Internet

24/11/2012 09h09 - Atualizado em 27/11/2012 15h40

Chinês é preso por contar piada no Twitter

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Detido desde o dia 7 de novembro pelas autoridades locais, Zhao Xiaobin brincou com a chegada de um novo filme de terror da série “Final Destination” (ganhou a tradução para Premonição 6, em português) aos cinemas e foi preso por ter contado a piada no Twitter. No entanto, as consequências foram sérias e ele foi acusado de “espalhar informações inverídicas e terríveis” pela Internet.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Zhao foi preso por fazer piada no Twitter (Foto: Reprodução/Daily Dot)Zhao foi preso por fazer piada no Twitter
(Foto: Reprodução/Daily Dot)

No último dia 4 de novembro, Xiaobin escreveu uma mensagem no microblog brincando com o enredo do filme, que foi exibido durante um festival na China. A piada, que ironizava a história do sexto volume da série, porém, foi tratada como um falso rumor pelo governo chinês. E, por isso, três dias depois de escrevê-la, o internauta foi para a cadeia.

“Premonição 6 chegou. Nele, o Grande Salão do Povo é destruído do nada. Mais de duas mil pessoas que se encontravam lá morreram, mas sete ficaram vivas. Depois, todas elas também morrem de formas bizarras. É um jogo de Deus ou a fúria da Morte? Como é que 18, o número misterioso, abriram o portão para o inferno? A estreia acontece no mundo todo no próximo dia 8 para trazer a vocês uma experiência avassaladora”, escreveu o chinês.

Graduado na Peking University, onde estudou literatura, e com atuação no jornalismo e no mercado financeiro de Pequim, Xiaobin é conhecido por seu bom humor na web. Para o blogueiro Yaxue Cao, isso pode ter estimulado a prisão, que não é a primeira por conta do mesmo motivo em terras chinesas.

“Em 2010, o ativista Wang Yi recebeu uma pena de um ano por ter ironizado a juventude nacionalista. Recentemente, um jovem chamado Ren Jianyu também desafiou o governo, que lhe deu a mesma pena por fazer comentários negativos no Weibo”, escreveu ele em seu blog. Ainda não houve nenhuma punição oficial para Xiaobin. Os defensores do chinês resolveram lançar um abaixo assinado na Internet para conseguir sua liberação. O internauta está preso há exatos 14 dias.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Daily Dot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Roça
    2012-11-24T15:34:44  

    China lixo. por isso que eu falo, brasileiro que denigre o Brasil, é ridículo isso..Brasil seria muito superior se as pessoas aqui, parassem de criticar nosso lindo País! Brasil >>>>> TUDO

    recentes

    populares

    • João Roça
      2012-11-24T15:34:44  

      A maioria das críticas verdadeiras,por matar inocentes???

    recentes

    populares

    • João Roça
      2012-11-24T15:34:44  

      eh isso aí tbm acho a mesma coissa q vc cara, e fico indignado com tamanha ignorancia do povo em ficar insultando a propria patria.... mas fazer oq ne...

  • Victor Palmerini
    2012-11-25T15:03:55

    O link esta errado, por favor corrigir TechTudo.

  • Luis Silva
    2012-11-24T15:07:10

    Essa é a China maravilhosa, cantada em verso e prosa pelos doentes do Planalto! A Ditadura dos outros, Cuba e Irã incluído é democracia pra essa corja!

  • Arnaldo Loureiro
    2012-11-25T08:37:51

    esta certo devia ter aqui tambem é a mesma coisa falar que o trabalho dele nao presta ele nao eria gostar

  • Erutan
    2012-11-25T00:08:36

    Esse filme Destino Final 6 seria Premonição 6 que só será lançado em 2014? O Chinês confundiu com 5... E só agora o Filme chegou por lá.... Confuso.

  • Cícero Pereira
    2012-11-24T23:38:36

    Impressionante esse governo chinês. Um lembrete: no Brasil a franquia recebeu o nome de Premonição, e não a tradução literal. Sorte sua em não estar na China, senão...

  • Esdras Dutra
    2012-11-24T20:17:40

    Cara, mó sem graça isso daí... Só pq ele soltou um spoiler foi preso? o,O #AmoMuitoBrasil

  • Newton Oliveira
    2012-11-24T14:51:55

    O nome desse filme em português é "Premonição". Esses estagiários da Globo...

  • Rodperez
    2012-11-24T13:09:07

    Ele faz uma comparação entre esse filme de terror e o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês. Daí a prisão. A piada foi boa mas não se brinca com essas coisas na China!

  • Andre Silveira
    2012-11-24T13:06:00

    Para o pessoal que adora a ditadura chinesa eh bom lembrar dessa reportagen.

  • Leko Mendes
    2012-11-24T11:50:08

    Não sabia que já tinha saído o premonição 6

  • Daniel Segarra
    2012-11-24T11:35:47

    Apagaram meu comentário

  • Diego Drumond
    2012-11-24T11:08:02

    ainda bem que eu não sou chines

  • Gabriel Vieira
    2012-11-24T10:18:45

    hahahahaha... verrrgonhaa

  • Nicholas Fireman
    2012-11-24T09:35:00

    Po Thiago Barros, o nome do filme em português não é "Destino Final". "Final Destination" é o nome em inglês da série "Premonição" no Brasil. Nem em Portugal o noe é esse. Lá o título é "O Último Destino". Pesquisar antes de simplesmente traduzir literalmente um nome ajuda. Depois se perguntam porque o povo mete o malho em alguma reportagens do TechTudo.

  • Diego
    2012-11-24T13:11:29  

    Esse povo chines é muito pau mandado mesmo. Nem se expressar podem.

    recentes

    populares

    • Diego
      2012-11-24T13:11:29  

      Ditadura filho, quer o que? Liberdade de expressão?

  • Mariana Duarte
    2012-11-24T11:17:20  

    Final Destination é o Premonição, não???? Aquele filme em que um parafuso pode explodir uma posto de gasolina depois de derrubar a lage de uma casa... adoro. Mas é bizarro.

    recentes

    populares

    • Mariana Duarte
      2012-11-24T11:17:20  

      Eu começo a desconfiar que não são estagiários... Estagiário presume-se que seja uma pessoa nova, na faculdade, por dentro desse tipo de filme... Com certeza deveria saber que Final Destination é o filme Premonição. Prefiro nem falar o que eu penso de quem escreve essas matérias...

    recentes

    populares

    • Mariana Duarte
      2012-11-24T11:17:20  

      Prefiro chamar de Final Destination do que Premonição.

  • Matheus Barbosa
    2012-11-24T23:52:36  

    Triste é ver o autor da matéria acima falar que o nome do filme é Destino Final, numa porca e preguiçosa tradução literal do nome em inglês. Qualquer um que saiba usar o Google pode pesquisar "Final Destination" e vai saber que o filme no Brasil se chama Premonição. Se o erro fosse com um filme novo, tudo bem, mas com uma franquia famosa como essa? No mínimo foi uma preguiça tremenda.

    recentes

    populares

    • Matheus Barbosa
      2012-11-24T23:52:36  

      Pensei o mesmo cara,quando vi esse titulo em ingles pensei,isso e de um filme bem conhecido no Brasil,mas nao e possivel que seja com esse nome!

  • Andre Rios
    2012-11-24T18:53:04  

    Estagiarios, o filme e' é "Premonição".

    recentes

    populares

    • Andre Rios
      2012-11-24T18:53:04  

      "Dói, néh. O quê? Fazer piada sem graça e ainda estar errado". Final Destination é o titulo original do filme, Premonição é o titulo da versão brasileira... E mais, até fizeram um trocadilho com o titulo (em inglês, chegando a chamar de Five'nal Destination)