Internet

30/10/2012 11h08 - Atualizado em 30/10/2012 12h31

Falsas fotos do furacão Sandy e memes circulam pelas redes sociais

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Com o avanço do furacão Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos e com o surgimento dos primeiros estragos causados pela intempérie, começaram a surgir diversas imagens falsas sobre supostos incidentes envolvendo a tempestade nas redes sociais.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

Estátua da Liberdade

A primeira foto que mais circula pelas redes sociais é da Estátua da Liberdade com uma tempestade gigante se formando em sua cabeça. O site Mashable apurou que a foto é, na verdade, uma montagem sobre uma imagem de uma tempestade em New York, tirada em 2004 pelo fotógrafo Mike Hollingshead.

Foto fake mais compartilhada pelas redes sociais do furacão Sandy  (Foto: Reprodução)Foto fake mais compartilhada pelas redes sociais do furacão Sandy (Foto: Reprodução)
Tempestade em 2004 (Foto: Reprodução/Mike Hollingshead)Foto original da tempestade em 2004 (Foto: Reprodução/Mike Hollingshead)

Um dos principais cartões postais dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade é, sem dúvida, o alvo preferido para a elaboração dessas imagens falsas. Além da mostrada acima, nesta outra foto a estátua estaria sendo atingida por ondas gigantes, quando, na verdade, é apenas uma cópia alterada da imagem utilizada na promoção do filme “The Day After Tomorrow” (“O Dia Depois de Amanhã”, em Português).

Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable))Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable)
A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable))A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable)

Ponte George Washington

Outra imagem que tem circulado no Twitter sobre o furacão Sandy mostra nuvens extremamente carregadas supostamente sobre a Ponte Brooklyn. A mesma imagem encontra-se à venda no Getty Images desde 2009 sob o título “George Washington Bridge” (“Ponte George Washington”).

Imagem de 2009 utilizada como sendo do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)Imagem de 2009 utilizada como sendo do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)

 

Foto oficial disponível no getimages (Foto: Reprodução/getimages)Foto oficial disponível no Getty Images (Foto: Reprodução/Getty images)

McDonald’s inundado

Nem o McDonald’s se salvou do furacão Sandy. Ao mesmo é esta a ideia que uma imagem divulgada no Twitter quer passar. Mostrando diversos alimentos e móveis boiando na água, a mensagem afirma que a foto foi tirada em Virginia Beach.

Imagem mostra uma suposta lanchonete do McDonald's sendo inundada após a passage do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Imagem mostra uma suposta lanchonete do McDonald's sendo inundada após a passage do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable))Imagem mostra uma suposta lanchonete do McDonald's sendo inundada após a passagem do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)

No entanto, a imagem é apenas uma captura do vídeo “Flooded McDonald’s” (“McDonald’s Inundado”, em Português), que mostra uma réplica de uma lanchonete da rede sendo inundada lentamente pela água.

A foto do tubarão "famoso" nadando ao lado do carro, com as ruas inundadas voltou a tona também. A Galileu já havia feito uma matéria desvendando a "farsa" sobre o mesmo tubarão que foi publicada na época do furacão Irene.

Foto falsa do tubarão nadando ao lado de um carro em uma avenida inundada em New York (Foto: Reprodução/Instagram)Foto falsa do tubarão nadando ao lado de um carro em uma avenida inundada em New York (Foto: Reprodução/Instagram)

Memes

Não é só de imagens falsas sobre o furacão que as redes sociais estão cheias. Como o pessoal não tem muito o que fazer, aproveitou para criar diversos memes sobre a tempestade que está afetando os Estados Unidos.

Um dos filmes mais falados e controversos da atualidade, “Ted” foi utilizado em um dos memes sobre Sandy. Na imagem, os protagonistas, que não gostam muito de trovão, dizem ao furacão “Dane-se, Sandy!” (em uma tradução não muito literal).

Protagonistas de “Ted” mandam um recado ao furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)Protagonistas de “Ted” mandam um recado ao furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)

A música do “Gangnam Style”, febre no mundo todo, também não foi poupada de virar um meme sobre o furacão. Na imagem, pode-se ler “’E se o Gangnam Style era uma grande dança da chuva e nós trouxemos esse furacão para nós?’”.

“Gangnam Style” vira meme sobre o furacão Sandy (Foto: Reprodução/O Globo)“Gangnam Style” vira meme sobre o furacão Sandy (Foto: Reprodução/O Globo)
Fotos de usuários no Instagram brincam com o furacão Sandy (Foto: Reprodução/Instagram)Fotos de usuários no Instagram brincam com o furacão Sandy (Foto: Reprodução/Instagram)
A Estátua da Liberdade recebeu uma edição no photoshop simulando o vento em sua "saia" (Foto: Reprodução/Instagram)A Estátua da Liberdade recebeu uma edição no Photoshop simulando o vento em sua "saia" (Foto: Reprodução/Instagram)

Confira abaixo um vídeo de um rapaz com uma máscara de "cavalo" na cabeça:


Papo sério

Obviamente não é só imagens falsas e memes que os usuários encontram nas redes sociais. A equipe do Twitter divulgou, no blog da empresa, uma listagem de perfis importantes que os usuários podem seguir para obter mais informações sobre o furacão Sandy.

A empresa criou, ainda, uma lista em seu perfil para assuntos governamentais @gov com informações de emergência e perfis locais para facilitar o acompanhamento das informações. Além disso, o Twitter deu dicas de como utilizar o serviço em situações de emergência, ensinando os usuários a como enviar mensagens via SMS e a seguir novos perfis também via mensagem de texto.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Mashable e Twitter

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Rocha
    2012-10-30T15:16:23

    Isso e simplesmente um fenomeno natural! o planeta ja passou por coisas muito piores. estudem um pouco de historia!

  • Flaviano Santos
    2012-10-30T11:48:42

    KKKKKKKKKKK

  • Cabeca Colorado
    2012-10-31T00:24:36

    Nao entendo os "crentes" , falam em amor , e logo falam de merecido... Sinceramente , nao entendo pq Deus iria matar alguem se e que ele (Deus)e tao bom?

  • Alan Amanajás
    2012-10-31T00:07:24

    Se fosse no brasil, tinha acabado tudo =p Uma observação... engraçado como nós brasileiros (alguns) nos julgamos melhores que outros...

  • Sueli Guimaraes
    2012-10-31T00:05:04

    Aiai, todos sabem que essas fotos sao falsas.

  • Stephanie Schubert
    2012-10-30T23:31:20

    NOJO de todos os comentarios falando que os Estados Unidos mereceu. O que o povo tem a ver com isso? Voces sabem quantos brasileiros moram em New Jersey?!

  • Adilson Silva
    2012-10-30T17:44:34

    vocês não viram nada irão ver mesmo é quando o junior chegar!!!!!!!!!!!!

  • Adauto Stival
    2012-10-30T17:32:51

    Para um povo que vive soltando bambas em mulheres e crianças inocentes, o SANDY até que é pouco, eles merecem.

  • Caio Alexandre
    2012-10-30T22:29:20

    Meu PAU do céu.

  • benedito santos
    2012-10-30T18:03:50

    isso só aconteceu pq o junior se separaou da sandy....pense num furacão que ela virou

  • Rodrigo Esteves
    2012-10-30T18:03:06

    iiiiiiiiiiiiiiiiiii ????????????

  • Paulo Mata
    2012-10-30T17:46:28

    Esses bestalóides, esquerdistas sem cultura, demonizam os Estados Unidos sem ter a menor noção de que eles mudaram o mundo, modernizaram absolutamente tudo, seja na medicina, nas artes, no esporte, na educação. Enquanto isso, os idiotas de esquerda simplesmente mataram mais que o nazismo, afundaram o leste europeu, afundaram em corrupção (Rússia) e deixaram um grande legado, ou seja, Cuba, Albânia, Coréia do Norte e a China que ainda mata mais que qualquer ataque americano aos civilizados povos do oriente médio. Mas a ignorância, junto com a falta de ver as coisas como elas são não têm fim!

  • Dilamar Hansen
    2012-10-30T17:23:29

    E o coqueiro, alguem tem noticias?

  • Lucio Silva
    2012-10-30T17:19:53

    É................JESUS ESTA VOLTANDO!!!!!!!!!!!!!! E ELE QUER SALVAR VOCÊ!!!!!

  • Claudio Severo
    2012-10-30T17:04:24

    PELO AMOR DE DEUS VCS AINDA ACREDITAM EM FIM DO MUNDO !!PESSOAS ISSO É SÓ O COMEÇO SIM MAS AINDA TÁ LONGE O FIM DO MUNDO ,POIS A NATUREZA SÓ ESTÁ COBRANDO O QUE O HOMEM TIROU DELA E O USA POR SUA VEZ TIROU DEMAIS DA NATUREZA , NÃO ODEIO ELES PELO CONTRARIO É UM POVO PATRIOTA .FICO TRISTE POR ISSO TER OCORRIDO CM ELES MAS LEMBRO OS ENGRAÇADINHOS NÃO BRINQUE CM DEUS POIS NUNCA SE SABE O DIA DE AMANHÃ NÃO É .

  • Lais Aquino
    2012-10-30T17:02:09

    Em momento nenhum a Galileu afirma que a imagem é falsa, só é levantada essa hipótese!

