08/11/2012 16h16 - Atualizado em 08/11/2012 16h22

Android está em três de cada quatro smartphones vendidos, diz pesquisa

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

De acordo com o instituto de pesquisas IDC, o sistema operacional Android foi encontrado em três de cada quatro smartphones vendidos no mundo durante o terceiro trimestre de 2012. Segundo a pesquisa, as vendas de smartphones com o sistema do Google chegaram a 136 milhões de unidades, o que representa 75% de todos os celulares inteligentes comercializados neste período.

Jelly Bean, finalmente, chegou ao Galaxy SIII (Foto: Reprodução) (Foto: Jelly Bean, finalmente, chegou ao Galaxy SIII (Foto: Reprodução))Galaxy S3 é um dos principais representantes do
Android (Foto: Reprodução)

O analista da IDC Kevin Restivo afirma que o Android tem sido uma das principais fontes de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado, em 2008. Desde então, o sistema operacional vem se superando a cada ano, se apoderando da quota de mercado da concorrência.

Grande parte do sucesso deste sistema operacional está relacionado à quantidade de aparelhos com o sistema, das mais diversas fabricantes e faixas de preço. Além disso, a plataforma possui uma enorme gama de aplicativos, jogos e demais conteúdos digitais, além de possibilitar a personalização do próprio sistema através das grandes modificações chamadas Custom ROMs.

Além disso, é possível creditar o sucesso do sistema operacional do Google ao perceptível declínio de seus rivais BlackBerry e Symbian, que na pesquisa não somaram, juntos, nem 10% do total de smartphones vendidos no período.

Com estes resultados, o Android aumentou ainda mais sua vantagem sobre o concorrente iOS, sistema operacional do iPhone. O segmento de mercado deste último recuou de 16,9% no segundo trimestre para 14,9% no terceiro, com 26,9 milhões de unidades vendidas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via The Economic Times

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio Albuquerque
    2012-11-30T15:06:07

    Só sei que que os(as) Applemaniacos(as) estão desesperados(as) , depois dessa vo baixar uns App pro meu SIII aqui...

  • Matheus Monteiro
    2012-11-10T13:24:03

    Não tem como comparar os sistemas operacionais Android e iOS. Um é aberto para todos os smartphones, o outro é exclusivo para apenas seus produtos, isso são coisas diferentes. O Android venceu já a disputa contra o Symbian, agora iOS não tem muito o que comparar. Mas Android sim é muito bom.

  • Igor Goldim
    2012-11-09T10:11:27

    Sem comparação, um sistema livre, sem segurança, maior provedor de vírus, o os do BlackBerry foi eleito o mais seguro de todos, o ios excelente e não trava se a samsung utiliza-se o ios em seus smarts seria imbatível. por isso a grande briga entre as duas.

  • Claudemir Oliveira
    2012-11-09T09:15:15

    Mais burro são aqueles que ficam ai se estressando enquanto tanto apple e droids enchem seus bolsos. Isso sim é muiiiiiita burrice.

  • Rodrigo Souza
    2012-11-09T11:48:48

    Brasileiro gosta de coisa fácil,ele quer tudo de mão beijada,por isso escolhem android,Apple ta um nível muito mais alto....

  • Rodrigo Souza
    2012-11-09T11:44:53

    Só trouxa para acreditar na matéria dessa repórter,desculpa,se vc for pesquisar eu duvido que o celular dela nao é da maçã....

  • IVO TAGNIN
    2012-11-09T07:53:18

    É incrivel como sinto que usuário de Android tem inveja ou até certa raiva de quem possui iPhone. Claro que teremos mais Android, pois temos aparelhos xing ling de menos de R$ 100,00 que possuem o sistema, agora se você quer um sistema realmente confiável tenha um iOS pois quantidade nunca significa qualidade.

  • Rafael Rezende
    2012-11-09T07:14:30

    tres em cada quatro celulares são xin-ling

  • Rafael Rodrigues
    2012-11-09T01:51:08  

    Mas é claro que é o mais vendido todos os modelos e marcas de celulares tem android, o sistema está crescendo e melhorando, mas ainda é um sistema falho e inseguro, nunca vi OS mobile ter que haver anti-vírus para garantir a segurança do aparelho, além de que é muito mais complicado de se usar, não tem praticidade, igual o iOS, na minha opinião, eu fico com o iOS, um sistema muito mais completo, muito seguro, muito mesmo, com uma loja de aplicativos bastante ampla, e diversas funcionalidades que simplificam o seu dia a dia. Android é novato ainda, e falta muito para superar o iOS.

    recentes

    populares

    • Rafael Rodrigues
      2012-11-09T01:51:08  

      Fanboy detected!!!!

  • Davi Andrade
    2012-11-09T01:29:16  

    burros sao vcs que chamam clientes da apple de fan boys e playboys, eu paguei 50 dolares no meu iphone com um contrato de plano mensal de 60 dolares com ligacao, text message, e internet ilimitado... talvez pessoas no Brasil compram iPhone pra tirar onda mas aqui nos EUA o iPhone sai ate de graca dependendo do plano.. sem contar que o iPhone eh bem mais facil de mexer e a app store eh bem facil de usar tb..

    recentes

    populares

    • Davi Andrade
      2012-11-09T01:29:16  

      Alexandre Pereira e Davi Andrade... O grande e grave erro destas discussões é tentar descobrir ou defender qual é o melhor. Esse debate nunca terá um final em nenhuma época da história. O melhor smartphone é o que atende as minhas expectativas e necessidades. A questão de inteligência ou não, não tange uma marca ser melhor do que outra, mas fazer a melhor escolha baseada na expectativa e necessidade. Odeio esses fã boys... tanto os Apple quanto os Droids... saco...

    recentes

    populares

    • Davi Andrade
      2012-11-09T01:29:16  

      Davi, cara, os próprios usuários Apple falam aqui no fórum que só quem não tem dinheiro compra Android. Pra mim é questão de gosto... Agora falar que eu não tenho um Iphone pq não tenho dinheiro.. tenha dó... Esse é o considerado "apple de fan boys e playboys"

  • Matheus Dias
    2012-11-08T22:54:49  

    ios melhor sistema do mundo, android e bom mais nada como ios.

    recentes

    populares

    • Matheus Dias
      2012-11-08T22:54:49  

      Acorda Matheus o mais seguro é o BlackBerry " TODO O PENTÁGONO E A CASA BRANCA USAM INCLUSIVE O BARACK OBAMA " uso esse SO há anos e nunca ouvi se quer falar em vírus para esse SO, más o IOS também é muito seguro depois do BB.

  • Ricardo Monteiro
    2012-11-08T22:39:28  

    QUALIDADE = IOS BAIXO CUSTO = ANDROID

    recentes

    populares

    • Ricardo Monteiro
      2012-11-08T22:39:28  

      Corrigindo: QUALIDADE E ALTO CUSTO = iOS ; QUALIDADE E BAIXO CUSTO ALÉM DE PERMITIR TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS ENTRE QUAISQUER OUTROS DISPOSITIVOS ENTRE OUTRAS FUNCIONALIDADES = ANDROID.

  • Alexandre
    2012-11-08T19:21:33  

    Nossa essa briga de fãs já deu o que tinha que dar ! acho que o Androido veio para revolucionar o mundo, calma eu explico. Antes as pessoas usavam os celulares para fazer e receber ligações quando muito enviar um sms, hoje em dia vejo varias e varias pessoas lendo noticias, enviando e-mail´s, abrindo aplicativos, ou seja entraram em um mundo que não havia antes, o Iphone pode ser melhor ou pior sei lá não entendo nada disso, mas a verdade é que graças ao Android as pessoas tem acesso ao mundo digital, hoje uma pessoa pode comprar um celular mediano com Android e ter tudo isso a sua disposição

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2012-11-08T19:21:33  

      Verdade só quem tinha acesso era rico por causa do Iphone. Hoje qualquer um pode ler acessar o mundo virtual na palma com ANDROID!!!

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2012-11-08T19:21:33  

      Concordo com os dois, mas mesmo assim precisamos levar em consideração, que o iPhone só não é acessível a todos por causa do absurdo imposto que nos é cobrado do governo. O mesmo iPhone que pagamos R$1.500,00 aqui, podemos comprar por $350,00 nos US. Então, lógico que o Android veio e ajudou a todo mundo ter esse acesso as redes sociais principalmente, mas se não fosse o esse absurdo, esse roubo escrachado do governo, poderíamos comprar iPhones como compramos o Galaxy Y ! :D Inclusive pelo mesmo valor de um GOL G4 1.6 aqui você compra um VECTRA GT nos US.

  • Patricky Sarturi
    2012-11-09T13:12:04  

    Modinha? Eu já tive os dois... e NUNCA mais volto pro android!

    recentes

    populares

    • Patricky Sarturi
      2012-11-09T13:12:04  

      Depois de usar um Galaxy 5 ele comprou um iPhone 3 e nunca mais volta pro Android. Compra um Android Top de linha e voce vai ver o que é OS.

  • Mauricio Resende
    2012-11-09T09:16:00  

    Prefiro o Windows Phone. Tenho um e estou gostando muito. O Office no celular é ótimo. Sei que são menos aplicativos mas os que tenho no celular não deixam nada a desejar.

    recentes

    populares

    • Mauricio Resende
      2012-11-09T09:16:00  

      Quanto mais melhor Mauricio! Espero que com o desenvolvimento do surface xbox a loja da MS ganhe corpo para entretenimento... Jogos parrudos para o tablet e para o celular, podendo usar controles fisicos por wifi ou bluetooth são meu sonho de consumo não importa a marca!!!

  • Isaias Santos
    2012-11-09T08:30:27  

    Picuinhas a parte, acho o Android um sistema melhor pelo fato de se sentir livre em relação a modificação, instalação de aplicativos, sincronização e conexão com o computador.

    recentes

    populares

    • Isaias Santos
      2012-11-09T08:30:27  

      Meu Deus, um comentário sensato. Parabéns Isaias. O IOS, por outro lado é um pouco mais fácil de mexer, mas isso não é problema para quem está acostumado com tecnologia.

  • Alexandre
    2012-11-08T19:25:31  

    Essas discussões devem ter acontecido da mesma maneira quando Henry Ford fez o Ford T, varias pessoas a partir dai começaram a ter acesso a um carro, muita gente deve ter metido o pau em quem comprava um, igual aos donos de Iphone fazem com quem compra um Android, mas imaginem o que seria do mundo se não fosse os carros populares ? acho que acontece a mesma coisa com os smartphones, levando isso em conta temos que ser fãs do Android, não importa se ele é melhor ou pior que o IOS. Uma BMW com certeza é melhor que um Fiat, mas você vai desmerecer quem tem um Fiat, só porque a BMW é melhor ?

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2012-11-08T19:25:31  

      Diego Sampaio Perfeito é isso mesmo!!!

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2012-11-08T19:25:31  

      Monsenhor Razão É logico que o iPhone 3 roda iOS 6, a unica coisa que mudou no IOS foi uma linha a mais de icones no menu e um GPS que não funciona. Ao Contrario do Android, do Gingerbread pro Ice Cream Sanduiche foi adicionado o tea HOLO, que faz o Android ficar parecido com o Aero do Windows, foi permitido desativar aplicativos indesejados. No Jelly Bean adicionou o Google Now, notificações mais detalhadas na barra de notificações. Ao contrario do iOS as mudanças no Android são significativas tanto pra estetica como desempernho e interface.

  • Fabio Jr
    2012-11-08T19:22:22  

    eu tenho dinheiro pra comprar qualquer iPhone, mas não compro de jeito nenhum, pois não quero um celular que sou obrigado a usar do jeito que a empresa quer. quero um celular que funcione como eu quero!!! perguntei para uma pessoa que tem iPhone "tem como por um botão pra ativar e desativar wi-fi? o mesmo pro bluetooth?" a resposta foi não. parei por ai pra não ficar feio.

    recentes

    populares

    • Fabio Jr
      2012-11-08T19:22:22  

      Ai amigo, basta instalar o SBsettings, que voce consegue gerenciar não só conexões...Ai ai.. cada uma que tenho que ler...

    recentes

    populares

    • Fabio Jr
      2012-11-08T19:22:22  

      Fabio, Acabei de fazer um comentário sobre a nota do Alexandre (comentário anterior ao seu) . . . .a APPLE é excludente, não se mistura com ninguém. . . .e cobra tudo!. Então, pra mim não basta fazer tudo melhor que os outros, é preciso também "conviver com os outros", ou seja, com outras Tecnologias. Exemplificando, tem cabimento o iPhone 5 não vir preparado para funcionar no nosso 4G (que será na Banda de 2.5GHz e com Tecnologia LTE no BRASIL) ? Estão trazendo o Modelo dos USA , que opera em 700MHZ . . . . só rindo ! ! Abs.

  • Diego Sampaio
    2012-11-09T10:32:52  

    Muita gente defende o android sempre pelo mesmo motivo: "Ah eu prefiro o android pq eu costumizo tudo no meu aparelho e não fico travado com o que a apple quer..." Pelo que eu vi, brasileiro gosta da pirataria, onde tudo fica mais facil sem pagar um centavo as produtoras. Faz o root e parte pro abraço. Eu duvido que 99% dos usuários de android não possuam alguma coisa ilegal dentro do aparelho.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-11-09T10:32:52  

      Falou aí o cara que tenho certeza absoluta que não tem torrent em casa e muito menos uma única MP3 no seu HD...

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-11-09T10:32:52  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que piada, oq ue customizar, usar C ROMs e rootear tem a ver com pirataria? Aqui não é iOS não, que jailbrek é sinonimo de pirataria, Android é LIVRE, é permitido rootear

  • Pedro Neto
    2012-11-08T23:15:53  

    Deve-se tirar o chapéu para uma empresa que convence milhares de pessoas a cultuar a sua marca, vendendo tecnologia mediana a preços exorbitantes. Por favor, ó poderoso Deus-maçã, dai a nós a dádiva da autoafirmação, em troca, agraciaremos a sua magnitude com o suado dinheiro de nossos pais, e, a todo momento, nos esqueceremos que somos consumidores e nos submeteremos a qualquer prática predatória de mercado. Unidos pela gloriosa benção da poderosa geringonça, que trocaremos a cada 6 meses por outra igual. Acho que já podemos mudar o nome de geração coca-cola para geração maçãzinha.

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2012-11-08T23:15:53  

      Ainda que os mapas e o sistema de GPS não funcione, ainda que nem todas as funcionalidades estiverem disponíveis para a sua língua portuguesa, ainda que queiras e eu não permita o compartilhamento de arquivos por bluetooth, ainda que eu proíba a instalação livre de aplicativos, ainda que eu cobre 100 dólares por um aumento de memória flash que custa apenas 1, ainda que eu trave a bateria nesta pútrida carcaça de celular, tú me adorarás!!. - Palavra da Maçã! - Te financiarei em 20x sem juros, ó grande maçã!

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2012-11-08T23:15:53  

      e o q vc ta fazendo aqui hipócrita? adorando um robo? sai pra lá mané

  • Francisco Martins
    2012-11-08T22:34:56  

    Coisa de otário, porque nunca teve um IPHONE na vida e se acha com um celular com sistema operacional que trava mais do que o uso

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2012-11-08T22:34:56  

      Rafael Malta procura no youtube q vc vai ver o s3 se cagando pra fazer um simples scroll de conteudo... auihhiuahiuaihuahiu um quadcore q nao consegue rolar a tela sem travar é ridiculo heim

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2012-11-08T22:34:56  

      Cleverson Luiz Logico que o iPhone não trava....ele não tem area de trabalho pra colocar Widgets.......quero ver o SIII travar pra passar o menu de icones igual o iPhone.

  • Monsenhor Razão
    2012-11-08T17:46:46  

    Market share em si não representa muita coisa. 1 milhão de androids populares e com hardware ultrapassado que são vendidos a rodo pelo mundo com preços próximos a 200 reais, não influencia nenhum desenvolvedor a fazer um app para esse mercado pois essas pessoas não tem dinheiro ou tecnologia para usufruir de um aplicativo top. Vc se fosse desenvolvedor prefere desenvolver um programa para um OS de maioria popular mas muito numeroso, ou prefere desenvolver para um OS mais selecionado em que todos os celulares são de alto padrão?

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2012-11-08T17:46:46  

      Diego Sampaio Então coloque na escala de Java e C# e me diga se é a mesma coisa!!!! Eu sei programar em C, C++, SmallTalk, Objective-C, Prolog, etc etc etc até em Assembly. Não vem querer cantar de galo aonde você não entende, meu caro...

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2012-11-08T17:46:46  

      João Rocha: Objective-C difícil de aprender?? É amigo... pelo visto vc não tem noção do que é realmente difícil.

  • Thiago Satake
    2012-11-08T16:51:32  

    Ridiculo essa comparação, é logico que android é o mais utilizado, quer comparar um sistema que tem mais de 30 modelos de aparelhos desde o mais barato ate o mais caro com os outros sistemas utilizados em no maximo 5 aparelhos diferentes.

    recentes

    populares

    • Thiago Satake
      2012-11-08T16:51:32  

      Além do que só no Brasil iphone é tão caro... Esse negócio de ser telefone de rico é coisa de pobre que acha q um dia vai ser mais respeitado mostrando uma roupa de marca e tal... Quem tem dinheiro não está nem aí pra mostrar pro outros, pelo contrario quer esconder. Nos USA iphone é muito popular. Mas é fato que a apple lucra muito mais com sua loja do que a google mesmo tendo muito mais usuários. E João Rocha, com todo respeito, mas não é pelos seus aplicativos que algum usuário vai ficar feliz com o celular que tem... Sinto muito mas aposto q seus aplicativos são irrelevantes...

    recentes

    populares

    • Thiago Satake
      2012-11-08T16:51:32  

      Monsenhor Razão Discordo quanto aos aplicativos. O maior fator do Windows Phone não ter estourado é a quantidade de apps que ele tem disponível. É um ótimo SO e garanto que o market share seria muito maior se tivesse mais apps para ele.

  • Israel Silva
    2012-11-09T09:02:17  

    Iphone era modinha pra pessoa poder falar "eu tenho um iphone" mas agora que o SJ morreu,aí perdeu a graça né?Android é mto melhor e pronto,é arquitetura aberta,ou seja aplicativos gratis,vc baixa o que quer,ja o da Apple é só o deles mesmo e pronto,resumindo iphone era modinha.

    recentes

    populares

    • Israel Silva
      2012-11-09T09:02:17  

      hahahhaha Exatamente.... As pessoas amavam os iphones por conta do Jobs... E não o contrario, ninguem amava o jobs por conta dos iphones.... haahah cada um.... Q tem maluco pra tudo tem... Mas A morte do Jobs é apenas um símbolo, é obvio que ele não desenvolveu o iphone sozinho.... Mas enfim... To me lixando pra marca... Quero é ter o melhor. e acho q hj os melhores são iphone 5 e galaxy s3! Um tem o melhor sistema e o outro o melhor hardware... E estou torcendo pra MS arrebentar a boca do balão lançando o dela. O tablet surface xbox promete revolucionar o mercado de tablets!!!

    recentes

    populares

    • Israel Silva
      2012-11-09T09:02:17  

      Leandro Oliveira Perfeito!!!!!

  • Paulo Mata
    2012-11-08T17:53:34  

    3 em cada 4 carros vendidos são populares, diz pesquisa! Meu Deus, mais um pouco vamos voltar a viver em cavernas e andar de quatro. Inacreditável tamanha idiotice de comparação! Android sai até em celular de R$ 200,00. Será que vão arrumar um "operacional" para cérebros humanos? Estão funcionando no "automático"!!! Cada comparação, cada comentário, isso numa página de tecnologia! Imagine na de fofocas!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Mata
      2012-11-08T17:53:34  

      falou e disse Mateus....usuários Apple nao precisam mais que 5 série do primário pois nao precisa usar inteligencia para usá-lo, enquanto Android é para os fortes, programadores, desenvolvedores, amantes de tecnologia e não observadores

    recentes

    populares

    • Paulo Mata