Robótica

30/11/2012 16h20 - Atualizado em 30/11/2012 16h20

Cobra robô que nada pode ser usada em operações de resgate e vigilância

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

O ACM-R5 é a mais recente versão da cobra robô anfíbia da companhia HiBot. A criação foi desenvolvida no laboratório japonês Hirose Fukushima e, segundo seus criadores, é bem possível que ela possa ser aplicada em tarefas de regaste e vigilância no futuro.

A ACM-R5 é uma cobra robo capaz de andar na água e na terra (Foto: Divulgação)A ACM-R5 é uma cobra robô capaz de andar na água e na terra (Foto: Divulgação)

O robô funciona através da articulação de cada seção da cobra, que possuem processadores, bateria e motores individuais, o que permite a operação independente, mas coordenada de cada parte. Essas seções ainda podem ser removidas ou adicionadas, de modo que o tamanho do robô pode ser adaptado para diferentes tarefas.

Sua estrutura é montada por juntas universais e foles, que se flexionam para a máquina se deslocar. O movimento é auxiliado por pás e rodas passivas que cobrem o ACM-R5 e ajudam na sua propulsão pela terra e pela água. Diferentemente de outras cobras robóticas já projetadas, este modelo é completamente autônomo e não precisa de um fio ou conexão física a uma central de operações.

Apesar de estar quase finalizada, a nova criação ainda deve passar por uns poucos ajustes de software e hardware antes de poder ser aplicada em algo. Confira o robô em ação:

Via Dvice

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares