Sistemas Operacionais

31/10/2012 16h24 - Atualizado em 31/10/2012 16h41

Microsoft é processada por suposto plágio no Windows 8 e WP8

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A inovação visual dos Live Tiles no Windows 8 e Windows Phone 7 e 8 é tratada pela Microsoft como um dos grandes atrativos dos seus novos sistemas. No entanto, ela pode causar problemas à companhia. Uma empresa chamada Surfcast está processando a companhia de Redmond por suposta quebra de patentes para a utilização da tecnologia.

Live Tiles podem causar problemas na justiça à Microsoft (Foto: Reprodução)Live Tiles no Windows Phone 8, visual idêntico à interface do Windows 8 (Foto: Reprodução/Cnet)

A companhia entrou com uma ordem judicial na corte de Maine dizendo que a Microsoft está quebrando um de suas quatro patentes, a número 6724403, por “usar, vender e oferecer” a tecnologia registrada pela Surfcast para comercializar seus aparelhos, que vão desde os computadores com Windows 8 ou RT até os smartphones com Windows Phone 7 e Windows Phone 8, que também possuem os Live Tiles.

A Surfcast alega ainda que a Microsoft está estimulando outros desenvolvedores de aplicativos a utilizarem o esquema de Live Tiles em seus produtos. A empresa espera, portanto, que a Microsoft “admita o erro e pague por todos os danos causados” por esta quebra de patentes.

As provas da Surfcast são de registros de outubro de 2000 quando eles desenvolveram um conceito chamado “Tiles”, que funcionaria de maneira semelhante ao novo recurso da gigante de Redmond. O serviço é descrito no próprio site oficial da empresa, onde há uma relação de patentes registradas. Ainda não há nenhuma decisão sobre o caso e nem comentários da Microsoft sobre as acusações.

Via CNET

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio C
    2012-11-01T03:24:43

    A Surfcast não é boba não, só esperou a Microsoft lançar o "novo" SO para entrar com a o processo, e se tratando de EUA lá quem erra paga se fosse no Brasil com certeza a Empresa que tem mai$$$$$ levaria vantagem, pois rolaria aquele "agrado por fora para os que ....." e terminaria ainda a Empresa que estava certa sendo processada pela Empresa que estava errada!!!!

  • Cláudio Ozório
    2012-11-01T00:14:54

    O problema aqui no techtudo não é falta de imparcialidade, mas parece que é cota de patrocínio, porque é descarado que tudo que vem do Google é o máximo e quando a notícia é ruim, é uma manchete curtinha e sai logo da página de entrada... se for microsoft e nokia, nossa, as manchetes são fantasiosas, manipuladas e exageradas, o conteúdo é sempre "meio" contra, levemente sugestivo... quanto será que o google tá bancando?

  • Rodrigo Lage
    2012-10-31T22:09:05

    Isto esta me cheirando esperteza desta empresa, usar cubos ou quadrados é comum, principalmente em sites por exemplo, sem esquecer que estas formas geométricas não poder ser patenteadas né, e o Windows Phone 7 já existia a muito tempo, como não tinha vendas expressivas esta empresa nunca reclamou, agora que viram que o Windows 8 e Windows Phone 8 trazem bastantes inovação encima da concorrência e a Microsoft irá faturar muito, resolveram cobrar uma pseuda quebra de patente de formas geométricas?

  • Anderson Abreu
    2012-10-31T19:44:13

    Não é minha área, mas pela patente do site parece algo muito genérico. Se for desse jeito fica fácil. Então eles podem processar qualquer site que tem banners animados que vai trocando informações o tempo todo. Principalmente sites de notícia.

  • Marcio Borde
    2012-10-31T19:00:23

    Palhaçada...

  • FERNANDO PAIVA
    2012-10-31T17:15:50  

    Pronto! Virou praga isso! O que era para resguardar a criação esta travando a evolução...

    recentes

    populares

    • FERNANDO PAIVA
      2012-10-31T17:15:50  

      Tem que respeitar as patentes, não tem esse papo!

    recentes

    populares

    • FERNANDO PAIVA
      2012-10-31T17:15:50  

      Por exemplo, estudo a vida inteira, invento um avião, projeto e crio a patente. É óbvio que mereço um reconhecimento pela cópia.

  • Tereza Andrade
    2012-11-01T15:22:04  

    Tenho um Windows Phone e digo: é péssimo. Concordo que estética é importante, porém não deveria estar acima da funcionalidade. E é justamente isso que fez a Microsoft. Em prol da estética, a navegabilidade e funcionalidade dos aplicativos ficaram em segundo plano e foram prejudicados. Em outras palavras, eles preferem um visual bonito em detrimento de espaço de exibição do conteúdo relevante maior. Os menus dos aplicativos são grandes e tomam espaço útil.

    recentes

    populares

    • Tereza Andrade
      2012-11-01T15:22:04  

      Tenho windows phone e digo: é ótimo. Muito mais rápido que android, até agora não travou nenhuma vez. E muito melhor que iPhone. Já tive Android e iPhone, mas depois de experimentar um Windows Phone nunca mais volto para os outros, se for vai ser Android mesmo por ser bem mais "dinâmico" que WP e iOS.

  • Jose Silva
    2012-10-31T23:41:33  

    Os jornalista são imparciais aqui? Pois quando se trata da Microsoft, eles nunca perdoam. Sobre coisas boas da semana do Windows 8 e Windows phone pouco sai e é o melhor sistema. Abandonei meu galaxy android e meu iphone.. Agora estou com um sistema integrado tablete, pc, telefone. Funcionando redondo com tudo sincronizado. Isso eles não falam a facilidade de uso realmente. Abraços

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2012-10-31T23:41:33  

      Tão sincronizado que pra usar o SmartPhone no PC tem que baixar um programa externo.......Lixo......Windows que nao reconhece o Proprio WINDOWS Phone......Lixo !!!!

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2012-10-31T23:41:33  

      Otima colocação Jose, também sou ex usuario de Android e Iphone, o WP roda redondo e tem um sistema de sincronização sem igual.

  • Marcos Barbosa
    2012-10-31T21:29:33  

    Notícia do próximo mês: Lego processa Surfcast e Microsoft por quebrarem patentes na utilização dos "blocos".

    recentes

    populares

    • Marcos Barbosa
      2012-10-31T21:29:33  

      kkkkkkkkkkkkkkkk!!! é isso mesmo!!!!

    recentes

    populares

    • Marcos Barbosa
      2012-10-31T21:29:33  

      Não duvido nada.

  • Dani Nakamura
    2012-10-31T18:31:02

    Eu li o documento da patente, tá no site deles, e até parece que foi feito na intenção de fisgar uma grana da Microsoft... Só fizeram o registro do desenho da ideia da interface: não tem sistema, não tem exemplo da interface funcionando de verdade - povo espertalhão.

  • Carlos Vasconcelos
    2012-10-31T17:54:43  

    No caso da Surfcast, acho que só querem dar uma mamadinha nos lucros da Microsoft. Já no caso Apple x Samsung, a Apple começou com essa frescura pura e simplesmente por medo da concorrência.

    recentes

    populares

    • Carlos Vasconcelos
      2012-10-31T17:54:43  

      Por medo? Não amigo. Uma empresa onde copiou o design, a publicidade, a caixa do aparelho, o conector, o carregador e ainda criou um manual de como "copiar" o iphone, não merecia outra coisa a não ser multada mesmo.

    recentes

    populares

    • Carlos Vasconcelos
      2012-10-31T17:54:43  

      Apple é fresca juntamente com seus "fanboys", isso é fato.

  • Divaldo Ribeiro
    2012-11-01T01:43:15  

    windows é o pior lixo que fizerão

    recentes

    populares

    • Divaldo Ribeiro
      2012-11-01T01:43:15  

      Flavio C, você além de ignorante, também é burro. Por tentar se passar como professor de Português também errou e a sua explicação de porfavor e por favor entre parênteses foi totalmente equivocada.

    recentes

    populares

    • Divaldo Ribeiro
      2012-11-01T01:43:15