01/11/2012 11h20 - Atualizado em 27/06/2013 10h29

Commandos: Behind Enemy Lines é um jogo de estratégia que deixou saudades

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Em 1998, durante uma época relativamente frutífera para novas franquias no PC, a Pyro Studios lançou Commandos: Behind Enemy Lines, um jogo de estratégia em que você não controlava um grande exército como de costume, mas apenas alguns poucos soldados de alto nível.

Se aproximar sem ser percebido é essencial em Commandos (Foto: Divulgação) (Foto: Se aproximar sem ser percebido é essencial em Commandos (Foto: Divulgação))Se aproximar sem ser percebido é essencial em Commandos (Foto: Divulgação)

Após algumas sequências, e até mesmo passar por uma mudança de gênero, a série ficou um pouco esquecida. Enquanto Commandos esteve perdido no tempo, ninguém percebeu como algumas das tecnologias atuais se encaixariam perfeitamente para um remake com novos pontos de vista.

No Commandos: Behind Enemy Lines original, assim como nas sequências, os jogadores controlam um pequeno grupo de militares em meio à Segunda Guerra Mundial, executando missões especiais. Cada um dos personagens conta com habilidades únicas e cabe ao usuário utilizá-las da melhor maneira possível.

Arma 3 Alpha é um jogo de guerra moderno e interessante. Baixe e conheça!

As raízes da série sempre estiveram no gênero de estratégia, em pensar bem os seus passos e executá-los com inteligência. Porém, haveria espaço para um título desse estilo nos videogames de hoje? Nem mesmo a série Halo, que é bem grande, conseguiu emplacar um jogo de estratégia com Halo Wars.

Veículos e armas reproduzem fielmente a época (Foto: Divulgação)Veículos e armas de Commandos (Divulgação)

A indústria mudou muito desde os anos 2000. Os nichos estão cada vez menores e, devido aos altos custos de produção, vêm se tornando inviáveis. Porém, também não deu certo quando tentaram transformar Commandos em um jogo de tiro em primeira pessoa, com Commandos: Strike Force em 2006, o qual obviamente os fãs rejeitaram.

Perante esse dilema, como criar um remake de Commandos que permaneça fiel ao original enquanto ainda relevante para uma nova geração? Talvez a resposta esteja em um dos termos que a Nintendo vem mencionando sobre o Wii U: “Asynchronous Gameplay”, ou jogabilidade assíncrona em português.

Através do GamePad, o controle Tablet do Wii U, um jogador poderia controlar a ação com visão aérea, como se fosse um título de estratégia, porém com um grande diferencial. Cada um dos soldados poderia ser um outro jogador, local ou online, recebendo as ordens e cumprindo-as como achar melhor, em visão de primeira ou terceira pessoa.

Os inimigos são vigilantes, ataque por onde eles menos esperam (Foto: Divulgação)Os inimigos são vigilantes, ataque por onde eles menos esperam (Foto: Divulgação)

O termo jogabilidade assíncrona vem sendo usado pela Nintendo para descrever a mecânica do Wii U onde jogadores têm experiências diferentes dentro do mesmo jogo. No entanto, não seria impossível apresentar algo semelhante no Xbox 360, integrado com Smart Glass ou Kinect, ou no PlayStation 3, usando o PS Move ou o PS Vita.

Assim como Commandos Behind Enemy Lines, Age of Empires é um dos grandes games de estratégia. Baixe e confira!

Vale lembrar que muitas missões do jogo original eram baseadas em cenas marcantes de filmes de ação da Segunda Guerra Mundial. Isso significa que seria possível atualizá-lo com cenas de filmes mais recentes, como Bastardos Inglórios ou Resgate do Soldado Ryan.

Seguindo o rastro da franquia, em 1999 a Pyro Studios foi adquirida pela Eidos Interactive, a qual, por sua vez, foi comprada em 2009 pela Square Enix. Pela lógica, a empresa ainda deve ter os direitos sobre a série, bastando um voto de confiança para trazê-la de volta.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Oliveira
    2012-11-01T15:36:26

    passava muito tempo no PC jogando esse clássico... muito bom

  • Fernando Santos
    2012-11-01T18:26:52

    nooooossa esse jogo é muito bom , jogava direto ele antes.

  • Ivan Jr
    2012-11-01T17:12:10

    Esse jogo era maravilhoso!! Já pensei diversas vezes que deveria ter um remake!

  • Lawrence Teixeira
    2012-11-01T14:08:39

    Joguei muito. Realmente fez história, jogaço.

  • Brunotrindade
    2012-11-01T11:46:16

    Realmente fez história, jogava muito...