Video game

16/10/2012 18h29 - Atualizado em 16/10/2012 18h29

Montadora do iPhone e do Xbox 360 admite usar crianças em suas fábricas

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

A Foxconn emitiu uma nota para a imprensa nesta terça-feira (16) e confirmou ter encontrado estagiários com 14 anos de idade em uma de suas fábricas, na cidade de Yantai, na China. A descoberta partiu de uma investigação feita pela empresa de auditoria Fair Labor Association, contratada pela Apple para fiscalizar as condições de trabalho nas fábricas da companhia.

Funcionária de um das fábricas da Foxconn (Foto: Reprodução) (Foto: Funcionária de um das fábricas da Foxconn (Foto: Reprodução))Funcionária de uma das fábricas da Foxconn (Foto:
Reprodução)

A fabricante chinesa informou que os trabalhadores menores de idade foram mandandos para a escola e que está investigando como as crianças conseguiram acesso a fábrica, já que a idade mínima legal para trabalho na China é de 16 anos. Entretanto, não informou a quantidade de estagiários ilegais que foram encontrados.

“Nós reconhecemos a nossa total responsabilidade e pedimos desculpas a cada um dos jovens por nosso papel nesta ação”, afirma a Foxconn. A empresa disse ainda que vai investigar e demitir qualquer funcionário que tenha participado “desta violação”.

A gigante chinesa tem um programa de estágio que leva alunos do ensino profissionalizante para trabalhar de 3 a 6 meses em suas fábricas, com acompanhamento de seus professores. Em agosto, porém, a empresa enfrentou uma queixa de que estudantes estavam sendo obrigados por suas escolas a trabalharem nas fábricas. A empresa, na ocasião, disse que os jovens estavam livres “para sair a qualquer momento”.

A Foxconn é responsável pela produção de iPhones e iPads da Apple, pelos consoles Xbox 360 da Microsoft e por produtos da HP. A fabricante é hoje uma das maiores empresas da China, com cerca de 1,2 milhões de empregados em fábricas espalhadas por diversas cidades.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Bussiness Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fora Lei
    2012-10-16T19:34:47

    As Leis trabalhista na china são diferentes do Brasil, o que este povo do Brasil esta tão preocupados com isso...

  • João Rocha
    2012-10-16T21:14:17

    Rodrigo Lima vai dizer: "Toda mão de obra é bem vinda para fabricar o melhor celular do mundo." kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Joao Lemos
    2012-10-16T21:13:21

    tudo isso pra terem o maximo de lucro possivel dos otarios que chegam a ficar dias na fila pra comprar um iphone novo pagando uma pequena fortuna...

  • Manoel Gallo
    2012-10-16T20:59:02

    O importante é que fique bem feitinho!! Do contrario vai fica sem presente de natal. Hahahhahaha

  • Edinaldo Sales
    2012-10-16T20:51:54

    A materia em nenhum momento se referiu a ''criancas'', o texto em questao foi ADOLESCENTE de 14 anos. Alguns participantes desse forum aparentemente nao consegue ler e entender a materia.

  • Carlos Silva
    2012-10-16T20:48:35

    trabalhar é uma coisa, mas escravizar para poder comer é outra

  • Luiz Rodrigues
    2012-10-16T20:41:50

    Criança não tem que trabalhar. Tem que estudar e, principalmente, aprender a usar a nossa língua. E aí, um dia (quem sabe?), não veremos mais comentários como os que acabo de ler.

  • Marius Dobbin
    2012-10-16T20:03:31  

    O que que tem se um ADOLESCENTE de 14 anos quiser trabalhar com o CONSCENTIMENTO DOS PAIS????????????????? AGORA O GOVERNO QUER EDUCAR NOSSOS FILHOS... Eu trabalho desde os 14 anos e não me envergonho dfisso, cresci muito desde então!

    recentes

    populares

    • Marius Dobbin
      2012-10-16T20:03:31  

      14 anos é idade pra se dedicar unicamente à escola, nao ao trabalho praticamente forçado numa fabrica...

  • Osmar Santos
    2012-10-16T19:58:33

    viva a industria nacional ,que faz milagres com tanta carga tributaria.

  • Franco
    2012-10-16T19:43:35

    E hoje isso é comum, 90% das multinacionais (nike, adidas, samsung, apple...), usam crianças em suas fabricas (principalmente na ásia)!