  • João Junior
    2012-10-30T16:46:06

    rsrsrsrs

  • Ludmila Batista
    2012-10-30T16:29:42

    Somente fracassados desejam o mal para os outros... o cara está sempre no Lodo e quer que os outros estejam... quase sempre ele continua no Lodo e o outro prospera. Que as pessoas tenham o dobro daquilo que elas desejam pra os outros!!!

  • Ludmila Batista
    2012-10-30T16:50:30  

    Que retorne em dobro aquilo que as pessoas desejam para os outros.

    recentes

    populares

    • Ludmila Batista
      2012-10-30T16:50:30  

      ou seja, pra você mesmo, sua tonta

  • Antonio Junqueira
    2012-10-30T16:49:02  

    LEMBRAM-SE DO FILME 2012????? ENTÃO, ISSO É SÓ O COMEÇO.... TEMPERATURAS ALTÍSSIMAS, CHUVAS DEMASIADAS, INVERNO NUNCA VISTO ANTES.... POIS, É !!!! OS INCAS E OS MAIS ESTAVAM CERTOS.....!!!!!!

    recentes

    populares

    • Antonio Junqueira
      2012-10-30T16:49:02  

      Alguém, por favor, dá um copo de água com açúcar pro Antonio.

    recentes

    populares

    • Antonio Junqueira
      2012-10-30T16:49:02  

      Oi? seus analfabetos

  • Ludmila Batista
    2012-10-30T16:42:51  

    Para os que tem odiozinho dos Americanos. Vocês não teriam nascido (avós dizimados) ou seriam escravos se os Americanos não tivessem vencido os Nazistas em duas guerras. Os Nazistas não aceitavam as minorias (negros, gays, nordestinos e outras minorias para eles) Simplesmente não existiria o povo brasileiro como temos hoje. Não pensem que os 2000 soldados brasileiros na época teriam condições de defender o Brasil.

    recentes

    populares

    • Ludmila Batista
      2012-10-30T16:42:51  

      Ludmila, voce é paga pau dos americanos, saia do computador e vá ler um livro. EU ESTOU MANDANDO!!!!

  • Ludmila Batista
    2012-10-30T16:31:06  

    Isso aqui é na verdade uma ante-sala de centro psiquiátrico. Pessoas problemáticas querendo alguém para aturar suas ideias erradas. Gente com ódio de pessoas que nem conhece, gente que não conhece história e acha que o mundo vai acabar.... Não é lugar para gente normal..... fui!!! Que tenham em dobro o que desejam para os outros.

    recentes

    populares

    • Ludmila Batista
      2012-10-30T16:31:06  

      paga pau dos americanos.

  • Rodrigo Esteves
    2012-10-30T18:04:20  

    Falta o junior

    recentes

    populares

    • Rodrigo Esteves
      2012-10-30T18:04:20  

      Esse ai virou uma brisa!

  • Sweet Pussy
    2012-10-30T14:16:16  

    Morrammmmmmmmmmmmm Americanos! detesto esses povinho que tem nojo do resto do mundo! só savem Mulheres e crianças.

    recentes

    populares

    • Sweet Pussy
      2012-10-30T14:16:16  

      Sweet Pussy e voce deve esta muito bem de sitacao pra falar mal dos outros hein? Nos EUA um lavador de prato ganha por semana o que o teu papai ganha por mes.

    recentes

    populares

    • Sweet Pussy
      2012-10-30T14:16:16  

      Stephanie Schubert pelo menos aqui não destruímos prédios com milhares de pessoas dentro fingindo ser os terroristas para comoção internacional e invadir qualquer país do mundo árabe. O povo norte americano é digno de dó de tão burros que são, r burros endividados e ostentadores, a média de dívida de uma família nos EUA é de 3 anos de salario, ou seja estão todos nas mãos ds bancos e sabemos quem são os bancos....

  • Rodrigo Alcantara
    2012-10-30T21:28:53  

    Caro compatriotas , idependente de gostarmos ou não dos americanos , este é um momento de solidariedade , estamos falando de vidas , ao invés de ficarem enviando mensagens de ó dio , enviem mensagens de solidariedade a eles ,vcs se lembram da tragédia na região serrana em que mais 1.000 pessoas morreram ? então ! recebemos até doações deles , significa que eles não são tão ruims assim né ? parem de ficar desejando o mal a eles e pensem em como mudar as coisas por aqui ! um abraço a tds

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alcantara
      2012-10-30T21:28:53  

      Estou contigo parceiro, essa galera ai que fica gozando da desgraça alheia não deve ter amor ao próximo! Tão precisando de Deus no coração ou simplesmente amadurecer um pouco. Lamentável ver essas pessoas com tais atitudes deploráveis, só mostram que são pior/igual aos americanos!(não podemos generalizar eles)