19/11/2012 10h05 - Atualizado em 19/11/2012 10h05

Copolímero pode aumentar em 5 vezes a capacidade de HDs

Igor Gomes
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, criaram um bloco de polímeros que pode aumentar em até cinco vezes a capacidade de armazenamento dos HDs. O material pode reorganizar suas moléculas seguindo um molde predeterminado e se adequar aos campos magnéticos dos discos rígidos.

Atualmente a informação é gravada nos HDs como pontos magnéticos em discos metálicos. Ao diminuir a distância dos pontos, é possível expandir a capacidade dos díscos rígidos. Porém, o espaço entre os pontos chegou ao limite: a diminuição pode gerar interferência nos campos eletromagnéticos, o que causa perda de dados.

Cobertura ajuda polímero a formar padrões ainda menores (Foto: Reprodução)Cobertura ajuda polímero a formar padrões ainda
menores (Foto: Reprodução/Extreme Tech)

O material criado pelos pesquisadores pode evitar que essa interferência ocorra.  Ao seguir o padrão dos campos eletromagnéticos, o copolímero protegeria os pontos gravados. Dessa maneira, a distância entre eles poderia ser menor, gerando mais espaço no disco sem causar perda de dados por interferência eletromagnética.

Essa técnica, chamada de Directed Self-Assembly, já havia sido criada pela Universidade de Wisconsin e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mas ela conseguiu apenas dobrar a capacidade dos discos rígidos. Os pesquisadores da Universidade do Texas melhoraram a técnica pois o copolímero se encaixa em pontos ainda menores. Além disso, o processo possui uma velocidade maior: os padrões são formados em apenas 30 segundos.

Um dos problemas encontrados pelos pesquisadores foi a orientação dos pontos magnéticos. A equipe resolveu a questão criando uma camada que, ao ser posta em cima do copolímero e aquecida, ajuda as moléculas a se encaixarem em padrões muito pequenos, como os encontrados em HDs de alta capacidade. Agora os cientistas estudam, junto com uma subsidiária da Western Digital, a possibilidade de aplicar a descoberta para o mercado consumidor.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ailton Pereira
    2012-11-20T09:17:06

    com nanotecnologia aumenta em 1.000 vezes - kkkk

  • Luciano Santana
    2012-11-19T23:18:08  

    Vejo muita gente preocupada com a capacidade de armazenamento dos HDs, mas pouca pesquisa para viabilizar produtos mais seguros contra perda de dados, seja por acidentes, vírus ou envelhecimento.

    recentes

    populares

    • Luciano Santana
      2012-11-19T23:18:08  

      Verdade, a segurança e a durabilidade dos dados em si ainda fica pra trás e, inclusive, serve de contraponto pra empresas de discos virtuais venderem seus produtos.