Fabricantes

03/11/2012 07h30 - Atualizado em 05/11/2012 14h12

Babá, faxineira, treinador: conheça robôs que já fazem parte do dia a dia

Taysa Coelho
por
Da redação

Quem nunca assistiu aos Jetsons quando era criança e não sonhou em ter uma Rose, a empregada da família, para chamar de sua? É verdade que ainda estamos longe de ter carros voadores (apesar de já existirem protótipos) e de viver em prédios flutuantes como no desenho animado, mas já é possível ter um robô doméstico. Eles limpam a casa, aparam a grama, cuidam das crianças e muitos já estão disponíveis no mercado (ainda a preços salgados). Conheça agora as máquinas que em breve podem estar vivendo sob o seu teto.

Varrer o chão todo dia, que agonia

Toda dona de casa adoraria ter a ajuda da adorável Rose para auxiliá-la nas tarefas domésticas. Passar a roupa e fazer comida ainda está fora do alcance dos robôs atuais, mas tirar o pó e lavar o chão já é uma função que pode ser tirada da lista de afazeres. A empresa norte-americana iRobot está se dedicando para tornar essas atividades cada vez mais fáceis, através da criação de uma série de robôs para a limpeza de casas e empresas. A linha Roomba 700 Series conta com três modelos autônomos capazes de detectar o menor sinal de sujeira no piso. O 572 Pet Series, por exemplo, tem como principal função remover os pelos de animais do solo.

iRobot Scooba - Floor Washing Robot (Foto: Divulgação)iRobot Scooba limpa qualquer tipo de piso com o toque de um botão (Foto: Divulgação)

A companhia criou também o Scooba, que munido de sensores, pode trabalhar em ambientes com desníveis ou degraus sem sofrer acidentes. Desenvolvido para lavar diferentes tipos pisos - como madeira, cerâmica ou linóleo -, ele detecta as impurezas automaticamente. Tudo isso com um simples toque de botão.

A LG também resolveu investir nesse mundo de "robôs faxineiros" e criou Vacuum Robot, um aspirador de pó autônomo capaz de informar ao dono se está ele precisa de manutenção. Basta apertar um botão por três segundos e ele realiza um auto-diagnóstico, que informa se há necessidade de algum tipo de reparo.

Toshiba Smarbo. (Foto: Divulgação)Toshiba Smarbo vem com controle remoto e limpa 100 metros quadrados em 90 minutos (Foto: Divulgação)

Outra máquina que pode fazer parte dos sonhos das novas donas de casa ou empregadas domésticas é o Toshiba Smarbo. Acompanhado de um controle remoto, ele promete limpar uma área de 100 metro quadrados em 90 minutos.O console permite gerenciar a faxina e os movimentos do aparelho, exigindo o mínimo de esforço e produzindo zero de suor.

Quem vai aparar a grama no fim de semana?

Outra tarefa doméstica que requer tempo (geralmente aquele livre, do final de semana) e paciência é aparar a grama. A função, que muitas vezes acaba sendo delegada aos homens do clã, já pode ser repassada a um novo membro da família: Miimo. Munido de um computador interno, o robô é capaz de cortar a grama com movimentos pré-estabelecidos ou aleatórios. Seu sistema de sensores impede que ele cause acidentes, como danificar objetos existentes no jardim. As lâminas de corte, para a segurança de todos, são automaticamente desligadas quando ele nota que foi retirado do solo.

Miimo será vendido a partir do ano que vem na Europa (Foto: Reprodução) (Foto: Miimo será vendido a partir do ano que vem na Europa (Foto: Reprodução))Miimo será vendido a partir do ano que vem na Europa (Foto: Reprodução)

Miimo foi desenvolvido pela Honda e uma de suas duas versões consegue aparar três mil metros quadrados de planta. Autônomo, ele percebe quando sua bateria está perto de acabar e se dirige para uma recarga por meios próprios. Quem quiser logo este companheiro em casa, terá que esperar um pouco. A companhia japonesa começa a produzir em escala comercial somente em 2013 e o mercado europeu deve ser o primeiro a recebê-lo.

Mary Poppins cibernética

Kibot canta, conta histórias e ainda permite monitoramento  (Foto: Reprodução)Kibot canta, conta histórias e ainda permite monitoramento remoto(Foto: Reprodução)

É bem verdade que mais do que uma faxineira, a personagem Rose também é como uma integrante da família Jetson. Além de todos os afazeres domésticos, ela ainda cuida das crianças, para alegria de Jane e George, os pais. Essa história de robô babá já saiu da ficção para a vida real. O Kibot é um simpático macaco eletrônico, criado pela empresa sul-coreana KT Telecom, que conta histórias, tira fotografias, canta e faz chamadas de vídeo através de uma tela presente em sua barriga - que pode funcionar como uma espécie de babá eletrônica.