  • Marcio Pereira
    2012-10-16T19:35:31

    é melhor que roubar

  • Bruno Silva
    2012-10-16T23:11:46

    estudar e roubar ou usar drogas pode. trabalhar pelo menos meio período: NÃO!

  • Adenir Carneiro
    2012-10-16T22:42:48

    Assunto complexo. China e Brasil são nações extremamente distintas, histórico e socialmente, comparar realidades entre Brasil e China é dar um "tiro no pé". Se questões sociais fossem tão fáceis de resolver como nos comentários, tudo seria uma maravilha, o mundo era perfeito. Nossos governantes deveriam ver esses comentários aqui e contratar esse pessoal, eles tem soluções mágicas para o mundo todo. Eita pessoa genial sô...kkk. Deus demorou 7 dias para criar tudo magicamente, os comentaristas daqui bateriam o recorde.

  • Maria Gonçalves
    2012-10-16T22:16:40

    censura meus comentarios

  • Bernardo Lambert
    2012-10-16T21:14:01  

    Parem de drama, não há nada de errado um adolescente fazer um estagio desse, quem me dera eu ter tido essa oportunidade, estagiar ainda como novo, numa fabrica de alta tecnologia, e se ele fez isso por necessidade, é muito melhor ele estar la e garantindo a sobrevivencia dele, do que estar nas ruas faminto e roubando. E pra quem disse que isso é trabalho escravo, vá estudar o que é escravidão, ninguem ta obrigando ele a ficar ali, eles esta la por vontade propria.

    recentes

    populares

    • Bernardo Lambert
      2012-10-16T21:14:01  

      Mão de obra barata não é um conceito novo, vc deveria estar mais inteirado sob esta questão. Se vc manda as pessoas estudares mais a respeito da escravidão eu convido vc a estudar mais sociologia.

  • Roberval Santos
    2012-10-20T11:37:55

    Arf! eu coemecei com 15..meu irmao com 14anos a trabalhar nao vejo nada demais, desde que estejam estudando e nao trabalhem em regime de exploração enquanto aqui falta empregos....

  • Rodrigo Pereira
    2012-10-19T10:54:40

    Todo mundo critica, mas e os chamados Camp's ou patrulheiros? São menores de idade que trabalham e estudam à noite e nem por isso configuramos como trabalho escravo....é bom ter um adolescente pra tirar xerox mas tb é bom criticar os chineses, não é?

  • Edward Stonebridge
    2012-10-16T22:48:15

    Um jovem deve se dedicar exclusivamente aos estudos e ser preparado com formação em todos os campos da ciências durante toda a sua vida escolar. Estudo meia-boca=formação profissional meia-boca=sociedade meia-boca

  • Fernando Dias
    2012-10-17T19:46:04

    Era melhor estarem na rua desempregadas e desocupadas?

  • Lucas Barbosa
    2012-10-17T18:44:58

    é melhor do que eles estarem vadiando na rua pelo menos estão ganhando seu dinheiro com honestidade

  • Le Evident
    2012-10-17T11:22:27

    todo mundo "reclama" da foxcon, mas só vão reclamar memso quando o ipad ficar mais caro!

  • Heller Belotti
    2012-10-17T09:15:41

    Se começarem a fazer essas auditorias nas empresas chinesas o negócio vai ficar feio. Vão descobrir o que todo mundo já sabe. A "mágica" dos chineses.

  • Vlademir Carvalho
    2012-10-17T08:38:31

    Depois de 33 anos ininterruptos de trabalho, percebo o quanto deixei de viver. Comecei a trabalhar no pesado aos 12 anos. Com 14 iniciei minha carreira com carteira assinada. Agora com 47 anos, segundo a lei de aposentadoria, terei de trabalhar mais 12 anos ininterruptos para ter aposentadoria integral, o que somará 45 anos de trabalho. Pois bem, e ainda dizem que menores de 16 anos não podem trabalhar, salvo na condição de aprendizes a partir dos 14. Senhores, saiam de seus castelos refrigerados e venham pra roça pra ver o que é trabalhar.

  • Barroso
    2012-10-17T08:37:52

    Como brasileiro gosta de criticar la eles tão estudando e trabalhando em "estágio" quando se formam tem profissão e o pais não precisa importar mão de obra qualificada, já aqui no Brasil nos portos novos ta lotando de koreano devido a essa mania hipocrita do Brasil que jovem tem que ta na escola, e não se formar nenhuma mão de obra qualificada ¬¬

  • Sapo Ninja
    2012-10-17T08:35:56

    Ainda bem que tem internet em Angola.