Sistemas Operacionais

18/10/2012 15h18 - Atualizado em 18/10/2012 15h26

No lançamento do Ubuntu, Canonical ‘trolla’ Windows 8

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

No lançamento da mais recente versão do Ubuntu, nesta quinta-feira (18), a Canonical não perdeu a oportunidade de dar uma alfinetada no concorrente Windows 8. Em destaque na página inicial do site oficial, a companhia anunciou o lançamento da edição 12.10 do software com a seguinte frase: “Evite a dor do Windows 8. O novíssimo Ubuntu 12.10 está disponível agora”.

Ubuntu deu uma alfinetada no Windows 8 (Foto: Reprodução)Ubuntu deu uma alfinetada no Windows 8 (Foto: Reprodução)

Descrito como “o sistema operacional móvel gratuito favorito do mundo, com mais de 20 milhões de pessoas preferindo-o às alternativas comerciais”, o Ubuntu chega à edição de número 12.10 com diversas alterações. Ele recebeu o acréscimo de novos recursos visuais, além de contar com mais opções que o deixam mais social e seguro.

Um deles é o Preview, que permite que o usuário visualize diversas informações sobre um determinado arquivo antes de executá-lo, e outro é o a integração com serviços de nuvem e plataformas online como Facebook, Twitter, Gmail, Amazon e outros. Isso sem falar no já conhecido Ubuntu One, compatível com Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Graças a essas novidades e a um enorme investimento, sem falar no fato de ser gratuito, a Canonical acredita que pode, sim, fazer frente ao Windows 8 em sua performance com o Ubuntu 12.10.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Mendes
    2012-10-18T17:17:53  

    Avisem esses caras pra abaixar a bola, que só o investimento em materiais que a Microsoft fez para fabricar as 3 milhões de unidades de Surface, já compram essa empresinha mixuruca pelo menos umas 4x. "UUUUUUUUUUU MAS O LINUX É MELHOR"... Amigo, sou da opinião que, o que dá dinheiro é o que conta... são os fatos. Os números não mentem.

    recentes

    populares

    • Rafael Mendes
      2012-10-18T17:17:53  

      "sou da opinião que, o que dá dinheiro é o que conta". Se é para ser extremo, afirmo: Isto é o que pensam os traficantes, sequestradores, ladroes em geral... Que pensamento mais medíocre... Nem no empreendorismo isto é uma máxima.

    recentes

    populares

    • Rafael Mendes
      2012-10-18T17:17:53  

      Só mesmo usuarios padrão acham que o Windows é merecido de aplausos segurança mais furreca até hoje não existe e o que adianta tanto dinheito para manter uma reputação de ser totalmente vulnerável kkkk

  • José Lopes
    2012-10-20T21:15:25

    Só não gostei te terem tirado a Unity 2D, achava ela bem mais bonita, além de ser claro, mais leve

  • José Camargo
    2012-10-19T10:43:33

    Utilizo o Ubuntu diariamente bem como o Windows 7! O Ubuntu é estável e funciona muito bem. O Windows 7 e os aplicativos são mais amigáveis aos usuários leigos e menos conhecedores de informática. Várias ações no Linux, como instalação, configuração e outras, dependem de comandos no terminal, que exigem conhecimento técnico! O problema é que o Windows 8, assim como o IOS e Android, deram um salto tecnológico importante e o Ubuntu precisa dar esse salto. A Canonical já informou que vai concorrer com o Android ??? Se não inovar e se reinventar vai ficar para a história....

  • Mateus Sousa
    2012-10-19T09:07:14

    Galera, não sou muito informado, mas como anda a questão de softwares e jogos no linux? Eu curto o sistema, mas não pega nada de usual! E concordo Fabian Live... essa guerrinha é inútil (assim como o Leonardo Dias) e todos os sistemas tem sua parcela de culpa uns sobre os outros.

  • Diogo Dgh
    2012-10-19T08:42:18

    Sou fã do Ubuntu, mas o que seria do Linux se não fosse o Windows?? O pequeno sempre quer chamar a atenção do grande com provocações. Por isso, nunca deixa de ser pequeno.

  • Marcio Martins
    2012-10-19T02:28:17

    Uso Linux como servidor de aplicação a muitos anos e digo por experiência própria que e zero de dor de cabeça. Sem contar que não há esquentação de cabeça com vírus. Não penso em outro SO pra servidor nunca, nunca! Mas sempre deveu no quesito usuário final (usuário que não e "do ramo") porém vou testar esse novo Ubuntu e ver qual e.

  • Douglas Fim
    2012-10-19T01:24:10

    Uso FreeBSD no PC e Gentoo/Linux no Notebook, mas tenho o Xubuntu no PC do meu irmão, ja estou atualizando para a nova versão, jaja instalo no Virtualbox para ver como ficou

  • Fabrício Silva
    2012-10-18T22:47:11

    Ubuntu é muito bom, poréeem perderam a chance de ficarem calados.

  • Anonimo Silva
    2012-10-18T22:25:41

    Que lixo...

  • Breno Ferreira
    2012-10-18T22:21:33

    Hoje em dia é obrigação pra quem trabalha na área de TI e é estudante de exatas, usar o Linux, creio que no futuro próximo uma boa parte da população "leiga" vai usar, acho que falta muita informação sobre o sistema.

  • André Castro
    2012-10-18T22:19:44

    Uso o Ubuntu desde da versão 8.10 , muito fácil, pratico, dificilmente da problema além disso é gratuito.

  • João Victor
    2012-10-18T21:45:45

    KKKKKK quem é esse cara? O fato é que linux é para usuários avançados e Windows é parra os básicos que alem de não entender nada sobre SO aceitam os bugs e a monopolização de softwares da Microsoft!

  • Dani Nakamura
    2012-10-18T18:48:57  

    Eu já testei (desde a versão alfa sempre dou uma olhada), está muito bom, mas eu sou uma grande admiradora Keep it Simple presente no Archlinux, não largo ele tão facilmente. De qualquer forma, parabéns à Canonical! :D

    recentes

    populares

    • Dani Nakamura
      2012-10-18T18:48:57  

      Dou moral para você! Arch não é para qualquer um que acha que linux tem que ser com interface cheio facilidades para usuários querem ser avançados, mas não passam de um simples dependentes da Microsoft!

    recentes

    populares

    • Dani Nakamura
      2012-10-18T18:48:57  

      O Arch exige uma configuração maior, mas dá pra reduzir o sistema ao básico para ficar fino com o computador, imbatível em questão de velocidade e segurança, sem falar que todos os softwares suportados são praticamente a última versão e o AUR possibilita que tenhamos fontes de maneira bem fácil... Arch e pacman são minhas paixões! =D

  • Opinião
    2012-10-18T17:37:14  

    UBUNTU RULES!!!!

    recentes

    populares

    • Opinião
      2012-10-18T17:37:14  

      Não só o Ubuntu, mas o conceito de software livre em si. Software livre é o futuro.

  • Marcio Martins
    2012-10-18T15:54:06  

    Nunca usei Ubuntu pois a algum tempo já uso o OSX e estou satisfeito principalmente por todo o pacote hardware+software dos macbook pro... Mas quero mais é ver o circo pegar fogo... Meus parabéns a essa empresa! Espero que o Ubunto arrebente e faça o maior sucesso! Acho até que justo uns 50 dólares por um OSX completo, mas me da muita raiva ver a Microsoft cobrar a fortuna que cobra pelo windows que ainda vem em diversas versões... Sucesso a essa tal de Canonical!!!

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-10-18T15:54:06  

      é simples o OSX só instala em computadores Apple por isso é barato também existe o Hackintosh em Pc com processador intel mas isso não vem ao caso. Já em PC como o hardware não é da Microsoft ela não ganha se dar o SO mas com certeza se fosse R$ 50 todos usariam Oficial e não crackeado.

  • Kamus Rio
    2012-10-19T12:36:43  

    Ubuntu free X windows pago.... Bom, levanta a mão quem tem de verdade o selo "genuine"?

    recentes

    populares

    • Kamus Rio
      2012-10-19T12:36:43  

      Eu tenho o Windows original com o selo!! Já me inscrevi pra promoção de upgrade pro Windows 8 que vai sair por 29 reais!!!! Vale muito a pena, ter um sistema bom e original ao invés do linux... (não é por nada não, mas sou programador, conheço linux de cabo a rabo, já ajudei no desenvolvimento de uns 3 aplicativos linux mas convenhamos que o Windows é mais prático!!!)

  • Rodrigo Souza
    2012-10-19T10:41:55  

    O Ubuntu é bom de + o Windows é muito tosco só quer ganhar $$ e nois aqui no prejuizo

    recentes

    populares

    • Rodrigo Souza
      2012-10-19T10:41:55  

      Mas qual o problema em ganhar dinheiro? Você faria um sistema operacional de graça? Ficaria desenvolvendo um sistema operacional trabalhando duro por anos pra entregar de graça?

  • Opinião
    2012-10-19T09:30:26  

    Quem fala que Linux é lixo é porque não entende P nenhuma mesmo.... Provavelmente nunca usou. Eu uso Linux, OSX e Windows (infelizmente). Este último é o pior disparado, até o software grátis é melhor que windows (lixo, lixo, lixo). O OSX tá piorando, mais ainda é um milhão de vezes melhor que o Ruinwods!

    recentes

    populares

    • Opinião
      2012-10-19T09:30:26  

      Linux é bom! Mas OSX e Windows não são um lixo!! Devemos nos lembrar de quem usa Linux, geralmente usa o Windows em Dual Boot para fazer algumas tarefas...

  • Kleber
    2012-10-19T09:20:14  

    Não entendo pq o pessoal que usa Windows fala que o Linux é lixo, garanto que a maioria deles possue um smartphone com Android ou iOS que são baseados em Unix. Tem que dar permissão de Usuário limitado pra esse povo do Windows. rs...

    recentes

    populares

    • Kleber
      2012-10-19T09:20:14  

      Linux não é lixo, o Android é bom, o iOS também, mas pra desktop agente sabe que o linux não é tão prático de se usar!!!

  • Samuel Scheunemann
    2012-10-19T09:14:54  

    Tenho os 2 sistemas, uso o windows porque alguns programas não funcionaram no wine ealguns jogos, mas nas demais atividades uso o Ubuntu, é um exelente sistema operacional, carrega o SO muito rapido, prático, convenci algumas pessoas que usavam windows a usar o ubuntu, e não voltaram mais a usar o windows.

    recentes

    populares

    • Samuel Scheunemann
      2012-10-19T09:14:54  

      Falou o acionista da Microsoft. Tem que ser muito Zé Roela pra defender um produto de uma empresa privada sem receber nada em troca. Principalmente quando esse produto deixa a desejar em qualidade. Mas pra maioria de digitadores de texto no Word está bom mesmo.

    recentes

    populares

    • Samuel Scheunemann
      2012-10-19T09:14:54  

      Cara, se o windows fosse ruim eles não estariam sendo muito bem vendidos por preços relativamente altos, e sim estariam sendo baixados gratuitamente como as versões do linux rsrsrsrs

  • Luciano Gomes
    2012-10-19T09:57:53  

    Tudo LIXO, esse novo visual do Ubuntu é tosco de mais... Long Live OSX

    recentes

    populares

    • Luciano Gomes
      2012-10-19T09:57:53  

      Alex Mendonça mas isso é possível, quanto ao visual acho ele lindo

    recentes

    populares

    • Luciano Gomes
      2012-10-19T09:57:53  

      o unity eu acho muito legal mas meu irmão diz que prefere o tradicional gnome pois ele diz que é muito mais simples mas eu acho que depende de cada um pois o unity usa mais a pesquisa que é muito mais fácil achar os programas

  • Leonardo Dias
    2012-10-19T07:41:39  

    Entendam uma coisa, apenas usuários AMADORES e que não entendem nada de tecnologia preferem o windows, pode fazer essa pesquisa...como disse o amigo anteriormente, os servidores mais robustos e que funcionam com grande performance esta baseados na plataforma linux...é lamentável que exista ainda esses tipos de usuários que falam asneira preferindo o windows...WINDOWS PARA AMADORES...kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leonardo Dias
      2012-10-19T07:41:39  

      Na verdade a grande maioria de usuários são amadores. Quando eu compro um bilhete de metro não quero saber o que está codificado nele eu quero passar a catraca e pegar o meu trem. Assim é com o sistema operacional. Se eu tenho que ser um expertem informática para usar um sistema operacional, este nã serve para mim.

    recentes

    populares

    • Leonardo Dias
      2012-10-19T07:41:39  

      O defeito da maioria dos fanboys do linux é esse: Se acham os fodões e gostam de ficar menosprezando os outros.Eu uso tanto o Ubuntu quanto o windows 8, e respeito ambos os sistemas. Acho que cada um usa o S.O que mais se encaixa na sua necessidade.Esse Leonardo Dias deve ser um daqueles que não sabem nem dar um comando no terminal e fica se achando "profissional de T.I"

  • Dani Nakamura
    2012-10-18T23:40:17  

    Quem usa linux... 98% dos 500 melhores supercomputadores do mundo, servidores CERN, DARPA, Google, Android, Dreamworks, Pixar (é, a do Jobs), governos da França, Alemanha e Espanha... Isso é dinheiro, open source não é cerveja grátis, é mente aberta e conhecimento profundo do que você põe pra dentro da sua máquina.

    recentes

    populares

    • Dani Nakamura
      2012-10-18T23:40:17  

      Fora que os aplicativos Windows são todos integrados: Windows Live + XBOX Live + Facebook + Skydrive + Windows Live Essentials + Pesquisa de arquivos com marcas, indexadas, etc... Galeria de fotos com o Facebook, Windows Live Movie Maker com o Youtube, Windows Live Messenger com o Facebook também, etc... O Windows 8 está todo integrado com a conta Windows Live do usuário!!!

    recentes

    populares

    • Dani Nakamura
      2012-10-18T23:40:17  

      Jorge Anjos A Steam já tem uma versão para Linux tbm....