Mais do que uma distração para os pequenos, o simpático macaquinho serve como uma ferramenta de controle para os pais: através de conexão Wi-Fi, é possível comandar o robô remotamente. As mamães têm o poder de visualizar o ambiente por completo e, assim, monitorar os rebentos mesmo à distância. A sua segunda versão, o Kibot 2, foi lançada este ano e apresenta o display no lugar onde ficaria o rosto do personagem, gerando uma interação ainda mais efetiva com as crianças. Ele vem com milhares de vídeos educacionais, livros e aplicativos, além de poder ser conectado à TV. Ele deixa ou não Mary Poppins no chinelo?

Faz-tudo

Imagem de divulgação do Q.bo, o robô faz-tudo da Intel (Foto: Divulgação)Imagem de divulgação do Q.bo, o robô faz-tudo da Intel (Foto: Divulgação)

Mas se para você o robô dos sonhos é aquele faz-tudo, o Q.bo pode ser perfeito. Desenvolvido pela TheCorpora Robotic Company, em parceria com a Intel, ele foi criado para propósitos gerais, tais como cuidar da casa, interagir com pessoas portadoras de necessidades especiais, realizar a segurança de determinados locais, entre diversas outras funções. Apesar de parecer um brinquedo, o Q.bo conta com uma tecnologia de gente grande. Ele vem com processadores Atom ou Core i3, i5 ou i7, conexão Wi-Fi, sistema operacional open-source, SSD de 40 GG, dois pentes de memória de 2 GB DDR3 e sensor de proximidade.

E não para por aí: o robô vem com webcam, alto-falante, placas controladoras e sensores on-board. Ufa! Apesar de tantos recursos, ele é o primeiro do gênero com preço acessível, segundo a Intel. Custando 3 mil euros, a empresa espera comercializar entre cinco e dez mil unidades nos próximos dois anos.

Robô personal trainer

E em um mundo onde as máquinas começam a fazer tudo pelos humanos, o sedentarismo pode dominar. Mas eis que surge um robô que também auxilia as pessoas a se manterem em forma e a seguirem um estilo de vida saudável. Mais que um mero personal trainer, o simpático Autom serve como uma espécie de amigo ao dono: ele incentiva o usuário, monitora os hábitos alimentares e exercícios para ajudar na batalha contra a balança.

Autom promete deixar o dono em forma com conselhos de alimentação e exercícios (Foto: Reprodução)Autom promete deixar o dono em forma com conselhos de alimentação e exercícios (Foto: Reprodução)

Ele funciona de maneira bastante simples: basta informá-lo sobre o quanto e o que comeu para que ele estabeleça uma lista de exercícios e encontre dicas para que você se mantenha fiel à dieta e mantenha o foco no objetivo. O personal fitness robótico conta com conexão Wi-fi e, através dela, é constantemente atualizado com informações sobre boa forma e saúde. Com uma interface amiga e meiga, é quase impossível que o usuário tenha um acesso de raiva quando o robozinho sugerir que ele não coma chocolates, hambúrgueres ou qualquer outra guloseima que ilustre os sonhos de quem está de regime.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivani Fernandes
    2013-04-05T11:35:36

    eu quero um Q.bo, quando chega ao Brasil. Espero que rápido.

  • Lya Clerens
    2012-11-03T11:49:55

    Ja tenho um irobot ha anos e nao troco por nada. Para quem mora em apartamento e nao tem faxineira eh excelente. Nao sei porque esses produtos nao chegam ao Brasil mais rapidamente.

  • Elizabeth Stefanino
    2012-11-03T15:12:03  

    Eu queria a Rosie dos Jetsons, mas como não pode ser... Então tem que ser o iRobot Scooba!!!! Eu preciiiiiso muito!!!!! Argh, como sofro... Heheheheheheh!!!!

    recentes

    populares

    • Elizabeth Stefanino
      2012-11-03T15:12:03  

      Hey Optimus Prime, cadê você?????? Tem algum parente seu nessa reportagem? Heheheheheheh...

    recentes

    populares

    • Elizabeth Stefanino
      2012-11-03T15:12:03  

      Hey Optimus Prime, cadê você?????? Tem algum parente seu nessa reportagem? Heheheheheheh...