Internet

30/10/2012 18h16 - Atualizado em 30/10/2012 18h16

Pesquisa do Google para iOS ganha seu próprio 'Siri' e suporte ao iPhone 5

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google disponibilizou nesta terça-feira (30) uma atualização para seu aplicativo de Pesquisa para iOS. A principal novidade do update é a nova função de busca por voz: agora, o software não só “ouve” a pesquisa do usuário, mas também "responde" os resultados por meio da fala. Além disso, o app agora está disponível para o iPhone 5.

Novo Google para iOS está ainda melhor (Foto: Reprodução)Nova Pesquisa do Google para iOS tem funções
parecidas com Siri (Foto: Reprodução)

Antes da nova atualização, a Pesquisa do Google para iOS já permitia que o usuário fizesse a busca utilizando a voz, mas retornava com os resultados somente de forma escrita. Na edição mais recente do programa, no entanto, a resposta também vem por meio da fala. Além disso, a empresa promete um reconhecimento do que o usuário diz muito mais ágil e certeira.

“Na última versão do app Pesquisa para iOS e Android, você pode não só dizer sua pergunta, como também usar o programa para que ele lhe responda. Usando o Gráfico de Conhecimento do Google, sua busca retorna com melhores respostas”, diz o comunicado oficial da companhia.

A nova função lembra bastante o assistente virtual da Apple, o Siri, que também "ouve" e "responde" o usuário por meio de comandos de voz. A atualização é uma forma de o Google "cutucar" a rival, já que a companhia da maçã vem diminuindo a participação da Gigante das Buscas no iOS cada vez mais.

Outro detalhe interessante na busca por voz do Google é que ela funciona perfeitamente em português - algo que o Siri ainda não faz. No entanto, o aplicativo só dá os resultados por voz quando configurado em inglês, ou seja, ele entende mas ainda não "fala" nossa lingua.

Além da nova função, o aplicativo do Google Search ganhou suporte para o iPhone 5, que recebe a atualização assim como os demais modelos do iPhone, iPad e iPod touch.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Confira o vídeo de divulgação da novidade:


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Silva
    2012-10-31T13:15:01

    Tenho iPhone e sou defensor da Apple, mas devo reconhecer que o Google tem feito um ótimo trabalho com o Android. O único problema do Android é o fato do mesmo ser uma plataforma aberta, que acaba tornando o sistema muito vulnerável à ataques por vírus, tal como vem acontecendo. Hoje em dia vemos constantemente notícias sobre invasão do sistema Android e sobre vazamento de dados pessoais dos usuários. Por isso, prefiro a segurança do sistema iOS e a ótima qualidade de construção e acabamento dos produtos da Apple.

  • Fora Lei
    2012-10-30T22:50:03

    Esse deveria ser mais barato....

  • Fernando Chaves
    2012-10-31T09:32:53  

    Ué...o Rodrigo Lima adorador satanista da apple ainda não veio defender o SIRI e o iOS? Dizendo que um produto que já existia bem antes do SIRI é uma cópia? Uma empresa chinesa fez um programa de reconhecimento de voz e comando há muito mais tempo que o SIRI. Que bom que pelo menos já veio entendendo português...e não como a cópia barata do SIRI que nem isso faz. :P

    recentes

    populares

    • Fernando Chaves
      2012-10-31T09:32:53  

      Diego Sampaio Esse lance das pessoas terem raiva da apple por não poder comprar seus produtos não existe mais, principalmente aqui no Brasil, terra onde as pessoas deixam de comer para ostentar.

    recentes

    populares

    • Fernando Chaves
      2012-10-31T09:32:53  

      Thiago Teles: Então amigo, não sei porquê dessa raiva contra a marca. Se a pessoa acha feio, caro e limitado é só não comprar. Mas partir para a agressão verbal só vai gerar mais brigas sem sentido. E outra, no brasil, ostentamos tudo. Desde um celular a uma casa divididos em 643534634 parcelas. Então reclamar que a gente paga caro em tal produto de tal marca é ser cego para o resto das coisas. Só acho que cada um compra o que ele acha ser útil e condizente com seu lado financeiro.