Fabricantes

31/10/2012 16h46 - Atualizado em 31/10/2012 18h44

Volvo desenvolve 'piloto automático' para carros em engarrafamento

Igor Gomes
por
Para o TechTudo

A Volvo está desenvolvendo um sistema de piloto automático para ser usado em engarrafamentos chamado “Autonomous Driving”. A função utiliza radares e câmeras para que o veículo siga o carro da frente a uma distância segura e alcance no máximo 50 km/h. A primeira geração da tecnologia ainda está em fase de pesquisa, mas deve começar a ser instalada em automóveis da companhia a partir de 2014.

43951_1_5_582x388Sistema de condução autônoma da Volvo deve ser instalado nos carros em 2014 (Foto: Reprodução)

De acordo com Andreas Ekenberg, engenheiro desenvolvedor da Volvo, a função visa aumentar a segurança e o conforto dos motoristas. O funcionamento do Autonomous Driving é bem simples: para ativá-lo basta apertar um único botão e o sistema irá regular velocidade e direção, permitindo que o condutor reassuma o controle do automóvel quando quiser.

A empresa, que pretende ser a líder no ramo da direção autômata, já havia lançado outro sistema automático para carros. O SARTRE, apresentado em maio desse ano, permite que veículos trafeguem automaticamente em velocidade superior a 50 km/h.

"Nosso objetivo é atingir a liderança no campo da condução autômata, indo além dos conceitos e tecnologias pioneiras que vão atingir clientes reais. Tornar este recurso confiável e fácil de usar é fundamental para aumentar a confiança dos consumidores no que diz respeito à auto-condução", disse Peter Mertens, Vice-presidente Senior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo.

Acompanhe no vídeo abaixo os planos da empresa sueca para os sistemas automáticos de direção:

 

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares