Jogos de ação

13/10/2012 09h40 - Atualizado em 13/10/2012 09h40

Muçulmanos se ofendem com quadros em Call of Duty: Modern Warfare 2

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

A Activision e a Infinity Ward removeram recentemente o mapa Favela das partidas públicas de Call of Duty: Modern Warfare 2 e 3 após receberem reclamações de jogadores muçulmanos. A revolta teria sido causada por dois quadros com palavras sagradas do profeta Maomé colocados em um banheiro, considerado um local ofensivo para tal.

Muçulmanos se ofendem com quadro em Call of Duty: Modern Warfare 2 (Foto: Eurogamer)Muçulmanos se ofendem com quadro em Call of Duty: Modern Warfare 2 (Foto: Eurogamer)

A Infinity Ward pediu desculpas pelo caso e removeu das partidas públicas o mapa Favela de Call of Duty: Modern Warfare 2, assim como sua versão relançada para Modern Warfare 3, que ainda contava com os dizeres. A empresa afirmou que já está consertando este detalhe e que, em breve, os mapas deverão voltar. Enquanto isso, eles continuam disponíveis em disputas privadas.

Os quadros mencionados ficam em um banheiro no mapa Favela, mostrados em um vídeo pelo usuário de apelido KhaleDQ84EveR no YouTube. Na moldura, está escrito em árabe uma passagem do Corão, livro sagrado do Islã: “Alá é belo e ama a beleza”. Segundo ele, a localização dos quadros é ofensiva. O usuário também se manifestou dizendo que a remoção dos mapas não era sua intenção e que apenas desejava um pedido de desculpas da produtora.

É possível que o problema tenha sido causado por algum membro mal-intencionado na equipe, ou se trate simplesmente de um acidente infeliz. A Activision se pronunciou dizendo que respeita as diversas culturas e crenças religiosas, agradecendo também aos fãs por chamarem sua atenção para essa questão.

 

Via Eurogamer e Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Garcia
    2012-10-16T12:30:04

    Quanta ignorância e hipocrisia!

  • Paulo Cistia
    2012-10-15T10:20:45

    Religião é a pior M&#%@ que a raça humana inventou para manipular essas cabeças fracas... os coitados ainda acham que alguém entende oque está escrito naquele monte de rabisco... aposto quem fez o jogo nem sabia o que estava escrito

  • Edrvs
    2012-10-15T09:26:04

    povo chato do k7 que se ofende com tudo.

  • Marcos Felipe
    2012-10-15T08:33:43

    O q eu acho mais incrivel, é alguem conseguir ver essas coisas, esses detalhes minimos...É o tal do povo q procura mensagem subliminar em tudo... '-'

  • Denilson Junior
    2012-10-14T14:02:34

    Só tomara que isso não incentive outros a procurar "ofensas" no jogo e tirarem mais coisas ainda.

  • Guilherme Silva
    2012-10-13T17:29:39

    aff

  • Radames Silva
    2012-10-14T22:37:41

    Que religião chata essa dai, se ofedem com tudo! Povo atrazado parado no tempo.

  • Rodrigo Ormazabal
    2012-10-14T21:44:49

    Vão lavar uma louça....

  • Reinivaldo Silva
    2012-10-14T19:02:46

    gozado pra tirar vidas alheias esse povo nao se ofende nunca vi se matar tanto em nome de Deus e ficar rico no seu nome

  • Dener Lima
    2012-10-13T16:22:12

    Cada uma que aparece...

  • JOÃO JUNIOR
    2012-10-13T15:30:35

    caraca...deve jogar sozinho.......teve tempo de ficar olhando quadro por quadro pra ver se tem alguma ofensa ao povo muçulmano......fala serio......eu nunca teria reparado isso ai

  • Mauro Sousa
    2012-10-13T15:29:21

    cada vez mais eles se isolam dos seres humanos e a cada dia mais se parecem com animais onde qualquer coisa é motivo pra briga.....

  • Jefferson Batista
    2012-10-13T12:57:11

    esses caras sao demais nao pode falar nada deles que eles querem explodir o mundo!!! o turminha dificil vai andar de camelo no sol quente

  • Joao Silva
    2012-10-13T12:56:37

    putz, tiraram um dos melhores mapas do MP ¬¬

  • Geraldo Lima
    2012-10-13T12:41:08

    Xiiiiiiiiiii ! JA era ! Agora o grupo dos aladins ,vao mandar o Call OF Duty pelos ares ! "brinca com essa raca nao" E tudo doido !

  • Andre Silveira
    2012-10-13T12:09:38

    Nunca joguei Call of Duty, mas acho muito erado a atitude da Infinity Wardde remover as imagens. Sei que a comunidade mulcumana na sua maioria sao pessoas de boa indole, mas essa fraqueza que eles tem que n se pode fazer critica a religiao deles eh ridicula. Eu alem de nao tirar as imagens faria um mapa especial aonde se pudesse lutar contra Maome.

  • Antonio Rhoden
    2012-10-13T12:06:24

    E ai deles se não fazerem o que MANDAM os muçulmanos.

  • Paulo Furtado
    2012-10-13T16:40:20  

    O preconceito rola solto por aqui. O cara só pediu um retratação. Não param de confundir muçulmano com fundamentalista islâmico. E até parece que os cristão são exemplos de compreensão e tolerância, não é mesmo?

    recentes

    populares

    • Paulo Furtado
      2012-10-13T16:40:20  

      Falou tudo!! Mas as pessoas ao invés de se tornarem melhores por ter uma crença que prega coisas boas, preferem pregar o ódio e intolerância às diferenças!!

  • Marcio Borde
    2012-10-13T15:03:40  

    Que povo ignorante... Qualquer coisa é motivo para irritação. Essa "raça" não respeita nada, estão presos à época das cruzadas ainda.

    recentes

    populares

    • Marcio Borde
      2012-10-13T15:03:40  

      concordo.....

  • Stenio Silva
    2012-10-13T14:50:11  

    Tem um tempão que esse game foi lançado, só agora perceberam isso.

    recentes

    populares

    • Stenio Silva
      2012-10-13T14:50:11  

      pois é.....

  • Josi Oliveira
    2012-10-13T17:07:28  

    Tudo vira polêmica quando o assunto é religião. As pessoas têm que parar de levar tudo tão a sério, não é a toa que há tanta intolerância e violência no mundo.

    recentes

    populares

    • Josi Oliveira
      2012-10-13T17:07:28  

      É isso ai amigo! Acho que as pessoas deveriam levar a vida delas de uma forma que agradasse a Deus em vez de ficar procurando provocações intencionais, e o que a comunidade muçulmana esta procurando aprender de "santo" com um jogo violento de arma como esse? Nao deveriam nem se pronunciar.

  • Rodrigo Oliveira
    2012-10-15T01:07:21  

    GOSTEI DO VÍDEO, DEIXA EU CHAMAR MEU AMG JAMAL MALIK OU QUEM SABE O RADESH PRA TRADUZIR PRA MIM... Techtudo podia colocar um video onde mostra tais quadros...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira