12/11/2012 14h29 - Atualizado em 12/11/2012 14h29

Cientistas criam capa de invisibilidade perfeita para objetos pequenos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, conseguiram criar a primeira capa de invisibilidade que esconde objetos pequenos com perfeição. Materiais semelhantes já haviam sido desenvolvidos, mas não eram totalmente eficientes na hora de evitar a reflexão da luz que incidia sobre o objeto necessária para torná-lo invisível.

Cientista demonstra o material responsável por dar invisibilidade a objetos (Foto: Reprodução)Cientista demonstra o material responsável por
dar invisibilidade a objetos (Foto: Reprodução)

A capa dos cientistas de Duke foi criada com aquilo que se convencionou batizar de metamateriais: materiais artificiais, criados pelo homem, e que oferecem particularidades únicas e que não são naturais. Como por exemplo, defletir a luz em várias direções através de superfícies que tenham índice de refração negativo.

Para você interessado na mecânica da coisa, em princípio, um metamaterial pensado para desenvolver capas de invisibilidade funcionam curvando ondas eletromagnéticas (luz) em volta dos objetos que envolvem. O grande problema é que formas tridimensionais, em algum momento, fazem curvas e oferecem ângulos. Aí entra a limitação das superfícies com refração negativa: não há uma forma muito eficiente, ainda, de se fazer com que a luz contorne esses ângulos e mantenha a ilusão de invisibilidade em todos os ângulos.

No caso da pesquisa realizada em Duke, a solução foi criar um material com forma de diamante. Aparentemente, a forma perfeitamente lapidada é a mais indicada para evitar a reflexão da luz. O resultado é uma capa de invisibilidade que é capaz de esconder em sua totalidade um cilindro de 7,5 x 1 cm.

Mesmo só funcionando em ambientes com radiação, a capa poderia ter aplicações relevantes em seu estado atual. Ela poderia esconder veículos de radares com perfeição e, no caso das fibras óticas, permitiria que a luz fizesse curvas dentro dos cabos sem a perda da qualidade do sinal.

Apesar das limitações, o salto em relação a outras tentativas recentes em termos de tecnologia que torne objetos invisíveis é que, pela primeira vez, foi possível criar algo que, efetivamente, esconde totalmente um objeto.  No entender dos pesquisadores, é questão de mais algum tempo e desenvolvimento para que a capa que torne algo invisível à luz ambiente e em todas as direções seja criada. As bases, agora, estão disponíveis.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joseane Sousa
    2012-11-12T18:55:07  

    Se for usado para esconder objetos dentro do corpo humano sem que outros meios o detectem pode ser perigoso para a pessoa ou para a sociedade como transporte de material ilicito ou perigoso inclusive em animais grandes como bovinos e equinos

    recentes

    populares

    • Joseane Sousa
      2012-11-12T18:55:07  

      Joseane Sousa, os materiais ingeridos pelo corpo humano são detectados por meio de raio-x, que são raios eletromagnéticos e, apesar de serem raios semelhantes ao da luz, o modo que se relfrete em objetos não são iguais. Portanto, acredito que não haveria problemas.

  • Mauro Moreira
    2012-11-13T07:21:11

    Esta me parece uma notícia ruim. Esconder uma ARMA DE FOGO para fazer um assalto é só o que um bandido precisa.

  • Wesley Alcoforado
    2012-11-12T15:50:23

    ibagens, eu quero ibagens

  • Adilson Santos
    2012-11-13T08:42:42

    Hummm acho que vai chover!!!

  • Rodrigo Martins
    2012-11-13T08:16:30

    tá louco viu, o povo já vai pensando em mal uso da tecnologia --'