Celular

29/10/2012 15h27 - Atualizado em 29/10/2012 16h43

Windows Phone 8 chega com novos aparelhos e mais aplicativos

Marlon Câmara
por
Da redação

O Windows Phone 8 foi lançado oficialmente pela Microsoft nesta segunda-feira (29), em um evento nos Estados Unidos. Juntamente com o sistema operacional para smartphones, foram anunciados aparelhos fabricados pela Nokia, HTC e Samsung, novas funções e a chegada de uma grande galeria de aplicativos.

Windows Phone 8 é lançado pela Microsoft (Foto: Reprodução/Engadget)Windows Phone 8 é lançado pela Microsoft (Foto: Reprodução/Engadget)

Durante a apresentação do novo Windows Phone, o gerente da Microsoft, Joe Belfiore, fez questão de frisar que o sistema tem como objetivo reinventar os smartphones e fugir das "metáforas" que são repetidamente usadas pelo iPhone e nos aparelhos Android. "O Windows Phone é o sistema mais pessoal existente no mercado, e o que mais aproxima as pessoas", disse o executivo.

A primeira novidade do novo WP é a mudança nas chamadas "live tiles", que são os cubinhos usados como ícones na interface do sistema. Se a aparência já era utilizada no Windows Phone 7, no 8 ela ficou ainda mais maleável. Agora é possível incluir mais ícones na tela inicial, em diferentes tamanhos e formatos, de acordo com o gosto do usuário.

Mais aplicativos e Live Apps

Outra inovação do WP8 é a chegada dos Live Apps, aplicativos que podem ser utilizados em outros programas e até para modificar a todo momento a tela de desbloqueio. A tela, aliás, a partir da nova versão da plataforma, poderá ter diversas formas e mostrará algumas das novidades nas redes sociais dos usuários, como as novas fotos postadas no Facebook.

E se a grande reclamação a respeito do Windows Phone era a pouca quantidade de aplicativos, a Microsoft parece estar encontrando soluções para o problema. A partir da versão 8 do sistema, estarão disponíveis 46 dos 50 apps mais populares do mundo, de acordo com a empresa. Além disso, o sistema ganhará novos aplicativos para programas como Twitter, Facebook e Skype. Este último, aliás, passará a ficar ligado o tempo inteiro, rodando sempre em background, para que o usuário possa estar sempre disponível.

Em questão de jogos, o Windows Phone 8 também surpreende. Draw Something, Temple Run e Angry Birds Star Wars são alguns dos games que já estão garantidos na nova plataforma. Além disso, para os usuários que tem filhos, o sistema traz o chamado Kid's corner ("Cantinho das Crianças"), no qual os pais podem limitar uma área do smartphone para as crianças, com apps e jogos específicos para elas.

Windows Phone 8 tem diversas funções dedicada à familia (Foto: Reprodução/Engadget)Windows Phone 8 tem diversas funções dedicada à familia (Foto: Reprodução/Engadget)

Rooms

Também destaque no sistema é a função Rooms ("Salas"), com a qual será possível criar um espaço exclusivo para alguns de seus contatos. Nele, é possível trocar fotos, vídeos e agenda com outro usuário do Windows Phone de forma bem simples. Além disso, é possível criar salas especiais, como "Familia", onde você pode incluir os membros que achar melhor.

Compartilhamento de músicas e dados

Com o uso do serviço de armazenamento em nuvem Skydrive pelo Windows Phone 8, passa a existir uma maior integração entre todos os aparelhos com sistema Windows, como celulares, tablets e PCs. É possível, por exemplo, começar a escrever um texto no Word pelo computador e continuar no smartphone, exatamente no ponto onde parou.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

É possível também, pela nuvem, criar playlists de músicas no computador e acessá-las no smartphone, sem necessidade de sincronização ou uso de cabos. Com isso, todos os documentos, músicas, fotos e arquivos ficam disponíveis em todos os seus dispositivos, incluindo até mesmo Macs.

Novos aparelhos com sistema Windows Phone 8 (Foto: Reprodução/Engadget)Novos aparelhos com sistema Windows Phone 8 (Foto: Reprodução/Engadget)

Novos smartphones

Além do novo sistema operacional móvel, a Microsoft apresentou os principais aparelhos que representarão a plataforma. O destaque é o Nokia Lumia 920, com ótima qualidade de imagem e uma das melhores câmeras do mercado. Ainda foram mostrados o Samsung Ativ S e o HTC 8X, todos tops de linha com o WP8. Os modelos devem começar a chegar em novembro nos Estados Unidos, e outros aparelhos mais básicos - como o Lumia 820 - devem surgir em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Braga
    2012-10-30T12:34:29

    Correção: Espero que dessa vez SEJA melhor para nós, consumidores.

  • Guilherme Braga
    2012-10-30T12:22:57

    O que vai ocorrer: Para ganhar mercado o 8 será de fácil pirataria, a Microsoft vai fazer vista grossa para isso. Teremos dois anos de muitas atualizações, o primeiro ano deveremos ter bugs gigantes, daqui a pouco estoura um super sério. A diferença agora é que existe concorrente e enfrentar a Google não será como enfrentar a Netscape. Espero que dessa vez melhor para nós, consumidores.

  • Carlos Eduardo
    2012-10-30T10:33:43

    O problema é que quem comprou o Lumia 800 e 900 e pagou um preço absurdo, perto de valores cobrados pelo Samsung S3 e Iphone 4S tem que ficar indiquinado pois a Nokia lançou 2 aparelhos e em menos de 1 ano já estão defazados pois a atualização 7.8 é pura enganação ao consumidor. Troquei meu Iphone 4S pelo Lumia 800 e em menos de 1 mês já o passei para frente devido a problemas e aplicativos mal feitos. Agora voltei para o Android e estou insatisfeito. O Android continua dando problema e em menos de 1 Mês tive que resetar 2 vezes o aparelho (SS3). Acho que irei voltar ao bom e velho Iphone 4S.

  • Lucas Taylor
    2012-10-30T08:08:56

    Realmente esse vai ser o melhor sistema de smartphones do mercado! A integração com o PC, compartilhamento em nuvem, facilidade do uso, e aplicativos otimos. Otimo trabalho microsoft, em breve vou adquirir um.

  • Robert Godoy
    2012-10-29T22:48:14

    Bacana... Estou torcendo para o Windows Phone 8. Tenho um Nokia 800, sei que não vai atualizar para o WP8 mas acho que a Microsoft acertou em utilizar o mesmo kernell... Vamos equilibrar o mercado...

  • Anderson Vieira
    2012-10-29T19:29:17

    e ainda tem gente achando que a nokia deveria aderir ao android. Fala sério !

  • Anderson Vieira
    2012-10-29T19:26:35

    A nokia possui o melhor aparelho para a plataforma enquanto o IOS e Android não são tão diferentes assim, a microsoft acertou em ter a nokia como carro-chefe até porque o forte da samsung é android mesmo. Parabens a microsoft

  • Max Souto
    2012-10-29T18:32:30

    Acho que a microsoft não vai a lugar nenhum se ter a nokia como o principal destaque, acho que quem deveria fazer seus aparelhos devia ser a samsung a lg, ou até a própria microsft.

  • Reynald Oliveira
    2012-10-29T16:38:30

    mto bem Microsoft. está de parabéns por fazer um sistema diferenciado do restantes do mercado... achei ótimo, já era assim no WP 7, só faltava aplicativos... mas me parece que dessa vez essa história vai mudar ^^ só fiquei meio bolado porque nada falaram referente à atualização... mas blz... e fiquei sabendo tambm que quem estava na conferência ganhou um WP8 :O rsrsrs.. deu vontade de estar lá sabe... rsrsrs

  • Jose Silva
    2012-10-30T13:18:06

    O melhor do mundo. Baixei!! e ganhei a Microsoft cancelou o pagamento de quem pagou a mais.

  • Roberto Oliveira
    2012-10-29T18:00:20

    Pouca coisa a mais se comparar com o 7.8 que já uso no meu... Lumiatrix 5, experimentem ;)

  • Marcio Martins
    2012-10-29T18:01:44  

    Por isso que não tem essa de patente... A MS quis fazer um sistema diferente do IOS e fez esse aí que parece muito sem graça.... Parece celular pra blogueiro que só quer saber de twitter, face, email e internet... Não me chamou atenção e pior ainda, o aparelho hi end que eles desenvolveram só tem uma coisa que impressiona, a camera... o resto parece já tudo ultrapassado e sem graça... Ainda prefiro ficar de olho na briga apple samsung que tras aparelhos mais interessantes... E dale cópias!!!

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-10-29T18:01:44  

      E acho que hj em dia o mais importante em um celular é a disponibilidade de apps... Nem arriscar a voltar para um android eu quero para não ficar um dia chupando o dedo com um celular com duzentos nucleos e todo potente mas sem a versão de um app interessante disponivel só para ios... Instagram chegou meses depois, alguns bons jogos são exclusivos do ios, e o gamecenter do ios com todos meus amigos disputando um placar em jogos idiotas mas viciantes são um show a parte... O s3 parece interessante, mas Ios ainda é melhor PARA mim! E esse W8 phone então... sem chances.... não tem app nenhum!

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-10-29T18:01:44  

      Vai dizer que o Lumia 920 só tem câmera de melhor? Vamos lá: Super touch sensível, melhor tela com maior definição que SIII e iPhone 5, carregamento sem fio, NFC com diversos dispositivos e tudo o que o sistema WP8 oferece de melhor em beleza e integração!

  • Rubens Carvalho
    2012-10-29T16:00:25  

    Nós usuarios do windows phone 7.5,,,,queremos saber se haverá realmente a prometida atualizaçao para o 7.8,,,ja que nao podemos ter a versao do windows 8.....Precisamos se iremos receber esta atualizaçao e quando iremos??????

    recentes

    populares

    • Rubens Carvalho
      2012-10-29T16:00:25  

      Pessoal, fiquem tranquilos que o 7.8 vai rolar. Pelo menos a interface vai ser identica a do Windows 8.

    recentes

    populares

    • Rubens Carvalho
      2012-10-29T16:00:25  

      também estou na espera, será que rola o 7.8? e será como vai ser feita né? será que vai aparecer na marketplace como a dos aplicativos aparecem?

  • Jeferson Santos
    2012-10-30T08:39:22  

    A MS se superou nesse WP8 e fez diferente da Google q copiou o iOS para fazer o Android e chamou de free. Se o SO da MS não tiver bugs como geralmente a versão para PC tem, realmente é uma boa opção principalmente pela possibilidade de compartilhamento entre PC e smarthphone e no quisito compartilhar, a MS sempre esteve a frente, em todos os Windows temos assistentes de compartiljar arquivos e agora ela colocou isso em smarthphone o q é uma ideia interessante e bem util. O problema é a carga q vai gerar pois o 3G no Brasil é uma m... imagina vc sincronizando musica via 3G, lentooo!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-10-30T08:39:22  

      Pesquise um pouco antes de falar tanta besteira. O google não copiou o iOS. O Google comprou uma empresa chamada Android Inc. na qual o Google já financiava e dava suporte. A 1a. versão do Android foi lançada em 2007 (versão beta). Em conjunto com a Open Handset Alliance, o Google criou o Android para criar padrões para equipamentos móveis e que fossem "abertos". Não existe nenhum OS no mundo que não tenha bugs, já vi linux dando problema, já vi sistemas da apple dando pau...windows então nem se fala....

  • Kaique Santos
    2012-10-30T00:23:40  

    Só uma pergunta, os usuários do "WINDOWS PHONE 7.8" poderão usufruir 46 dos 50 apps mais populares do mundo? O "WP 7.8" também ganhará novos aplicativos para programas como Twitter, Facebook e Skype? E em questão de jogos, os usuários do "WINDOWS PHONE 7.8" também poderão curtir os jogos Draw Something, Temple Run e Angry Birds Star Wars? Ou somente os usuários do "WINDOWS PHONE 8" poderão aproveitar esses recursos????? Esse é um fator decisivo, pois penso em comprar um Nokia Lumia 800, mas caso os usuários do WP 7.8 ficarem de fora de todas essas novidades, então BYE para o WP e Nokia!!!

    recentes

    populares

    • Kaique Santos
      2012-10-30T00:23:40  

      Se vc vai comprar um windows phone agora,porque nao comprar direto um com windows 8???

  • Eduardo Costa
    2012-10-29T22:38:18  

    Tomara que na próxima atualização de sistema vc não precise atualizar o aparelho também. Essa da Nokia lançar o aparelho já com data de validade e sem atualização foi muita sacanagem. Se eu tivesse comprado um 7.5 eu morreria de ódio.

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2012-10-29T22:38:18  

      Caro Eduardo, "prazo de validade" não. o WP8 pede no minimo um Dual Core e 1 Gb de Ram, os Lumias (900,800 e 710) todos tem 512 mb de ram e um Single Core. Mas a Microsoft pensou em seus clientes e vai lançar uma atualização para a atual família lumia. WP 7.8