios na narração, coisa que não acontece muito quando jogo On-line... Vai haver atualização quantoa narração tambem? por que não fala nome de jogadores brasileiros?

  • Arthur Freitas
    2012-10-10T09:23:37

    Não está ruim a narração mas a qualidade do audio está ruim. Mas eu iria curtir mais se fosse com o Milton Leite.

  • Reinaldo Santos
    2012-10-10T08:30:21

    Parabéns pela narração! Muito bom... tem uma linguagem jovem e de quem realmente joga videogame!

  • Mateus Cabral
    2012-10-09T18:58:06

    o bom da narração dele, é que não é aquela narração chata que fala o jogo todo, não fala lance nada haver, dai não vai ser enjoativa como é do Silvio Luiz que só sabe fala pelas barbas dos profetas?? olho no lance ééé´?? af enjoativo de mais, apesar de se ter colocado uma narração de algum narrador profissional como Luis Roberto, Cleber Machado, e Galvão Bueno pra narrar jogos da seleção Brasileira ( só Brasileira) seria bem legal, mais msm assim Tiago Leifery ta de parabéns, fez um ótimo trabalho ele Caio Ribeiro e produção, esperava a narração ser ruim, mais queimo minha lingua.

  • Denis Igor
    2012-10-09T18:46:34

    Eu gostei da narração, teve gente que não gostou mais isso é de cada um se num gostar é só mudar para o inglês ou o espanhol e pronto !

  • Julio Santos
    2012-10-09T18:26:25

    Que bom que ele gostou , eu ao contrario já voltei a minha para o inglês

  • Augusto Mendes
    2012-10-10T12:14:07

    Gostei muito! Agora só falta a EA lançar uma correção com mais nomes de jogadores. Parabéns iago e Caio!

  • João Melo
    2012-10-10T12:08:09

    Melhor do que escutar narração em espanhol e português de Portugal, nem se compara

  • Samuel
    2012-10-10T11:55:46

    um sonho pra ele e um pesadelo pra quem joga !!!!

  • João Melo
    2012-10-10T11:47:32

    É legal escutar o Thiago interagindo com o jogo online. A frase do Caio dizendo pra fazer o gol e deixar o replay longo para irritar o adversário eu ri bastante, pois eu já cansei de fazer isso. Ainda fala que tá polêmico. Thiago também fala sobre o jogo, bem melhor do que uma narração fria como se tivessemos vendo um jogo de futebol real. É um jogo e eles falam sobre o jogo. Cada dia aparece frases novas e estou bem feliz com a narração

  • Felipe Neiva
    2012-10-09T17:52:42

    Pelo amor de Deus , me ajuda ai neh , o cara vive do futebol e me coloca uma entonaçao de voz de comentarios de comedia stand up na narraçao de um jogo , sem noçao nenhuma , parece conversa de buteco

  • Hugo Rosa
    2012-10-09T17:41:44

    esta muito bom Thiago e gente para de reclama vcs acham melhor thiago o joga com a narração en espanhol quando n tinha narração reclamavam quando tem fala mal se vc n gosta vai jogar pes

  • Rogerio Rocha
    2012-10-09T10:16:55

    Nossa a naração ficou muito ruim tem momentos no jogo que o Thiago fica calado o tempo todo, narração boa e o do silvio luiz no Pes sem comparação, agora se tratando de Jogo nada se compara com o Pes 2012 isto sim e um simulador de futebel coisa de adulto para que entende de futebol, ja o fifa e coisa de criança que esta apredendo a jogar o fifa so tem correria e vc tem que torcer para um enviada,ja o Pes alem dos graficos o e só emoção. o jogo mais vendido no Brasil Pes sem duvidas só os Brasileiros entende de futebol...

  • Clayton Santos
    2012-10-09T09:47:30

    Todo mundo meteu o paul quando ficou sabendo que seria o Thiago e o Caio a narrarem o game... mas na minha modesta opinião, a narração ficou muito bacana... como eles mesmo disseram, eles não narraram um partida de futebol, narraram foi uma partida de video-game.. o que deu outra cara para o jogo... Parabéns Thiago e Caio.. mandaram super bem...

  • GABRIEL PINTO
    2012-10-09T18:05:01  

    Esta muito boa isso sim, o pessoal reclama muito e quando temos uma narraçao em portugues continuam falando besteira. Ta otima a narraçao, eu pensei que estaria muito pior!

    recentes

    populares

    • GABRIEL PINTO
      2012-10-09T18:05:01  

      "Esta muito boa isso sim"--"eu pensei que estaria muito pior!" kkkkk rachei

  • Douglas Silva
    2012-10-11T11:28:51  

    Ficou da hora sua narração no FIFA 13 Tiago Leifert... agora me add ai na live para vê se vc é bom mesmo..kkkkkkkkkkkk DouglasSilva83.

    recentes

    populares

    • Douglas Silva
      2012-10-11T11:28:51  

      só vc Amigo gostou da narração no brasil inteiro, narração de bomba patch,kkkkkk!!!

    recentes

    populares

    • Douglas Silva
      2012-10-11T11:28:51  

      errado.. eu tbm!

  • Lucas Barbosa
    2012-10-10T19:29:48  

    o tiago leifert consegue narrar pior que o dr osmar de oliveira,quem era pra narrar esse game era o téo jose da bandeirantes

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2012-10-10T19:29:48  

      Concordo contigo, Teo José é muito fera narrando jogos , ele narrando champions league é muito daora : Nãaaaaao Daniel Alves , Nãao é assim kkkk

  • Douglas Bueno
    2012-10-09T20:04:11  

    aquilo nao é uma narraçao e sim uma traduçao pra nossa lingua nao da realidade nenhuma se jogar dois times brasileiros ele nao fala o nome dos jogadores. mas se jogar real madri x barça ai sim ele fala o nome de todos os jogadores ridiculo isso nesse quisito de narraçao pes 2013 humilha.

    recentes

    populares

    • Douglas Bueno
      2012-10-09T20:04:11  

      se vc eh fa de pes 13.. oquee vc ta faazendo aquii?? sooh pode ser inveeja!! hahahah vaii comenta sobre seu joguinhoo de crianca em outro lugarr!!

  • Caio Cezar
    2012-10-09T17:58:41  

    Gostei bastante da narração..quem n gostou, simplesmente mude para o inglês...simplesss...reclamar é facil..eu jogo pes, e enjoa muito ouvir a voz do narrador o tempo todo. E o 2013 veio novamente com a voz do silvio luiz, que é um narrador que eu venero...É Complicado! Brasileiro deu para não gostar de nada. se for o galvão? critica! se for o cleber? critica! se for o andré henning que ultimamente tem aparecido como um ótimo narrador...critica...então bicho, se mata e para de criticar tudo que veh pela frente...ótimo trabalho do thiago, sou fã do Caio desde a época de jogador do flamengo.vlw

    recentes

    populares

    • Caio Cezar
      2012-10-09T17:58:41  

      issoo mesmo cara!!

    recentes

    populares

    • Caio Cezar
      2012-10-09T17:58:41  

      Falou tudo!!! Concordo...