Jogos de aventura

15/10/2012 14h34 - Atualizado em 17/10/2012 10h31

Principais títulos da Sony serão lançados em português, diz gerente

Cido Coelho
por
Para o TechTudo

Há cerca de quatro meses à frente do marketing e comunicação da Sony do Brasil, Luciano Bottura esteve na Brasil Game Show 2012 e trouxa boas notícias para os gamers nacionais. Segundo ele, diversos títulos da Sony serão lançados em português, como God of War: Ascension. O executivo ressalta que, até os títulos que não são campeões de venda, serão, ao menos, dublados para o português, uma vez que este é o momento do Brasil para o mercado. Confira:

standsony_bgs_cidocoelho (Foto: standsony_bgs_cidocoelho)Estande da Sony na Brasil Game Show 2012 (Foto: Cido Coelho)

TechTudo: A Sony está dando mais atenção para o Brasil?

Luciano Bottura: A gente está quase há dois anos oficialmente no Brasil com a marca PlayStation. Estamos importando hardware e software. Hardware é principalmente a nossa maior competição. Hoje, querendo ou não, enfrentamos o problema da taxa, o imposto de importação de softwares e games é muito alto. Temos que nos prevenir contra a pirataria.

Além disso, o Brasil é o quarto país mais importante para a própria Sony. O Brasil é o mercado alvo para a empresa. Então não tem como ficar fora disso. Toda as categorias de negócios e de produtos estão sendo miradas para o mercado brasileiro. Estamos vindo com tudo para que, em 2014, sejamos líderes de mercado em todos os segmentos de eletrônicos.

TT: O que será feito sobre a localização dos jogos para o Brasil? Os lançamentos no mercado brasileiro serão simultâneos como os mercados norte-americano, europeu e japonês?

LB: Alguns jogos serão em português. Como o Brasil é mercado chave, não tem como não ter jogos em português. Acho que a grande prova disso é Uncharted 3 e uma coisa que já dá para adiantar é que God of War: Ascension será em português.

Outra novidade que posso afirmar é que a gente está fazendo uma promoção em que os jogadores brasileiros podem colocar a voz como um dos personagens do jogo. Tanto os nossos estúdios que ficam em Santa Monica, nos Estados Unidos, e no Japão já entenderam a necessidade de ter a tradução, de o jogo vir em português.

Uma coisa que a Sony Computer Entertaiment (SCE), marca PlayStation, já assegurou é que os principais títulos serão lançados mundialmente em português brasileiro. Então, a gente já viu como o mercado brasileiro é importante, todos jogos de grande venda serão feitos em português. Já os jogos que não são tão vendidos, serão legendados em português.

lucianobottura_divsony (Foto: lucianobottura_divsony)Luciano Bottura, gerente de marketing e
comunicação da Sony Brasil (Foto: Divulgação)

TT: Por importadores, o valor do PlayStation 3 varia de R$ 800 a R$ 900 e, no Brasil, custa entre R$ 1100 e R$ 1300. Quais atitudes a Sony vai tomar sobre a diferença dos preços para enfrentar a concorrência da Nintendo e a Microsoft?

LB: Hoje o nosso produto é importado, e temos uma barreira, a taxa de imposto de importação. Vamos continuar importando nossos produtos e entendemos que existe um valor agregado maior. O PlayStation é um produto de valor agregado e de desejo do consumidor. Então queremos cada vez mais trabalhar trazendo novos entretenimentos, novos diferenciais ao console, agregando novas experiências ao consumidor para que ele possa pagar por isso.

Com isso, o importador fica fora de nossa alçada. Isso é uma questão com o governo e as autoridades precisam trabalhar em cima disso. Não é uma competência da Sony. A empresa importa legalmente, pagamos todos os impostos e colocamos em prática o preço sugerido. Assim, conseguimos criar um premium para que o consumidor entenda o valor do produto.

TT: Quais jogos a Sony vai disponibilizar no mercado brasileiro?

LB: O PlayStation All-Stars Battle Royale, que vamos lançar este ano e vai vir em português, e o Sports Champions, para o PS Move. E o lançamento que podemos destacar para o próximo semestre é o God of War, que terá o áudio em português.

TT: A Sony já tem um planejamento para fabricar consoles no Brasil?

LB: Hoje, trabalhamos 100% com consoles importados. Estamos estudando, vendo as possibilidades e, por enquanto, não há nada concreto sobre produção de consoles no Brasil.

TT: O tamanho da BGS 2012 já chega próximo à E3? Qual o balanço você faz?

LB: A Brasil Game Show ainda não tem o nível da E3. Mas a decisão de trazer a feira para São Paulo foi correta. Tanto pela escolha do local, que foi muito bem estruturado, quanto pelo tamanho do público, já que todos os ingressos foram vendidos. No ano passado, tínhamos 34 estações de jogos e este ano temos 76. A gente se preparou para o crescimento da feira. E é só uma questão de tempo da Brasil Game Show chegar ao tamanho de uma E3. O público brasileiro vem demonstrando que ama games, é um público engajado que vibra com tudo isso, e as empresas estão apostando.

Acho que a maturidade vem com o tempo e não estamos deixando nada a desejar. Eu estive na última E3 e, mesmo sendo uma feira um pouco menor, acho que o nosso estande está bonito e tem gente que está pegando duas horas de fila para jogar God of War. Existe resposta melhor que essa, quando o consumidor sai sorrindo após pegar um brinde e quer pegar a fila de novo? Acredito que não.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Santos
    2012-10-16T10:13:33

    Quero ver quem vai dublar o Kratos....

  • Vinicius Silva
    2012-10-16T09:03:26

    "...e trouxa boas notícias para os gamers nacionais" Coelho trouxa!

  • Kleber Vilela
    2012-10-16T09:02:20

    valor agregagado kkkkkkk

  • Ricardo Mello
    2012-10-16T08:05:59

    Não conheço nada de legislação tributária, mas estas empresas de games não poderiam produzir os games aqui? Pra fugir destas taxas absurdas, não poderiam fabricar os jogos na ZF de Manaus por exemplo??

  • Ricardo Mello
    2012-10-16T08:04:34

    Não conheço nada de legislação tributária, mas estas empresas de games não poderiam produzir os games aqui? Pra fugir destas taxas absurdas, não poderiam fabricar os jogos na ZF de Manaus por exemplo?

  • Fábio Pinto
    2012-10-16T01:10:57

    bem, falou do lado bom. E o console de 500gb superslim q vai ser disponibilizado para o mundo, menos para nós, fora as cores especiais e temas que ficou só para Japão e Europa? Dps falam q o Brasil cresce e tal, mas não fazem isso pra gente.

  • Diego Silva
    2012-10-15T23:57:30

    A Sony poderia fazer uma coleção dedicada aos Brasileiros, com grandes títulos do PS3/PSVITA legendado em portugues-BR.

  • Andre Melo
    2012-10-15T22:59:33

    Uma covardia com Rio de Janeiro a feira ter ido para outro lugar. Se organização não dava conta que ela seja substituta.Agora? não temos nada

  • Al Rashid
    2012-10-15T21:35:12

    Façam os cálculos: Uma passagem São Paulo x Los Angeles saiu em média R$1500,00. Um PlayStation 3 na Best Buy saiu por menos de USD300 (ou seja R$600). Vocês querem pagar quase R$1000.00 a mais para receber o mesmo console. Prefiro viajar com este dinheiro e trazer um PS3 na mala. É só consultar na internet! Vamos acordar minha gente e deixar de encher o bolso desse povo!!!

  • Calebe Samuel
    2012-10-15T21:09:38

    eu adoro ver esses comentários um mais lol que o outro vamos ser realista povo mesmo sendo caro o game da sony ele é vendido e outra eu paguei no meu ps3 1.200 a vista e não me arrependo e outra ele é dvd blue-ray tbm,mas eu respeito quem gosta da caixa x 360 tbm é um belo video game mas não é blue-ray......

  • Daniel Mendonça
    2012-10-15T20:58:15

    Olha pessoal da correção de texto, o autoridade responsável pela matéria trocou "trouxe" por "trouxa". Vamos ler antes de publicar.

  • Rodrigo Fagoti
    2012-10-15T20:56:16

    o importante e q no paraguai o ps3 custa 600 reais...

  • Godofredo Panças
    2012-10-15T19:26:28

    Sobre o preço praticado e a desculpa desse gerente."Vamos continuar importando nossos produtos e entendemos que existe um valor agregado maior. O PlayStation é um produto de valor agregado e de desejo do consumidor"e q mané premium o q. quero é preço justo. só isso.

  • Elker Carmo
    2012-10-15T19:25:08

    ja tive o playstaion 1 e 2 e depois comprei o xbox 360 e nao me arrependo console poderoso nao deve nada ao ps3.

  • Marcio Gonçalves
    2012-10-15T17:55:43

    ÓTIMA NOTICIA DESA VEZ PODEMOS ENTENDER O JOGO E NÃO SERÁ PRECISO ESPERAR DIAS PARA RECEBER E JOGAR JOGOS PORTUGUESES OU FICAR PROCURANDO DICAS NA INTERNET VA SERI MUITO LEGAL ISSO E ALIAS OUVIR AS VOZES EM PORTUGUES VAI SER MUITO MASSA KKKK EITA 12 DE MARÇO QUE NÃO CHEGA KKKKK

  • John Andreson
    2012-10-15T17:11:43

    Só agora? Sony sempre atrasada.

  • Kayron Nascimento
    2012-10-15T19:12:42

    tive o modelo 1 e tive o modelo 2 , porém ainda não tive coragem pra dar 1400reais em um video game ,sendo que comprei um xbox a 1 mês e meio. e não me arrempendo , afinal , é muito bom de imagem e preço, afinal com o que custa hoje um ps3, dava pra comprar 2 xbox.e o melhor quando ligo o xbox não sinto saudade dos consoles da sony,.,,,,,viva MICROSOFT.

  • Marcio Carvalho
    2012-10-15T19:01:29  

    BOM NO MEU PONTO DE VISTA A SONY ESTÁ DANDO MOLE PODIA FAZER OS JOGOS MAIS BARATOS JÁ QUE O VÍDEO GAME É MUITO CARO CUSTA ENTRE 1100 E 1400 REAIS, SEM FALAR QUE O BRASIL ESTÁ EM UM NÍVEL MUITO ALTO DE PESSOAS QUE GOSTA DE JOGOS ATÉ PELA INTERNET OS JOGOS SÃO CAROS O IDEAL É POR O PS3 COM UM PREÇO JUSTO 600 A 800 REAIS E DEIXA JOGOS COM O PREÇO ENTRE 15 E 50 REAIS NOS BRASILEIROS SEMPRE ARRUMAMOS UM JEITO DE BURLA OS BLOQUEIOS DO CONSOLE TENDO OS JOGOS MAIS EM CONTA TODOS GANHARIA TANTO A SONY QUANTO OS CONSUMIDORES.

    recentes

    populares

    • Marcio Carvalho
      2012-10-15T19:01:29  

      Vai sonhando cara, se o preço dos jogos baixar vai ser pra R$100.00, como é no pc. E não adianta nada desbloquear o videogame se vc não vai poder aproveitar o modo online, que é o melhor dos novos jogos. Já se vc quer jogar pirata mesmo, compra um pc bom, assim vc não vai ter dor de cabeça com atualização e poderá jogar online com qualquer jogo original.

    recentes

    populares

    • Marcio Carvalho
      2012-10-15T19:01:29  

      Fabio Moreira, só você que acha que aparelho desbloqueado te impede de jogar online.. se atualize porque já dá para jogar sem ser banido há muito tempo!!

  • Adriano Lopes
    2012-10-16T07:22:35  

    Demorou mas até que enfim estamos começando a ser respeitados, agora falta a gente ter jogos acessíveis no mesmo preço que la fora.

    recentes

    populares

    • Adriano Lopes
      2012-10-16T07:22:35  

      Verdade.

    recentes

    populares

    • Adriano Lopes
      2012-10-16T07:22:35  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Francisco Junior
    2012-10-15T21:29:17  

    A Sony se preocupa com o Mercado Brasileiro. Isso deve ser BRINCADEIRA como o diz o Datena. Se a Sony se importasse com os Brasileiros, ela iria aceitar Cartão de Crédito e Cartão de Débito Nacional e NÃO ter que nos OBRIGAR a utilizar um Cartão Internacional para comprar na PSN. E os Serviços PSN+ e PSN Home nem funcionam aqui no Brasil. Bem que o repórter poderia ter perguntado o porque disso tudo.

    recentes

    populares

    • Francisco Junior
      2012-10-15T21:29:17  

      Esse eu posso te responder. Para aceitar cartões nacionais, a Sony precisaria de uma estrutura aqui no Brasil para verificar a legitimidade do cartão, como temos um alto número de cartões falsificados e golpes na Internet que dificilmente pegam os responsáveis (a menos que vc seja uma celebridade), não compensa para a Sony fazer isso.

  • Emerson Santos
    2012-10-15T20:43:12  

    O grande negocio é que a SONY sabe que se trouxer o PS3 por qq preço o brasileiro mais metido vai comprar. Eles so nao fabricam aqui porque nao querem. A MS tem fabricacao do XBOX 360 aqui no Brasil e com isso o console esta bem competitivo. Para eles é muito mais barato e lucrativo trazer a coisa importada do que fabricar pois o brasileiro vai pagae de qq modo.

    recentes

    populares

    • Emerson Santos
      2012-10-15T20:43:12  

      Engano seu meu caro, a MS trouxe a fabricação do XBOX pra cá, porque o interesse é a expansão do nome MS e não pq ela é boazinha com os brasileiros, quantos jogos em português o XBOX tem? Responde essa!

    recentes

    populares

    • Emerson Santos
      2012-10-15T20:43:12  

      XBOX 360 vendido no Brasil com preços de R$ 799,00 a 1299,00 é concorrente onde do PS3? Preço mais acessível? Meu caro Emerson caia na real pare de acreditar em contos de fadas. Ambos são caros, independentemente de onde são fabricados até porque esses consoles são feitos para rodar jogos que aqui no Brasil são muito tributados por semelhança a jogos de azar.o PS3 é vendido aqui pelos mesmos preços R$ 799,00 a R$ 1399,00 e olhe que é muito mais console que o XBOX 360. Se o PS3 está caro o XBOX já passou do absurdo.

  • Diego Sampaio
    2012-10-16T10:16:10  

    Enquanto o lucro abusivo reinar nessas terras de analfabetos e corruptos, as empresas tão pouco se lixando em baratear seus produtos. Afinal aqui a gente põe 1300 reais no carnê em 24 prestações de 100 reais. Se aqui os bens de consumo essenciais custam mais de um salário mínimo, imagina esses "mimos" tecnologicos. Vivemos no lixo do mundo.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-10-16T10:16:10  

      Brasileiro = homem das cavernas do século XXI