06/11/2012 06h00 - Atualizado em 06/11/2012 06h00

Cientistas criam marca-passo que usa energia do coração para funcionar

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Michigan, Estados Unidos, desenvolveram um marca-passo revolucionário. O dispositivo usa energia elétrica gerada a partir da pulsação do coração do usuário. Graças a um princípio conhecido como piezoeletricidade, que gera energia a partir da pressão, o aparelho dispensa o desconforto da troca de baterias aos pacientes.

Marca-passo sem bateria poderá chegar ao mercado dentro de alguns anos (Foto: Reprodução)Marca-passo sem bateria pode chegar ao
mercado dentro de alguns anos (Foto: Reprodução)

Materiais com capacidade piezoelétricas são aqueles que, quando submetidos a algum tipo de pressão, liberam pequenas quantidades de energia elétrica. Bem pequenas, na casa de décimos de miliwatts, que são mais que suficientes para manter um marca-passo funcionando.

No caso do dispositivo desenvolvido em Michigan, ele usa eletricidade obtida pela pressão gerada pela pulsação do coração. Isso torna o funcionamento do equipamento algo virtualmente ininterrupto, uma vez que basta algum tipo de tração física sobre o aparelho para que ele gere energia.

Atualmente, a tecnologia está sob a rigorosa agenda de testes das entidades de segurança e saúde pública dos Estados Unidos. Dentro de alguns anos, espera-se, o marca-passo alimentado pelo pulsar do coração esteja disponível comercialmente.

Via Extreme Tech


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares