13/11/2012 08h00 - Atualizado em 13/11/2012 08h00

Conheça a 'ovocicleta' elétrica que chega a 160 km/h

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

É difícil classificar corretamente o C-1, produto da Lit Motors. Do ponto de vista prático, o veículo elétrico da empresa norte-americana pode ser visto como uma moto que não tomba. Ou um carro compacto de duas rodas. Segundo o fabricante, é o “primeiro smartphone sobre rodas”, embora não esteja previsto que o C-1 seja capaz de fazer ligações. Em qualquer um dos casos, o C-1 é um veículo elétrico que deve chegar ao mercado em 2014 por um valor em torno de US$ 16 mil.

Moto com jeito de carro e carro com jeito de moto, o C-1 deverá ser vendido a partir de 2014 (Foto: Divulgação)Moto com jeito de carro e carro com jeito de moto, o C-1 deverá ser vendido a partir de 2014 (Foto: Divulgação)

Usando uma série de giroscópios, o C-1 consegue se manter equilibrado mesmo que seu condutor seja mais desastrado, ou na hipótese de uma colisão. Os giroscópios servem para monitorar oscilações abruptas no equilíbrio do veículo. Quando há risco de tombo, um sistema de lastros entra em ação para equilibrar o C-1 e impedir a queda.

Um motor elétrico de 20 kW (quilowatts) é o responsável por fazer o pequeno veículo vencer a imobilidade.  Segundo o fabricante, ele é capaz fazer o veículo chegar a velocidades de até 160 km/h. Se no que se refere às velocidades o C-1 parece ter bastante a oferecer, o mesmo não se pode dizer sobre sua autonomia: entre uma carga e outra, ele roda apenas 320 quilômetros.

Uma das propostas do C-1 é oferecer conectividade para facilitar a vida do seu condutor. Ao classificar o produto como um smartphone sobre rodas, a Lit Motors refere-se às capacidades de conectividade que o modelo terá. Através de redes, ele será capaz de informar a seu motorista sobre condições de tráfego no trajeto pretendido e sobre as variações do clima.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Sidney
    2012-11-16T11:12:53

    cadê o farol? O que mais me chamou a atenção foi o fato de não precisar colocar o pé no chão para manter o equilíbrio, e gostaria de ver como é o desempenho nas pistas, principalmente nas curvas.

  • Filipe Capela
    2012-11-14T11:45:01

    Achei bem interessante.