01/11/2012 15h31 - Atualizado em 01/11/2012 15h31

Fotógrafo mescla imagens das chuvas em Nova Friburgo com fotos de hoje

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

O friburguense Luciano Ratamero encontrou uma maneira diferente de retratar a tragédia pela qual sua cidade passou em janeiro de 2011. No projeto intitulado “12 meses após a tragédia: um ensaio fotográfico sobre a Nova Friburgo”, Luciano une imagens das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro com fotografias dos mesmos lugares um ano depois. “O objetivo era produzir uma única imagem, onde passado e presente se encontrassem, mesclados digitalmente, para provocar reflexões sobre o tema”, explica.

Nova Friburgo durante as chuvas e um ano depois (Foto: Luciano Ratamero)Nova Friburgo durante as chuvas e um ano depois (Foto: Luciano Ratamero)

Para produzir as imagens de seu projeto, Luciano recolheu fotografias dos dias de chuva do jornal local “A Voz da Serra” e do acervo da Associação de Moradores do bairro de Córrego Dantas, um dos mais afetados. Depois, ele retornou aos mesmos lugares e fotografou as cenas novamente em janeiro de 2012, exatamente um ano após a tragédia. A união das imagens foi feita digitalmente no Adobe Photoshop. Luciano destacou as cenas dos dias da chuva em preto e branco, para criar um contraste com a paisagem atual colorida.

O objetivo do ensaio foi mostrar que a tragédia daqueles dias passou, mas deixou marcas em Nova Friburgo. “A ideia inicial era descobrir e retratar a verdade sobre a reconstrução da cidade. Como eu tenho alguma experiência com fotografia e gosto muito de mídias digitais, percebi que seria uma ótima hora de explorar o assunto e entender, de uma vez por todas, se a cidade melhorou com o tempo ou não”, conta Luciano.

Além de Nova Friburgo, as chuvas de janeiro de 2011 atingiram as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim. A tragédia contabilizou mais de 900 mortos, 426 apenas em Nova Friburgo. Um ano e nove meses se passaram e a cidade ainda apresenta indícios da destruição provocada pela chuva.

Ponte no distrito de Conselheiro Paulino antes e depois das chuvas de 2011 (Foto: Luciano Ratamero)Ponte no distrito de Conselheiro Paulino antes e depois das chuvas de 2011 (Foto: Luciano Ratamero)
Rio no bairro Córrego Dantas (Foto: Luciano Ratamero)Rio no bairro Córrego Dantas (Foto: Luciano Ratamero)
Rua alagada no bairro Córrego Dantas (Foto: Luciano Ratamero)Rua alagada no bairro Córrego Dantas (Foto: Luciano Ratamero)
Ladeira em Nova Friburgo durante e depois das chuvas (Foto: Luciano Ratamero)Ladeira em Nova Friburgo durante e depois das chuvas (Foto: Luciano Ratamero)

Veja mais imagens do projeto "12 meses após a tragédia: um ensaio fotográfico sobre a Nova Friburgo".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fora Lei
    2012-11-01T20:48:21  

    Precisamos aprender com os Japoneses que já restauraram a cidade que teve uma onda gigante...

    recentes

    populares

    • Fora Lei
      2012-11-01T20:48:21  

      Caleb Yamamoto, para restaurar o Governo, o Governo tem que restaurar a Educação, mas o Governo Corrupto precisa de gente burra sem opinião.

    recentes

    populares

    • Fora Lei
      2012-11-01T20:48:21  

      Hudyney Serafim Logo logo , o povo brasileiro não será chamado de brasileiro , e sim de "Mão de Obra Barata".