09/11/2012 08h10 - Atualizado em 09/11/2012 08h10

Estudante usa sensor do iPhone para criar teclado virtual invisível

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um estudante da Universidade de Londres criou um ousado projeto de teclado virtual invisível para o iPhone. Florian Kraeutli utilizou uma ferramenta baseada no acelerômetro do smartphone da Apple para reconhecer as vibrações dos toques realizados próximos ao aparelho e transformá-las em texto.

Teclado invisível foi feito por universitário britânico (Foto: Reprodução)iPhone reconhece letras digitadas em teclado de papel (Foto: Reprodução)

O software, que foi instalado em um iPhone 4 com jailbreak, permite que ele identifique qualquer coisa "digitada" na mesma superfície do telefone, enviando os dados posteriormente para o gadget.

A tecnologia é um pouco complicada e ainda não oferece uma taxa de acerto de 100% das teclas, porém pode ser trabalhada para melhorar no futuro. Em um vídeo publicado na internet, Florian demonstrou o funcionamento do seu experimento: o garoto desenha um teclado em um pedaço de papel e consegue enviar as letras digitadas para o smartphone. O sistema determina a letra correta em aproximadamente 80% das vezes.

Em entrevista ao site do jornal The Telegraph, Florian Kraeutli explicou que ainda está só começando e que esta primeira etapa dos testes tem como único objetivo provar que é possível trazer este conceito para a realidade. O aperfeiçoamento vem depois.

“Os sinais que eu consigo coletar são fracos ainda. No momento, é mais uma prova de que o conceito funciona. Se o acelerômetro fosse um pouquinho mais sensitivo, certamente daria para aumentar a precisão de maneira bem fácil”, comentou o inventor do teclado virtual.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Confira o vídeo de demonstração do projeto abaixo:


Via 9To5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sensato
    2012-11-12T11:26:39

    Muito legal. Parabens ao desenvolvedor. Mas acho que em breve todos os aparelhos deverão disponibilizar teclados conectados por wifi ou bluetooth

  • Jorge Anjos
    2012-11-10T18:09:52

    uma boa ideia !!! gostei

  • Dani Nakamura
    2012-11-10T03:51:52

    Tenho um magic cube da celluon, projeção laser de teclado em superfície. Sei que a tecnologia já existe e há algumas alternativas para alcançá-la, mas só de ter feito nesse acelerômetro capenga do iPhone tiro o meu chapéu pra ele... Mesmo assim, acho que uma tecnologia parecido com a do celluon é que irá ser aplicada nos smartphones futuros, já dá até pra integrá-lo via USB em smartphone sem problema. watch?v=sybki4B48nc

  • Emerson Rodrigues
    2012-11-09T17:54:49

    No final do dia o cara ta sem a ponta dos dedos kkkkkk

  • Zionn Colby
    2012-11-09T15:28:54

    O conceito é bem simples mas acho que vai complicar bastante com a quantidade de superfícies que poderiam ser utilizadas fora do laboratório. Cada superfície teria que passar pelo "training" e aí inviabilizaria o negócio. Mas não deixa de ser uma ideia brilhante. Acompanhemos os próximos passos.

  • Luís Bedin
    2012-11-09T09:58:56

    Marcelinho - Parece verídico cara.

  • Danilo Ferracini
    2012-11-09T15:59:29  

    Isso ai têm tudo pra dar errado, nunca chegará ao publico, deve ser só um tcczinho. Pra funfar: Vc precisa digitar com a mesma força do cara que fez e na mesma superfície que ele usou, ou seja: erro... Um sistema de calibração (vc podendo escolher a superfície que vc esta e calibrando a sua força de toque) é extremamente complicado... pode até ser possível, mas eu posso tar bravo no dia e bater mais, posso bater mais forte tentando digitar um pouco mais rápido, enfim... Não vai funfar universalmente nunca.

    recentes

    populares

    • Danilo Ferracini
      2012-11-09T15:59:29  

      Pode funcionar em qq lugar se a pessoa calibrar cada vez q mudar de lugar, por exemplo. Mas o problema a meu ver, é a força q tem que aplicar pra emitir vibração, os dedos vão ficar doloridos com certeza.

    recentes

    populares

    • Danilo Ferracini
      2012-11-09T15:59:29  

      Justamente, voce teria que calibrar a intensidade do toque para cada usuario...ou criar um padrao pre definido.