Video game

18/11/2012 07h00 - Atualizado em 18/11/2012 07h00

Comparamos Wii U, PlayStation 3
e Xbox 360: veja qual é o melhor

Marcelo Costa
por
Para o TechTudo

O Wii U, novo console da Nintendo, faz sua estreia no mercado internacional em duas versões: 8 GB e 32 GB. Analisamos de perto as especificações do aparelho e comparamos com o hardware do Xbox 360 e o do PlayStation 3 em termos de peso, CPU, placa gráfica, memória RAM, armazenamento, áudio, mídias, conexões e saídas de vídeo.

1-Wii U Console Divulgação (Foto: 1-Wii U Console Divulgação)Wii U chega às lojas dos Estados Unidos e promete inovações na forma de jogar (Foto: Divulgação)

Peso

O primeiro de tudo em uma comparação é ver se este aparelho é mais leve que os demais. Pelo visto, o Wii U é o mais leve dos três. O peso de cada console é expresso em valores aproximados.

Wii U 1,6 kg
Playstation 3 2,1 kg
Xbox 360 2,9 kg

CPU

O processador é o coração de qualquer sistema eletrônico. Todos os três videogames contam com chips fabricados por empresas como IBM, AMD, Sony e Toshiba, que os adaptam para suas necessidades. No caso do Wii U, o processador está junto com a aceleração gráfica.

Wii U Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3GHz (com processamento de 260 Gflops)
PlayStation3 Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup), rodando a 3.2GHz (com processamento de 230 Gflops)
Xbox 360 Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops

 Placa Gráfica

Enquanto o Xbox 360 e o PlayStation 3 têm placas com memória de vídeo de 256 MB GDDR3, que aumentam de acordo com a memória RAM disponível, o Wii U tem 1 GB de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo Radeon HD 5000.

Wii U AMD Radeon de alta definição
1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema
(processamento e potência em números não foi divulgado)
PlayStation 3 Modelo Nvidia RSX de 550 MHz
256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema)
22,4 Gbps de banda
Xbox 360 Modelo ATI Xenos de 500 MHz
256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema)
(mais 10 MB eDRAM)
21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM)

Memória RAM

Os sistemas mais antigos da Sony e da Microsoft perdem disparado para o Wii U por conterem de um quarto à metade da memória RAM que o console da Nintendo tem.

Wii U 2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema
(1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU)
PlayStation 3 256 MB RAM XDR
3,2 GHz de velocidade
25,6 Gbps de largura de banda
Xbox 360 512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU)
700 MHz de velocidade
22,4 Gbps de largura de banda

 

wiiu4 (Foto: wiiu4)Componente MCM, CPU e GPU (Foto: Divulgação)

Armazenamento

Assim como o Xbox 360, será possível utilizar pen-drives para aumentar a capacidade de armazentamento do aparelho da Nintendo. Mas não se empolgue. Este recurso deixa o acesso dos arquivos, como jogos, bem lentos, já que a porta é USB 2.0.

Wii U HDD 8 GB (Básico) ou 32 GB (Deluxe)
10000 RPM
Suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB
PlayStation 3 12, 250 ou 500 GB HDD (Modelos Super Slim)
5400 RPM
Aceita HDs USB externas
Xbox 360 HDD 320 (Elite) e 250 GB ou 4 GB SSD (Arcade)
5400 RPM
Aceita pen-drives USB de até 32 GB e HDs externas

 Áudio

O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com a saída de áudio ótico, recuso que deixa a qualidade do som ainda mais superior do que quando utilizado apenas o cabo HDMI. Como o Wii U não irá aceitar CDs de música e não se sabe ainda se terá algum serviço de música exclusivo, o jeito é continuar usando os aparelhos da concorrência para isso.

Wii U Analógico Estéreo
Digital 5.1 LPCM
PlayStation 3 Analógico Estéreo
Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM
Xbox 360 Analógico Dolby Pro-Logic II
Digital 5.1 Dolby Digital
6 Xbox Live Music (Foto: 6 Xbox Live Music)Serviço da Xbox Live Music chegou recentemente ao Brasil (Foto: Divulgação)

Mídias

A mídia utilizada no Wii U tem 25 GB, mas não é um Blu-Ray, e sim uma patente própira da Nintendo. O principal motivo para sua utilização será o combate à piratara.

Wii U Aceita discos do Wii (menos do GameCube)
Leitura de dados a 22 MB/s (Mídia especial do Wii U, baseado em Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco
PlayStation 3 Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco de uma camada
50 GB em disco de dupla camada
Xbox 360 Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD)
7 GB de espaço em disco de dupla camada

Conexões

Em relação às conexões de rede, podemos atestar pela qualidade dos serviços mostrados pela Sony com a PSN e a Microsoft com a Live ao longo de todos seus anos de funcionamento que a Nintendo ainda vai ter muito trabalho pela frente para igualar seu serviço com a concorrência.

Sobre as conexões de acessórios, o Wii U tem quatro entradas USB escondidas por uma porta retrátil. A versão transparente do console mostra todos os componentes do aparelho.

Wii U Cartão de memória SD (suporta SDHC)
USB 2.0 ports (2 na parte frontal, 2 na traseira)
Entrada da Barra de Sensor
Entrada AV Multi Out
Entrada HDMI 1.4
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n
PlayStation 3 2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n
Xbox 360 2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n
wiiu2 (Foto: wiiu2)A versão transparente do Wii U ainda será anunciada pela Nintendo (Foto: Divulgação)

Saída e vídeo

Pela primeira vez em muitos anos, será possível jogar grandes franquias da Nintendo com gráficos em alta definição, explorando todo o potencial do colorido mundo de Mushroom Kingdom nas aventuras do Mario e a fabulosa terra de Hyrule, em um próximo (e muito aguardado) jogo da franquia Zelda.

Wii U Suporta resoluções 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i.
Cabos compatíveis incluem HDMI e todos da geração Wii: D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto
PlayStation3 Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576p e 480p.
Compatibilidade com HDMI, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto
Xbox 360 Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576i e 480p.
Conexões compatíveis incluem HDMI, VGA, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lage
    2012-11-19T12:13:20

    Cont... O que estes consoles traz de novo? Nada, apenas processadores mais potentes, mais memória RAM e a Nitendo não, investe em qualidade, novas tecnologias e duvido se daqui algum tempo a Sony não faz um controle parecida com o do Nitendo Wii U e quando o Wii U for lançado, com toda certeza a Nitendo já estará desenvolvendo um novo console é natural isso. Só acho que 5 anos de mercado, a Sony se acomodou, em não lançar logo o novo PS4 se é que haverá. Mas por enquanto o Wii U é sim superior a estes, atrasado, mas chegou trazendo novidades, coisas que os outros, nunca trazem novidades.

  • Célio Azevedo
    2015-01-24T16:36:49

    O Wii U é bastante superior aos outros dois. Só basta explorar o seu potencial.

  • Lucas Barbosa
    2012-11-19T18:02:36

    o wii u ñ é tão diferente do ps3 é do xbox afinal para um console da nova geração era para desbancar totalmente os 2,eu acho o xbox é o ps3 melhor pois tem melhores jogos exclusivos,a nintendo tem mario,dk,mais nenhum desses jogos são melhores que god of war ou gears of war,o problemas da nintendo é que eles esquecem que video game ñ é mais coisa de criança eles ñ tem um jogo exclusivo com classificação para maiores de idade ou seja os jogos exclusivos deles são para um publico mais infantil.por isso ainda dizem que os consoles da nintendo só tem jogos de criança.

  • Wênio Oliveira
    2012-11-19T15:08:16

    Nintendo sempre traz novidade por isso esta a tantos anos no mercado.

  • Rodrigo Lage
    2012-11-19T12:09:54

    O povo é preconceituoso. De fato o Nitendo Wii U é o mais moderno e mais potentes deles, tem 2 G de RAM, mesmo tendo um processador com menos núcleo e possui uma placa gráfica superior, afinal, usando tecnologia das Radeons as melhores que existem. Wii U chegou atrasado sim, mas nenhuma empresa inova como a Nitendo, só é lerda e o Wii U terá jogos para todo tipo de gosto e isso já foi informado. O povo acha que PS3 e 360 são os melhores, preconceito puro, eles nunca trazem nada de novo.

  • Suami Percilio
    2012-11-19T11:57:52

    O melhor console é aquele que a pessoa se divirta com ele, não importa se PS3, XBox ou WiiU. Tenho um PS3, umVita, um Wii e o 3DS e me divirto, atualmente mais com esse último.

  • Lindomiro Walciscley
    2012-11-19T09:20:35  

    Qual a moral de comparar um console que foi lançado agora em 2012 com outros dois lançados em 2005 e 2006?

    recentes

    populares

    • Lindomiro Walciscley
      2012-11-19T09:20:35  

      Esse comparativo se refere a nova geração, para entendermos o que temos e o que vai melhorar na nova geração. Quando a sony e a microsoft lançarem a nova geração deles, temos ideia do que vai aparecer.

  • Calebe Samuel
    2012-11-19T08:19:59

    O WIIU parece ser interessante mas eu não troco meu PS3 nem por 360 e nem pro WIIU, mas tem jogos interessantes como o Zelda mas mesmo assim eu não troco..

  • Robson Santos
    2012-11-19T14:35:59  

    Quero só ver o PS4 e o Xbox720..(nintendo sempre atrasada...)

    recentes

    populares

    • Robson Santos
      2012-11-19T14:35:59  

      detalhe o wii u é um vídeo game da mesma geração do ps3 e do xbox 360 então a nintendo pode ate ter lançado sua console depois porem superou os outros dois fácil nos principais aspectos logo o que esperar da nintendo pro próximo console pode ser algo muito superior ao ps4 e ao Xbox 720.

  • Adilson Santos
    2012-11-19T09:02:08

    Nada a ver! Jogaria os melhores jogos de PS3 e do Xbox360 de boa, por melhor grafico Ps3, e melhores lançamentos e Pirataria Online e o controle, o grandississimo Xbox360, pois a 2 anos eu jogo Piratas online, na moral, ppxboxpp vem pro fifa 13 vem!

  • Alan Porto
    2012-11-19T08:01:05

    A matéria é muito boa, porém a comparação foi infeliz!! o Wii U deve ser comparado com a próxima geração de console da Microsoft e Sony, ou seja, PS4 e X720.

  • Deivison Moreira
    2012-11-19T01:44:01

    Judá Ferreira...Na verdade já existem TVS em qualidade superior as chamadas Full HD´s. Pesquisa ae e vai encontrar as chamadas TVS do futuro,denominadas Ultra HD.

  • Jose Ferreira
    2012-11-19T01:09:28

    Legal eh saber que fizeram um video game em 2012 com tecnologia e jogos de 2007 do PS3. PS3 eh MELHOR em tudo entre todos, com o PS4 com 40 gb de memoria interna vai arrebentar com todos novamente

  • Vinicius Andrade
    2012-11-18T21:52:27

    Eu não sou um profundo conhecedor de hardware mas, a impressão que a matéria passou é que o Wii U tem potencial p/ superar com folga Ps3/X360 na parte visual. Contudo, como bem escreveu o Marcos Almeida ali embaixo, tem gente que tem pc com core i7 jogando minecraft. Se a Nintendo não começar a disponibilizar jogos digamos, mais populares, de nada irá adiantar ter um sistema mais poderoso que os atuais.

  • Monsenhor Razão
    2012-11-18T23:30:20  

    Tirando memória ram o Xbox apanha feio.... Já o Wii U é deprimente.... Após tanto tempo e com tanta tecnologia apresentar um video game que é levemente superior aos atuais semi aposentados??? 2 gb de ram até celular hj já tem.... O processador tb nada demais.... O processador Cell do PS3 revolucionou na época.... Estou ansioso pra ver oq eles vão fazer no PS4....

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2012-11-18T23:30:20  

      Pelo o que estou vendo, vou novamente apostar na Sony e comprar o PS4. Já vou começar a juntar o dinheiro. Espero que não passe dos 2 mil reais, tendo em vista que nos EUA planejam lançar por 600 dólares.

  • Efsilva
    2012-11-18T23:05:23

    Tenho um play 3 e estou muito satisfeito com minha escolha. O diferencia pra mim foi porque adoro jogar online, e PSN é de graça e também adoro futebol, e o controle do play já estou acostumado. Enfim, quando a LIVE for de graça olho com mas carinho sobre o aparelho ^^

  • Marcelo Dias
    2012-11-18T22:42:32  

    No dia que a Nintendo desenvolver jogos exclusivos de mesmo nível ou superior do PS3. Bom, posso pensar em analisar esse console com outros olhos.

    recentes

    populares

    • Marcelo Dias
      2012-11-18T22:42:32  

      Os jogo Wii U sao muito superiores ao do PS3 ou XBox, e daqui pra frente todos os jogos serao lancados simultaneamente nas tres plataformas.

  • Marcelo Dias
    2012-11-18T22:41:50

    No dia que a Nintendo desenvolver jogos exclusivos de mesmo nível ou superior do PS3. Bom, posso pensar em analisar o esse console com outros olhos.

  • Matheus Monteiro
    2012-11-18T20:50:09

    kkkkk' eu ri quando falaram que o Wii U transparente será lançado. Essa versão foi feita somente para demonstração das partes internas do console, no Nintendo Direct kkkk' ai ai, viu.

  • Olívio Farias
    2012-11-18T19:43:34

    Ainda sim prefiro o XBOX 360.

  • Marcos Almeida
    2012-11-18T19:41:41  

    Tem gente aqui que fala de gráficos, mas muitos tem pcs com core i7 jogando minecreft.graficamente é um lixo mas faz sucesso.

    recentes

    populares

    • Marcos Almeida
      2012-11-18T19:41:41  

      concordo

  • Luciano Abreu
    2012-11-19T09:31:54  

    A Nintendo esta ao menos 6 anos atrasada!!!! Vai fechar as portas quando sair a nova geração de XBOX e PS.

    recentes

    populares

    • Luciano Abreu
      2012-11-19T09:31:54  

      Não vai pois seus consoles são os mais vendidos da atualidade e ela SEMPRE liderou e SEMPRE liderara o mercado de consoles portáteis.

  • Helielton Teles
    2012-11-18T20:26:48  

    PREFIRO PC

    recentes

    populares

    • Helielton Teles
      2012-11-18T20:26:48  

      Pc é Bom mas para jogar com prazer sem frescuras bom mesmo um console.

  • Matheus Silva
    2012-11-18T20:15:54

    O Console mas atual sempre é mais avançado se ele fosse pior que os outros era um tiro no pe

  • Lucy Ck
    2012-11-18T20:11:36  

    Deprimente ficar lendo um monte de porta falando "prefiro mais" tal a tal console. A maioria aqui deveria preferir é assistir uma aula de português ou ler um livro. Não sabem nem embasar opiniões... Como os pobres analfabetos funcionais do Brasil conseguem comprar esses games? E ainda reclamam do PT, hein? Qualquer pedreiro tem 900 pratas no bolso hoje em dia. rss

    recentes

    populares

    • Lucy Ck
      2012-11-18T20:11:36  

      Quer que em uma matéria sobre vídeo games fiquem falando sobre livros? Mas vai se consultar.

    recentes

    populares

    • Lucy Ck
      2012-11-18T20:11:36