16/11/2012 09h00 - Atualizado em 19/11/2012 20h30

Artista restaura objetos reais com modelagem e impressão 3D

Gabrielle Bernardes
por
Da redação

Utilizando uma impressora 3D e alguns softwares de modelagem, Greg Petchkovsky consegue criar efeitos que mesclam realidade e imaginação. As peças produzidas encaixam perfeitamente em tijolos e blocos de pedra, produzindo a ilusão de que são reais.

De acordo com o artista, as técnicas usadas têm potencial ilimitado, podendo ser aplicadas em diversos outros projetos. Além disso, são mais fáceis e baratas do que se imagina.

Impressão 3D (Foto: Reprodução)Greg Petchkovsky restaurou o canto de uma escada com modelagem e impressão 3D (Foto: Reprodução)

Para dar a impressão de que um degrau de uma escada foi construído a partir de Lego, Greg realizou o procedimento descrito a seguir. Com uma câmera, fotografou o bloco de pedra e gerou uma digitalização 3D de alta qualidade no programa Agisoft Photoscan. Em seguida, modelou peças de Lego no ZBrush, uniu-as no 3ds Max e, finalmente, realizou a impressão 3D.

O resultado dificilmente seria alcançado através de outros métodos. O modelo criado, quando encaixado, parece realmente ser de verdade. Abaixo, assista ao vídeo em que o artista mostra como restaurou o canto quebrado da escada.


Via Wired

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Slipknot
    2012-11-16T11:37:57

    Bem Interessante.