Internet

16/10/2012 11h38 - Atualizado em 20/03/2013 08h40

Google Play pode ter o seu próprio antivírus embutido

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Google pode inserir, em breve, um antivírus embutido na loja virtual de aplicativos do Android. As mudanças no Google Play devem ocorrer em resposta às muitas reclamações de usuários e estudos que comprovaram a grande quantidade de arquivos maliciosos disfarçados de apps.

Código fonte mostra que Google está criando anti-vírus (Fonte: Reprodução)Código fonte mostra que Google está criando antivírus (Fonte: Reprodução)

O Google Play foi atualizado para a versão 3.9.16, e o update incluiu um arquivo com o código fonte “App Check” (ou seja, “Verificação de aplicativo”). Essencialmente, ele permitiria que o Google não só inspecionasse os programas que um usuário já baixou no Google Play, como também alertasse estas pessoas ao fazerem downloads de arquivos potencialmente maliciosos. Haverá duas opções neste caso: desistir do download ou baixar o programa por conta e risco. Os usuários também receberão notificações de detecção de malware quando algum de seus programas for contaminado.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

De acordo com o site The Android Police, o programa será parecido com o Bouncer, um scanner que o Google anunciou em fevereiro. Este aplicativo, no entanto, será mais como um antivírus embutido no sistema operacional móvel.

Vale lembrar que o Google acabou de comprar a VirusTotal, especializada neste tipo de aplicação. Além do código fonte com as informações do antivírus, também vazaram ícones que devem representar as notificações, como símbolos de alerta com pontos de exclamação e um escudo de proteção.

Via Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares