04/10/2012 08h05 - Atualizado em 04/10/2012 08h05

Samsung vai aos tribunais contra Apple por patentes quebradas no iPhone 5

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os rumores se tornaram verdade. A Samsung já preencheu um processo judicial contra a Apple, acusando-a de quebrar patentes na produção do iPhone 5. As alegações são de que a companhia norte-americana violou seis tecnologias registradas pelos sul-coreanos.

Samsung e Apple vão protagonizar mais uma batalha judicial (Foto: Reprodução)Samsung e Apple vão protagonizar mais uma batalha judicial (Foto: Reprodução)

O caso, no entanto, não é tão simples, e por vários motivos. O primeiro e mais óbvio de todos é a briga frequente entre as companhias nos mais variados tribunais do mundo. Ou seja: é mais uma questão de ataque e contra-ataque do que, efetivamente, de algum dano causado à propriedade intelectual. Outro é o fato de duas das patentes serem "FRAND", ou seja, utilizadas como “padrão” para a categoria. Na pratica, elas poderiam ser usadas em qualquer dispositivo desde que seguindo algumas regras. Resta saber, então, se este é simplesmente um problema de falta de pagamento da Apple à Samsung ou se é oportunismo da companhia asiática para tentar causar um rebuliço ainda maior nesta acirrada rivalidade.

Recentemente os sul-coreanos tiveram que pagar US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões) para os americanos após um juri confirmar que a Samsung havia violado as patentes da Apple nos Estados Unidos. Com tal histórico, revidar com um processo que possa até impedir as vendas do novo smartphone da “inimiga” parece ser uma estratégia óbvia.

A Samsung pretende criar uma boa base de argumentos para, desta vez, sair vitoriosa dos tribunais. Além deste processo, segundo especialistas, a empresa pode até mover uma outra ação contra a Apple por conta de violações de patentes referentes à conectividade LTE do iPhone 5.

Pelo visto, mais uma guerra judicial entre as duas gigantes do mercado móvel está se aproximando. No fim, quando uma ganhar, provavelmente a outra já estará planejando o próximo contra-ataque.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via iMore

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Rocha
    2012-10-05T20:42:37

    O mais engraçado - e eu tento ler todos os dias as notícias só pra rir - é o Rodrigo Lima e seus comentários. Me lembra muito um tal de Sonnen, se é que me entendem. Fala muuuuuuuuuuuuuito! Admita, Rodrigo, essa briga vc perdeu! E faz muito tempo!

  • Marcio Martins
    2012-10-05T16:48:17

    Tem cara que ainda discute com o caminhoneiro de rico??? Piloto de helicóptero e motorista particular é a mesma coisa... Vive disponível a mercê de um playboy qualquer... E ainda quer vir aqui pagar de rico pq tem iphone.... kkkkk só rindo

  • Marcos Santos
    2012-10-05T12:28:30

    Meus queriiiidos, a vida é uma grande roda gigante e todas as coisas boas que forem criadas devem ser copiadas, mas é claro que se pagando a quem de direito. Então, copiem, criem e sejam honestos e menos infantis!!!!!

  • Jonatan Soares
    2012-10-05T11:12:19

    não sei o que pior, a briga das empresas ou a briga dos fanboyolas... apple processou e ganhou no único lugar que era possível... dentro dos EUA... era claro um favorecimento a ela dentro de seu país, mas agora o iphone 5 quebrou patentes e terá que pagar, o mesmo dinheiro que foi pra apple vai voltar....

  • Daniel Bento
    2012-10-04T18:43:53

    Uma empresa coreana nunca vai ganhar de uma americana. Apple joga em casa com apoio da torcida local (justiça).

  • Hudson Farias
    2012-10-04T14:48:07

    Imagina o quãol eficiente e revolucionário a união delas seria para a tecnologia mundial.Seria mais um passo rumo ao futuro.

  • Everton Celistre
    2012-10-04T10:15:56

    gogogo Samsung.

  • Lucio Menezes
    2012-10-04T08:52:12

    Tem tudo pra ganhar... se a Apple ganhou alegando que a Samsung copiou canto arredondado e 3 ícones... quanto mais copiar uma tecnologia inteira desenvolvida pela samsung. Pode não ganhar nos EUA, já que lá tendem a proteger as empresas americanas, mas no resto do mundo sim, com certeza.

  • Daniel Bento
    2012-10-04T18:47:51  

    Apple joga em casa com apoio da torcida (justiça) kkk

    recentes

    populares

    • Daniel Bento
      2012-10-04T18:47:51  

      Daniel Bento, disse: "Apple joga em casa com apoio da torcida". Pois é, mas quando a seleção brasileira joga aqui eu digo a mesma coisa! Quero Fred na seleção! hehee