03/10/2012 17h24 - Atualizado em 03/10/2012 17h24

Novo tipo de malware usa câmera e GPS do smartphone para rastrear pessoas

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de malware que utiliza a câmera, o GPS e os sensores de smartphones Android para descobrir a localização de seus usuários. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o programa, chamado de Place Raider, foi criado para ser usado pelo Exército em situações de resgate ou para roubar informações confidenciais de bandidos.

Android é alvo de muitas infecções por malware (Foto: Reprodução) (Foto: Android é alvo de muitas infecções por malware (Foto: Reprodução))Pesquisadores criaram malware para Android que
localiza o aparelho à distância (Foto: Reprodução)

O Place Raider é capaz de capturar fotos com a câmera do celular de forma silenciosa, além de marcar o horário e a localização quase exatos do smartphone usando seu GPS, acelerômetro e giroscópio. Os dados são encaminhados a um servidor central e combinados para montar um modelo 3D do local onde o aparelho se encontra. O software ainda é capaz de obter dados financeiros, códigos de barras e fazer leitura de QR Codes controlando o celular à distância.

Como o programa é somente um projeto desenvolvido em laboratório que não pode infectar ninguém, ele não é considerado exatamente um malware. Porém, em mãos erradas e à solta na Internet, o Place Raider poderia se tornar uma arma muito perigosa.

Via AndroidPit

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hudson Farias
    2012-10-04T13:54:40

    Interessante.

  • Sam Borges
    2012-10-04T11:56:16

    quando meu celular tá em cima da mesa, a câmera só fica virada pro tampo da mesa...quando estou andando por aí só vai conseguir tirar foto do bolso interno do meu jeans....ou então o celular tá guardado dentro da capinha, ou seja, camera tá coberta tb.....me explica de novo, qual é a ameaça?

  • Radames Silva
    2012-10-04T11:02:04

    É só uma aplicativo, não sei por que esse caras que escrevem isso tem que dizer que é um virus.

  • João Ferreira
    2012-10-04T00:40:51

    Pronto, acabaram de dar ideia para os hackers de plantão. Como não sou usuário de Android, então não devo me preocupar.

  • Victor
    2012-10-03T19:19:01

    hahahaah,inicilamente é um programa e para um programa precisa ser instalado, segundo para esse tamanho serviço precisa de permissao, dai ja é outra coisa...

  • Reynald Oliveira
    2012-10-03T18:02:39

    karaleoo, tomara que só ameacem os Androids!!!!

  • Techtudo
    2012-10-03T20:32:19  

    Esses são os "grandes" pesquisadores??? Criaram um aplicativo que qualquer pessoa pode criar e dizem que é malware??? Ao criar um aplicativo, no Android, IOS, ou qualquer outro SO mobile atual é preciso INSTALAR, ACEITAR AS PERMISSÕES, aí sim o aplicativo pode fazer alguma coisa... Aff, esses pesquisadores são FRACOS DEMAIS!!! O kernel do Android é LINUX que é baseado em UNIX, e para invadir um UNIX é impossível sem ter permissão do usuário... Pesquisadores ruins e fracos, melhor estudarem 1 + 1 que está para o nível de inteligência! Hahaha

    recentes

    populares

    • Techtudo
      2012-10-03T20:32:19  

      Amigo, não se esqueça que a "permissão" em um smartphone é um simples toque na tela. Qualquer banner ou link poderia ser usado como meio do "malware" entrar. De fato invadir um kernel na força bruta é quase impossível, mas o que nunca vai deixar de existir é usuário burro clicando em tudo que vê pela frente.